CONCEPÇÃO E DESAFIOS DAS PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Por: Luciléia Alcântara Dias • 26/10/2018 • Artigo • 1.216 Palavras (5 Páginas) • 239 Visualizações
[pic 1]
Pós-Graduação Lato Sensu em Alfabetização e Letramento
CONCEPÇÃO E DESAFIOS DAS PRÁTICAS DE
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Leides Souza Pires;
1. Faculdade de Educação São Luís – Ensino a Distância, São Paulo - Brasil
E-mail: leides.souza@yahoo.com
RESUMO
O presente trabalho de conclusão de curso tem por tema central Alfabetização e Letramento. É de suma importância que o educador que trabalha nos anos iniciais do Ensino Fundamental tenha como base os conceitos de Alfabetização e letramento e possam entender suas estruturas e acompanharem corretamente os processos de aprendizagem na medida em que os alunos se alfabetizam. Utilizando no respectivo trabalho o referencial teórico de Magda Soares e Regina Scarpa, é ressaltado e de maneira clara os objetivos e todo o desenvolvimento da Alfabetização e Letramento e sua importância na aprendizagem. Alfabetização e Letramento é a junção, pois dão condições para a criança se tornar capaz no hábito da leitura e da escrita, ou seja, decodificar e codificar e incentivá-la a fazer o uso de maneira adequada da língua escrita e é claro que um espaço lúdico possibilitará ao aluno a descoberta da visão do mundo escrito, cabe ao educador apoiá-lo neste momento oferecendo total suporte levando-o ao exercício de tais práticas que é a maior finalidade da educação.
Palavras–chave: alfabetização; letramento; educação infantil.
INTRODUÇÃO
A alfabetização e letramento, um tema muito rico no qual desperta o interesse em muitos educadores que trabalham nos anos iniciais, pois presenciam o desejo de crianças que querem aprender a ler e a escrever. Muitos ainda têm a concepção que na educação infantil não é uma fase que se alfabetiza, pois as crianças devem aproveitar suas faixas etárias para brincarem, porém conciliar a leitura e a escrita neste período e de grande importância, pois mesmo pequenos já vão se socializando com o mundo escrito.
A identificação de cada passo no que se refere à alfabetização e letramento é competência do educador que trabalha na educação infantil, pois quando identificado todo o processo compreendem com total êxito. Quando esta compreensão é baseada em teorias de estudiosos tudo fica mais claro e objetivo, também é de extrema importância que o educador que tem atribuída classes de anos iniciais tenha um conhecimento referente à alfabetização e letramento, pois assim compreendem com facilidade o que ocorre e qual o melhor diagnóstico.
Alfabetização e letramento se completam, pois enquanto uma dá condições para o aluno ser capaz de ler (decodificar), escrever (codificar) e fazer o uso adequado da língua escrita, e que além de ler e escrever precisa absolver as práticas de leitura.
O letramento está presente no cotidiano mesmo na educação infantil. Os pequenos vivem em uma sociedade com muitos estímulos visuais, propagandas, ou seja, já nesta fase estão inseridos em um mundo letrado, nada mais correto que elas se interessem e aprendam o que quer dizer as letras dos livros, as músicas que escutam e etc.
Utilizei como referencial teórico Magda Soares e Regina Scarpa por serem autoras com grandes colaborações no tema alfabetização e letramento.
MÉTODOS
O referido resumo expandido foi baseado nas teorias e metodologias de Magda Soares, ressaltando o seu pensamento principal onde ela diz que: Reflexionar Alfabetização e letramento é reportar-se a muitos aspectos e conceitos as quais esses fundamentos foram inseridos no Brasil na década de 80. SOARES (2004). Na concepção da autora o surgimento do letramento sucedeu-se a partir da privação, ou seja, falta de práticas de leitura e da escrita com maiores complexidades, algo que estava oculto por não ter ainda um reconhecimento formal. (2004).
Partindo do pressuposto histórico de alfabetização e letramento é visto que saber ler e escrever hoje são visto como algo que apresenta muita escassez, a sociedade em geral não tem mais anseios para tal prática. O ler e escrever vão muito além, pois através delas são desvendados códigos, cifras, e milhares de coisas que estão inseridas em nosso cotidiano e que necessitamos desvendá-las para termos uma interpretação imediata.
Estamos em uma sociedade que vem apresentando a cada dia muitas diversidades linguísticas e que interagimos a todo instante, compreendemos seus significados e significantes, e nos surpreendemos com a nossa capacidade, e a importância de ser um indivíduo letrado.
Os métodos para elaboração do referido resumo expandido foram construídos a partir de leituras de teses de mestres renomadas como Magda Soares e Regina Scarpa.
.
RESULTADOS e DISCUSSÃO
A discussão inicial foi baseada nos conceitos de alfabetização e letramento, e através de leitura das teses das professoras já mencionadas ficam em evidência que vários autores discutem sobre o tema alfabetização, onde apresentam debates e fundamentos referentes à educação no quesito práticas pedagógicas em relação a alfabetização e letramento.
...