Carícias e o Acariciar na Sala de Aula
Artigo: Carícias e o Acariciar na Sala de Aula. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: mateusjessica • 22/9/2014 • Artigo • 570 Palavras (3 Páginas) • 207 Visualizações
Carícias e o Acariciar na Sala de Aula
Daiane Pereira Gonçalves
Resumo: Buscou-se nesse artigo discutir a importância do professor em sala de aula na vida de uma criança. O presente trabalho tem o objetivo de enfatizar a construção do ser humano e a Oqueidade que pode ser alcançada através de um ambiente de aprendizado saudável. Parte-se do suposto de que a socialização de uma criança passa pelo contexto escolar. Nessas linhas pode-se encontrar a importância da promoção de saúde nas atitudes do professor frente ao aluno, juntamente com um dos conceitos mais palpáveis da Análise Transacional – as Carícias.
Palavras-chave: Desenvolvimento Infantil; Análise Transacional; Carícia; Sala de aula.
INTRODUÇÃO
“Quando você professor, olhar para cada um de seus alunos, com base em toda sua experiência, procure ver a grandeza que existe neles. E os elogie por isso. Os resultados serão surpreendentes.” (Roberto Shinyashiki).
O professor em sala de aula tem o papel de importante valia na formação do aluno em sua totalidade; não basta que o professor tenha apropriação do conteúdo de sua disciplina, pois cada aluno traz sua bagagem individual. Assim, neste artigo busquei na teoria da Análise Transacional (AT) conceitos que visem à reflexão sobre a perspectiva da afetividade na formação do ser humano (OK+).
Irei apresentar, no decorrer deste artigo, importantes conceitos do desenvolvimento infantil, juntamente com a contribuição da AT, com seu conceito Carícias, frente a essa realidade.
Dentro dessa perspectiva, busquei delimitar como problema de estudo: Como o acariciar na situação de sala de aula pode auxiliar no desenvolvimento da Oqueidade+ do aluno?
Esta pesquisa foi desenvolvida no âmbito bibliográfico e construída a partir da busca de conhecimento sobre o tema em questão, com o objetivo de refletir o papel do educador na totalidade do desenvolvimento de seus alunos, bem como de conhecer e ampliar o olhar acerca do contexto da sala de aula e da teoria da Análise Transacional.
O presente trabalho iniciou com uma breve descrição de Carícias, mostrando sua grande contribuição na promoção da saúde.
O segundo momento foi construído a partir da apresentação da perspectiva de dois autores sobre desenvolvimento infantil, já que se mostra necessário para o entendimento da criança como aluno.
A partir desta discussão buscou-se contribuir com uma maior aproximação da teoria Análise Transacional e Escola, para que as práticas de Carícias possam ser adubadas neste ambiente, produzindo, assim, efeitos preventivos, interventivos e curativos no indivíduo em sua totalidade.
Carícias
Carícias são estímulos que mostram que eu reconheço o outro. Todos nós precisamos de Carícias, sem elas não sobreviveríamos.
De acordo com Kertész (1987), o recebimento das primeiras Carícias se dá ainda quando bebês, no útero de sua mãe, o corpo da mãe alimenta o bebê que o acaricia através do tom da fala. A criança, quando nasce, se não receber carícias do meio social, ou seja, se não
...