CONTOS DE FADA: INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL .
Por: romida • 23/10/2017 • Trabalho acadêmico • 6.480 Palavras (26 Páginas) • 636 Visualizações
......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................[pic 1][pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6][pic 7]
[pic 8][pic 9][pic 10]
[pic 11]
aprender brincando
doce infância
Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de Pedagogia.
Orientador: Prof. Okçana Battini
Souza, Aline. Contos de fada: instrumento de aprendizagem na Educação Infantil. 2016. 24 folhas. Projeto de Ensino (Pedagogia) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Ubá, 2016.
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo verificar se os contos infantis estimulam nas crianças o gosto pela leitura; identificar se o trabalho com os contos pode favorecer o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa; proporcionar às crianças a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e experiências através de atividades lúdicas. O trabalho terá como linha de pesquisa a docência na Educação Infantil. Este tema foi escolhido devido à importância do trabalho com a leitura no processo de desenvolvimento das crianças. A problematização relacionada a este trabalho seria a preocupação no que diz respeito à aquisição da cultura pela criança através dos contos infantis. Optou-se por uma metodologia qualitativa, pois permitirá relacionar a teoria pesquisada com os dados colhidos no desenvolvimento do projeto, realizando assim, uma análise mais específica e compreensiva de uma dada realidade. O projeto será desenvolvido na turma de 2° período da Educação Infantil. Os conteúdos que serão trabalhados através dos contos são: Linguagem oral e escrita; jogos, brincadeiras, ludicidade, música e arte. O desenvolvimento do projeto terá como foco estimular a leitura e a escrita através dos contos infantis. Serão desenvolvidas nas aulas, a partir das histórias contadas, atividades envolvendo jogos, brincadeiras, confecção de desenhos relacionados ao tema, dramatizações, entre outras atividades. Avaliação será desenvolvida através da observação constante das crianças, verificando o seu desenvolvimento nas atividades realizadas. Os autores que serviram como referenciais básicos foram: Bruno Bettelheim, Regina Zilberman, Nelly Novaes Coelho, Fanny Abramovich, entre outros.
Palavras-chave: Contos Infantis. Desenvolvimento. Leitura. Aprendizagem.
SUMÁRIO
1 Introdução.......................................................................................................5
2 Revisão Bibliográfica ......................................................................................7
3 Processo de Desenvolvimento do Projeto de Ensino....................................18
3.1 Tema e linha de pesquisa...........................................................................18
3.2 Justificativa..................................................................................................18
3.3 Problematização.........................................................................................18
3.4 Objetivos.....................................................................................................19
3.5 Conteúdos...................................................................................................19
3.6 Processo de desenvolvimento.....................................................................20
3.7 Tempo para a realização do projeto............................................................21
3.8 Recursos humanos e materiais...................................................................21
3.9 Avaliação.....................................................................................................22
4 Considerações Finais.....................................................................................23
5 Referências....................................................................................................24
INTRODUÇÃO
Os contos de Fadas são instrumentos de suma importância para que as crianças possam se desenvolver de maneira integral na aprendizagem. Através de um conto a criança passa a reconhecer o mundo em que está inserida, aprende novos conteúdos, vivencia novas experiências, adquire valores morais e éticos, além de se desenvolver no processo de construção da leitura e escrita. A contação de histórias também pode favorecer o desenvolvimento da personalidade das crianças, pois são trabalhados temas enfocando aspectos afetivos, psicológicos e cognitivos. Os contos devem estar presentes na vida das crianças desde a Educação Infantil, pois irá auxiliá-las na resolução de conflitos internos existentes, além de incentivar o gosto pela leitura.
...