CONCEPÇÃO DA CULTURA ESCRITA NAS TURMAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL COM CRIANÇAS DE 05 ANOS
Por: ramaedinho • 5/4/2016 • Artigo • 4.073 Palavras (17 Páginas) • 850 Visualizações
[pic 1][pic 2]UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ – UESC
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
CONCEPÇÃO DA CULTURA ESCRITA NAS TURMAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL COM CRIANÇAS DE 05 ANOS
lana Sousa
RESUMO
A linguagem escrita assim como outras formas de linguagem, é construída socialmente, através da interação dos sujeitos entre si e com o mundo, em um processo contínuo. Durante o período da Educação Infantil, a criança estabelece toda a base do seu desenvolvimento motor, intelectual e social. A aprendizagem surge da descoberta e curiosidade natural do indivíduo pelo mundo que o cerca. Portanto, a criança precisa de condições para experimentar, criar, construir e expressar-se livremente. O presente estudo visa analisar a concepção da cultura escrita nas turmas de educação infantil com crianças de 05 anos. Em consonância ficou estabelecido como objetivo geral: Conhecer e analisar a concepção da cultura escrita com crianças de 05 anos. E de modo mais específico: a) Compreender como ocorre o processo de aquisição da escrita pela criança na fase inicial de alfabetização escolar; b) Reconhecer a importância do fator cultural e social no desenvolvimento da linguagem escrita da criança; c) Analisar e sistematizar os processos de aquisição da escrita conforme as teorias psicogenéticas e sociogenéticas.
Para que este trabalho fosse realizado foi feita uma apreciação em artigos, revistas, monografias e outros, seguindo as diretrizes da pesquisa qualitativa bibliográfica, que permite a construção teórica sobre o tema proposto neste trabalho por ser mais apropriada para compreender a natureza de um fenômeno social complexo e único como o processo de construção da escrita.
PALAVRAS-CHAVES: Linguagem, Leitura e Desenvolvimento.
______________________________
- INTRODUÇÃO
Atualmente, coexistimos com inúmeros casos de crianças que apresentam algum tipo de dificuldade de aprendizagem com a escrita no contexto da sala de aula. Convivemos ao mesmo tempo, com os questionamentos dos professores sobre como melhorar a própria prática com a escrita de forma mais clara e objetiva onde o aluno seja parceiro do educador, para que aconteça o processo de ensino e aprendizagem.
A história da educação brasileira apresenta diferentes pontos de vista sobre a educação infantil e o papel da aquisição da escrita pelas crianças. Sabe-se que nesse processo de aquisição da escrita muitas crianças passam por conflitos ao se defrontarem com uma nova realidade linguística, sendo o percurso da oralidade à escrita nem sempre compreendido pelo professor, que baseia seu ensino em métodos pré-estabelecidos.
Levando em consideração que é preciso clarear ideias e conceitos que possam ajudar a fazer escolhas certas na prática educativa dentro desse processo da linguagem escrita com esse público infantil, faz-se necessário pensar na escrita como objeto cultural criado por inúmeros usuários. Partindo desse pressuposto, deu-se o interesse pelo tema: A concepção da cultura escrita nas turmas de educação infantil com alunos de 05 anos. Sob esse ponto de vista, o presente artigo propõe uma reflexão sobre como um ambiente alfabetizador favorece para aprendizagem da leitura e da escrita com crianças de 5 anos na Educação Infantil, tendo como objetivo geral: conhecer e analisar a concepção da cultura escrita com crianças de 05 anos e, como objetivos específicos: analisar e sistematizar os processos de aquisição da escrita conforme as teorias psicogenéticas e sociogenéticas; compreender como ocorre o processo de aquisição da escrita pela criança.
Tendo a certeza que com a realização desta pesquisa, terei embasamento teórico e uma nova visão sobre o assunto abordado, com o objetivo de colocar em prática e melhorar com a inquietação, que também não deixa de ser minha, mas colaborando com a pratica de outros educadores com a socialização dos conhecimentos apreendidos. Neste sentido, revela-se a importância de relatar que a escrita, no que diz respeito à Educação Infantil, se trata, antes de tudo, de um objetivo de ensino e, para se constituir também um objetivo de aprendizagem, é necessário que este tenha sentido do ponto de vista do aluno, que não seja um processo mecânico e inerte, mas dinâmico e que permita movimento e autonomia aos sujeitos na construção do próprio saber.
2- Procedimentos Metodológicos
Para se pensar na concepção da cultura escrita na educação infantil com crianças de 05 anos nos remetemos a realização de um estudo que ofereça um suporte teórico a tal discussão. Os procedimentos metodológicos necessários à realização deste trabalho partem da abordagem qualitativa, objetivando compreender efetivamente o processo da concepção da cultura escrita na turma de educação infantil com crianças de 5 anos. A escolha por uma abordagem qualitativa se justifica pelo fato deste tipo de estudo ser utilizado para:
[...] descrever a complexidade de determinado problema, analisar a interação de certas variáveis, compreender e classificar processos dinâmicos vividos por grupos sociais, contribuir no processo de mudança de determinado grupo e possibilitar, em maior nível de profundidade, o entendimento das particularidades do comportamento dos indivíduos (RICHARDSON, 1999, p. 80).
É sabido que todo e qualquer estudo científico requer uma prévia pesquisa bibliográfica, a leitura é primordial no processo de elaboração e execução de trabalhos acadêmicos, seja para sua necessária fundamentação teórica, ou para justificar seus limites e os próprios resultados. Segundo Cervo e Bervian (1996, p. 48):
A pesquisa bibliográfica é meio de formação por excelência. Como trabalho científico original, constitui a pesquisa propriamente dita na área das Ciências Humanas. Como resumo de assunto, constitui geralmente o primeiro passo de qualquer pesquisa científica.
Assim, para elaboração deste trabalho utilizou-se de critérios e procedimento bibliográficos do tipo explicativo e constituíram instrumentos para coleta de dados o levantamento bibliográfico;
De acordo com Gil (2007, p.42). “Este instrumento possibilita o levantamento de dados e a análise de verdades vivenciadas e ou escritas por outros autores”. Ainda segundo os mesmos autores (ibidem);
...