CRIATIVIDADE E PROCESSOS DE CRIAÇÃO
Por: Jéssica Reis • 27/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.659 Palavras (7 Páginas) • 247 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 CRIATIVIDADE 4
2.1 CRIATIVIDADE E PROCESSOS DE CRIAÇÃO/ complemento 1 e complemento 2 4
2.2 PROFESSOR MOTIVADO, ALUNOS ENTUSIASMADOS 6
2.3 COMO A MENTE OPERA 7
3 CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
O homem cria para melhorar algo, por alguma necessidade, para seu próprio interesse e curiosidade. Ao transformar algo o homem também muda, tendo uma outra visão sobre tal assunto. Para criar é necessário que homem pense, seja curioso e persistente. A cultura serve de referência a tudo que o homem faz, ao agir ele age apoiado na cultura em que vive.
Estamos em um momento em que as tecnologias facilitam e permitem o acesso ao conhecimento, mas ao mesmo tempo “paralisam” a ação, por isso, somente por agirmos criativamente é que podemos tomar consciência disso e inovar, assim, é necessário que os professores liberem, desenvolvam e expandam suas habilidades criativas, percebendo criticamente o mundo que nos cerca, alavancando novas práticas e estratégias capazes de despertar a criatividade do aluno. O homem cria para seu próprio interesse, curiosidades, para se tornar importante.
2 CRIATIVIDADE
Criatividade é a tradução dos talentos humanos para uma realidade exterior que seja nova e útil, dentro de um contexto individual, social e cultural e está relacionada com simplicidade; todos nós potencialmente, somos criativos, nascemos criativos, mas precisamos estimular aperfeiçoar tal habilidade, é um “estado de espirito” que precisa encontrar um ambiente propício para aflorar.
Infelizmente deixamos de ser o que éramos quando crianças: bons “filósofos”. E ser um bom filosofo é se permitir. O homem está em completa mudança o tempo todo.
Precisamos, portanto, aprender a trabalhar tais habilidades e desenvolver nosso “viver criativo”. Para isso, concluiremos a indicação de qualidades indispensáveis para sermos criativos e levarmos uma vida criativa:
• Curiosidade: inquisição
• Abertura: Flexibilidade e respeito pelo novo
• Tolerância ao Risco: a coragem de abandonar o “conforto” do desconhecido
• Animo: o combustível para criatividade
2.1 CRIATIVIDADE E PROCESSOS DE CRIAÇÃO/ COMPLEMENTO 1 E COMPLEMENTO 2
O texto complementar 1, escrito na década de 70, acontecia a “pedagogia tecnicista” o aluno e o professor ocupam uma posição secundaria, porque o elemento principal é o técnico de organização da aula e do curso: orientados por uma concepção mecanicista, os professores entendiam seus planejamentos e planos de aulas centrados nos objetivos que eram operacionalizados de forma minuciosa, faz parte desse contexto o uso abundante de recursos tecnológicos e audiovisuais, sugerindo uma “modernização” do ensino. Nas aulas de arte, os professores enfatizam um “saber construir”: reduzindo aos seus aspectos técnicos ao uso de materiais diversificados (sucatas, por exemplo) e um “saber exprimir se” espontâneo, na maioria dos casos com pouco contato com o conhecimento de linguagens artísticas. As aulas eram dadas de forma de decorar, e as aulas eram menos participativas por partes dos alunos.
O texto complementar 2 aborda o ser humano criativo, relata que a criatividade não é propriedade exclusiva de alguns raríssimos eleitos, mas como potencial próprio da condição humana, a criatividade não é tratada como objeto isolado. Fugindo a qualquer esquematização e simplificação a autora a trata como elemento dentro do mais vasto contexto sem deixar em nenhum momento do desenvolvimento de sua análise de situa lá em relação a problemática social, econômica, política e cultural, que dificulta o livre fluir da criatividade humana. É desse modo que o livro acaba se transformando numa denúncia lucida de tudo o que no mundo de hoje contribui para construir o homem a partir do que ele traz gravado em si de mais irreversível e essencial a sua liberdade, mas para ao contrário, aliena o.
Criatividade é uma palavra amplamente utilizada e com muitos significados. O criativo do homem daria ao nível da sensível.
Lembranças nos fazem tornar seres criativos, através de alguns erros ou acertos, que hoje posso escolher o que pode ou não dar certo onde devo acrescentar ou tirar. Nossa memoria cria vontade de reviver certas situações, nos leva para um mundo imaginário. Quando criamos algo, nos sentimos realizados, os conflitos nos faz criar, para provar para nós o quanto somos capazes. É características essencial do ser humano, a mudança, está por sua vez necessita da capacidade criativa com um vetor implicador de motivação para que ocorra mudança. Apesar disso, é inquestionável sua importância no mundo atual, sobretudo no âmbito educacional, no qual a criatividade deve ser desenvolvida. A contemporaneidade requer, onde devo acrescentar ou tirar, assim por diante. Professores criativos que formem alunos criativos. A criatividade, por si só, não é um método de ensino, e sim um práxis escolar, ela não existe sozinha e nem pode ser protagonista de algo, mas são os seres que a protagonizam e juntamente com outras ações, como cooperação interação, autonomia, é valência fundamental nos novos métodos de ensino/aprendizagem, que devem ser complexos e irem muito além do criador. A criatividade está na educação para desenvolver uma competência esquecida nos dias de hoje, o diferencial.
Podemos apresentar a criatividade para os alunos da educação infantil, através de jogos que desenvolvam a imaginação, a tomada de decisões, a autonomia, a expressão artística e motora, como
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