TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NA ESCOLA, ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO

Por:   •  6/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.137 Palavras (13 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 13

BEATRIZ DO NASCIMENTO DE PELLEGRIN

JULIANA OLIVEIRA DE QUEVEDO

CRISTIANE SOUZA

CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NA ESCOLA, ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO

Prof. Simone de Paula

Novo Hamburgo - 2015


SUMÁRIO

CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NA ESCOLA, ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO...............................................................................................................................3

1 TEMA        3

2 JUSTIFICATIVA        3

3 PROBLEMA        3

4 QUESTÕES DE PESQUISA        3

5 OBJETIVOS        3

5.1 GERAL        3

5.2 ESPECÍFICOS        4

6 METODOLOGIA        4

7 EMBASAMENTO TÉORICO        5

8 CRONOGRAMA        10

9 ORÇAMENTO        10

REFERÊNCIAS        11


CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA, ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO

1 TEMA

A adaptabilidade de crianças portadoras de deficiências físicas no ambiente escolar, sua inclusão e acessibilidade nestes ambientes.

2 JUSTIFICATIVA

Este é um estudo que traz esclarecimento da realidade atual do ambiente escolar para crianças portadoras de deficiência física e as perspectivas de melhoria após conhecer estas dificuldades. Os avanços que são necessários para que de uma melhor maneira possível as crianças com deficiência física no seu ambiente escolar possam ter avanços no básico do dia a dia, visando contribuições satisfatórias e bem estar no meio social onde se vive.

Assim se espera uma contribuição através dos esclarecimentos prestados tanto em relação às famílias, quanto aos docentes no seu modo de trabalhar, bem como também, entender como as escolas tem se disposto a tais mudanças para que toda criança tenha o seu direito de frequentar a escola garantido.

É importante ressaltar que a inclusão escolar de alunos com deficiências nas escolas regulares é um direito garantido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.9.934/96) e esta lei afirma esta oferta da educação especial enquanto dever constitucional do Estado, e deve ter início na Educação infantil (BRASIL, 1996).

3 PROBLEMA

O estudo buscará prever se no contexto atual em que vivemos as escolas estão realmente preparadas para receber e garantir escolarização de qualidade e pleno desenvolvimento para as crianças com deficiências físicas.

Buscaremos através deste estudo entender o que as escolas precisam para atender as necessidades destas crianças portadoras de deficiência física na fase primaria entre 0 e 5 anos, assim buscaremos também conhecer as adaptações que ainda precisam ser feitas para que a educação seja favorável ao desenvolvimento pleno e escolar das mesmas.  

O estudo buscará entender como estas escolas tem se preparado para garantir esses  direitos.

4 QUESTÕES DE PESQUISA

Quais procedimentos os docentes tem tomado para melhoria no ambiente escolar onde acontecerá inclusão e acessibilidade as crianças com deficiência física?

As famílias estão realmente preparadas para garantir esta continuidade de desenvolvimento?

Quais são os benefícios decorrentes deste processo para a criança portadora de deficiência física neste ambiente?

5 OBJETIVOS

5.1 GERAL

O objetivo geral da pesquisa sobre crianças com deficiência física nas escolas, será estudar sua inclusão e acessibilidade, entender como acontece este processo e como as escolas, o corpo docente, a equipe diretiva e familiares tem se preparado para melhorar este direito tão necessário na vida dos portadores de deficiências físicas.

5.2 ESPECÍFICOS

Identificar as ações e atitudes da forma como é trabalhada a inclusão de crianças com deficiência motora nas escolas.

Identificar os benefícios para a criança a partir deste processo de inclusão.

Identificar as contribuições para o avanço necessário do educando no convívio escolar.

6 METODOLOGIA

O presente estudo, quanto aos objetivos, será feito através de uma pesquisa exploratória, visando destacar o cotidiano de crianças com deficiência motora. A mesma de acordo com Prodanov e Freitas (2013) “tem como finalidade proporcionar mais informações sobre o assunto que vamos investigar” e que atualmente tem grande repercussão social. Já em relação aos procedimentos técnicos caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica e de campo. A pesquisa bibliográfica é aquela obtida através de materiais já publicados, como: livros, revistas, jornais, publicações em periódicos, artigos científicos e internet. E a pesquisa de campo refere-se a coleta de informações e/ou conhecimentos a cerca de um problema, neste caso o problema citado sendo a deficiência motora, a pesquisa de campo buscará coletar dados de como se faz a inclusão destas crianças no ambiente escolar e quais os principais desafios encontrados. A abordagem da pesquisa realizada é de caráter qualitativo, no qual o pesquisador tem contato direto com o ambiente e o objeto de estudo em questão.

A pesquisa será realizada em duas escolas da rede publica regular, com cerca de quatro crianças com deficiência motora e seus educadores, visando priorizar as questões de locomoção com cadeira de rodas.

As técnicas e os instrumentos de pesquisa serão realizados através de observação não participante, no qual haverá o contato com as escolas observadas, porém não haverá integração com a mesma, apenas fazendo o papel de espectador.

Por fim, vale ressaltar que serão garantidos aos participantes da pesquisa total discrição ao que diz respeito a sua identidade e características, respeitando suas individualidades dentro deste processo de inclusão, ressaltando que sua contribuição para a pesquisa é muito importante e que a mesma terá o propósito de melhorar a qualidade do ensino nas suas instituições principalmente buscando o melhor desempenho do aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)   pdf (166.2 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com