CONCEPÇÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS DO ENSINO DA GEOGRAFIA PARA OS ANOS INICIAIS E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Por: ycierenlibanio34 • 20/5/2017 • Seminário • 1.463 Palavras (6 Páginas) • 2.246 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO TOCANTINS – UNITINS[pic 1][pic 2]
PROGRAMA UNIVERSIDDE ABERTA DO BRASIL
Fundamentos e Metodologia da Educação de Jovens e Adultos
Fundamentos e Metodologia do Ensino de Geografia
CONCEPÇÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS DO ENSINO DA GEOGRAFIA PARA OS ANOS INICIAIS E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.
Acadêmicos:
Elisvan Lopes da Silva;
Francicleia Dias Borges;
Josenice de Sousa Freitas;
Ycieren Sebastiana Almeida de Oliveira Libanio
ARAGUATINS-TO
2016
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO TOCANTINS – UNITINS[pic 3][pic 4]
PROGRAMA UNIVERSIDDE ABERTA DO BRASIL
Elisvan Lopes da Silva;
Francicleia Dias Borges;
Josenice de Sousa Freitas;
Ycieren Sebastiana Almeida de Oliveira Libanio.
CONCEPÇÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS DO ENSINO DA GEOGRAFIA PARA OS ANOS INICIAIS E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.
Trabalho apresentado no curso de pedagogia como requisito para nota parcial das disciplinas de Fundamentos e Metodologia da Educação de Jovens e Adultos, Fundamentos e Metodologia do Ensino de Geografia.
ARAGUATINS-TO
2016
1 INTRODUÇÃO.
Aprendemos de maneira tradicional que a geografia é o estudo da terra. Considerada nos dias atuais como ciência que leva o estudante a questionar, dialogar com outras áreas do conhecimento, assumindo diferentes conotações e acompanha o próprio desenvolvimento social. A evolução social ao longo dos anos influi diretamente na perspectiva do ensino e da aprendizagem na visão metodológica de propor essa disciplina enquanto componente curricular nas escolas. Propondo aos professores e alunos espirito investigativo, com o objetivo de ter uma visão crítica sobre o mundo e seus processos que se efetivam nesse espaço geográfico que vivemos. Tendo como foco metodológico a contextualização e a interdisciplinaridade. O presente trabalho tem como objetivo abordar as concepções teóricas e metodológicas desta disciplina as séries iniciais e na educação de jovens e adultos. Fundamentado nos seguintes teóricos Cavalcanti, Callai, Gallo e Pedro Senna.
2 A COMPREENSÃO DOS CONCEITOS BÁSICOS PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA
Geografia--- vem dos termos gregos: Geo=terra + Grafia=marcar, grafar, escrever. Então logo Geografia é descrição da terra, em outras palavras é o estudo da terra e seu sistema. São vários conceitos que define a geografia, de certo que a geografia tem evoluído em seus conceitos ao longo do tempo, e tem de certa forma aumentada sua importância para as pesquisas, projetos e estudos profundos que abrange vários temas do cotidiano do cidadão, uma vez que os problemas são visíveis diante da sociedade, são temas relacionados à saúde, meio ambiente, água, poluição, lixo, clima, biomas, vegetação, paisagem e tantos outros. Dessa forma a disciplina estuda a terra e seu sistema, que vem sofrendo transformações ao longo do tempo pelo ser humano. Para Cavalcanti (2002), a Geografia, enquanto ciência estuda e analisa o espaço produzido pelo homem, e constitui- se de teorias, conceitos e métodos referentes à problemática de seu objeto de investigação. Além de ser uma ciência a geografia também é uma matéria de ensino e sua grade curricular deve fazer parte da escola, através de livros, conteúdos, ou seja, que faça parte da vida do aluno, que estude a terra e suas transformações. Para Callai (1198, p.56), “a Geografia é uma ciência que estuda, analisa e tenta explicar (conhecer) o espaço produzido pelo homem”. As modificações são grandes no espaço, um exemplo claro é expansão demográfica nas grandes cidades, que a cada dia aumenta seu número de habitantes, edificações, invasões, terrenos baldios, e consequentemente os problemas aumentam também, como o lixo, as doenças, a transporte urbano, então a geografia busca compreender tudo isso.
3 COMO TRABALHAR NA SALA DE AULA OS CONCEITOS BÁSICOS DE GEOGRAFIA
Para trabalharmos os conceitos básicos da disciplina de Geografia na sala de aula é necessário termos a definição de: Região- é uma área que tem algo em comum possamos dizer assim, como vegetação, economia e clima. Território – é uma área que obedece às limitações políticas e leis constitucionais, delimitado por espaço, por poder ou pelo poder, o Brasil é um exemplo de território. Paisagem – é aquilo que está sob a visão do ser humano, paisagem natural e modificada, a natural é aquela que não sofre nenhuma ação do homem, já a modificada é o contrário. Espaço – compreende território, paisagem, lugar, região e etc. Lugar – lugar é visto como um espaço onde pode ser viver e conviver com as pessoas, onde contém afetividade e sentimento, por exemplo, o quarto onde uma pessoa dorme e é aconchegante, é considerado um lugar.
4 A IMPORTÂNCIA DA GEOGRAFIA NA APRENDIZAGEM DO ALUNO NO ENSINO FUNDAMENTAL E NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
Geografia é muito importante no ensino fundamental na modalidade Educação de Jovens e Adultos, uma vez que a ela permite trabalhar vários aspectos inerentes ao nosso cotidiano, de forma que traz ao aluno compreensão do espaço geográfico e suas transformações. No Ensino Fundamental: é de grande importância, por isso o ensino de geografia de ser levado em conta, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), um dos objetivos da disciplina nessa fase de ensino, é fazer com que os alunos passem a compreender a cidadania como participação social e política. Os estudos geográficos faz com que os alunos passem a ter noção de cidadania e participação social, ou seja, os direitos e deveres como cidadão, o direito de ir e vir, a liberdade religiosa, os direitos políticos e tantos outros dispositivos previstos na constituição federal, além disso, o indivíduo passa a conhecer através das aulas de geografia as características do Brasil, a cultura, a paisagem e o patrimônio da nação, de forma que o aluno vai se posicionar acerca dos temas citados anteriormente, podendo promover transformações em seu meio de convívio, como a paisagem, a cultura e o meio ambiente, então a disciplina de geografia leva o aluno valorizar tudo isso, as diferenças regionais, cor, sexo e raça. Além do supracitado o contato do aluno com a disciplina de geografia permite o aluno adotar um padrão de higiene e ter cuidados básicos com o corpo, uma vez que as aulas ministradas abordarão assuntos com o de saúde, dentre outros. Na Educação de Jovens e Adultos – EJA: Nessa modalidade o ensino é diferenciado, uma vez que os alunos estão fora da idade série e tem vulnerabilidade, por isso têm que ser utilizadas metodologias eficientes que primeiramente traga aprendizado aos alunos e depois que combata a evasão escolar, e partir das aulas de geografia os educandos terão uma melhor, compreensão do espaço geográfico, leitura do mundo, percepção das transformações sociais, leitura da realidade socioeconômica, e convivência com temas relacionados a poder, política, sociedade, desigualdade, estado e capital. Como já fora citado a situação dos alunos do EJA é mais delicada, e necessita de um método diferenciado, para que os mesmos conclua seus segmentos de estudos, que gere autonomia e descobrimento da realidade, inclusive através de projetos. Para Galllo (1996) a transformação social só é possível através da consciência e informação, sendo fundamental a figura da educação.
...