Centro Universitário Anhanguera de São Paulo
Por: paula • 3/11/2016 • Relatório de pesquisa • 1.530 Palavras (7 Páginas) • 350 Visualizações
[pic 1]
Centro Universitário Anhanguera de São Paulo
RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO
INSTITUIÇÃO CCA THOMAZ GOUVEIA NETTO
ALUNO: Paula Canto Fernandes
Curso: Pedagogia
Matricula: 7476687746
SÃO PAULO
2016
Paula Canto Fernandes
RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO
EMPRESA CCA THOMAZ GOUVEIA NETTO
Relatório de Estágio Curricular apresentado à Faculdade Centro Universitário Anhanguera- Campus Marte como requisito parcial do curso de Pedagogia.
Coordenador de Curso: Cristina Máximo
São Paulo
2016
[pic 2]
Centro Universitário Anhanguera de São Paulo
Relatório de Estágio Curricular Obrigatório em CCA THOMAZ GOUVEIA NETTO
Dados do Estagiário
Nome: Paula Canto Fernandes
Registro Acadêmico: 7476687746
Curso e Período: Pedagogia-Manhã
Dados do Local de Estágio
Empresa: CCA THOMAZ GOUVEIA NETTO
Supervisor: Maria das Graças Campos Oliveira
N° de registro: Não Fornecido
Período de Estágio
Início: 12/09/2016 Término: 20/09/2016
Jornadas de trabalho: 18 horas semanais.
Total de horas: _25_ horas em sete dias
São Paulo
2016
SUMÁRIO
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 AMBIENTE DE ESTÁGIO CCA THOMAZ GOUVEIA NETTO
3 Atividades desenvolvidas
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
INTRODUÇÃO
O Estágio Supervisionado é o primeiro contato que o aluno-professor tem com seu futuro campo de atuação, por se tratar de ambientes não escolares, nos abre um leque de que essa profissão não se limita apenas em atuar em um campo formal, como a escola que segue toda uma legislação e um padrão com normas a cumprir.
O Estágio foi realizado na CCA THOMAZ GOUVEIA NETTO, as atividades desenvolvidas foram de observação em que no primeiro momento foi apresentado toda a Instituição para o conhecimento dos espaços e atividades ali desenvolvidas, no segundo dia foi feito uma entrevista com o gestor da Instituição e nos demais dias foi observado aulas culturais como aula de leitura, esportes, informática, uma olimpíada na quadra da instituição e aula de arte.
A atividade de estágio foi executada em sete dias. O período de investigação na instituição se deu entre os dias 12/09/2016 e 20/09/2016.
Visou-se neste estágio diagnosticar de que forma se dá a atuação dos professores, em que contribuiu para uma análise crítica e construtiva de experiências em ambientes não escolares.
Esta prática tem como objetivo, desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes relativas a profissão docente, desenvolve condições e convicções favoráveis a continuidade da formação.
É essencial para a formação de profissionais o estágio, pois, por meio de observações é possível criar novas perspectivas de ensino, métodos de aprendizagem, podendo assim desenvolver uma nova concepção de ensino.
AMBIENTE DE ESTÁGIO CCA THOMAZ GOUVEIA NETTO
O estágio foi realizado na CCA THOMAZ GOUVEIA NETTO O Centro de Convivência Infância e Juventude Thomaz Gouveia Netto, foi fundado em 21 de abril de 2002 por um grupo de amigos sensibilizados com as grandes dificuldades enfrentadas por famílias carentes de nossa comunidade quanto à educação, saúde e bem-estar de seus filhos. Muitas mães passavam grandes dificuldades econômicas e sociais. Não bastasse o problema do desemprego, muitas delas nem podiam candidatar-se a ocupar as difíceis e raras oportunidades de emprego simplesmente porque não tinham com quem deixar as crianças ou, pior ainda, por absoluta necessidade, iam trabalhar e deixavam as crianças pequenas aos cuidados das mais velhas. Sofriam com a sempre presente possibilidade de verem seus filhos serem aliciados para o mundo das drogas. As crianças careciam de alimentação balanceada, reforço escolar, atividades recreativas e educativas voltadas para o seu desenvolvimento psicossocial. Foi para atender a esses desafios que aquele grupo de amigos criou o CCIJ, que ganhou o nome de um grande benemérito da comunidade, o Sr. Thomaz Gouveia Netto, fundador do então Supermercado Andorinha, hoje Hipermercado e nosso parceiro nesse desafio.
Inicialmente, passaram a funcionar em uma pequena casa na Av. Ultramarino, atendendo 14 crianças para que suas mães pudessem trabalhar. Com o passar do tempo perceberam que podíam fazer mais. Se tivéssem a colaboração de mais doadores poderíam alimentar as crianças, que não raras vezes chegavam subnutridas e desmotivadas. Poderíam, também, oferecer reforço pedagógico, atividades lúdicas, prática de esportes, etc. A generosidade de doadores e voluntários tornou possível o cumprimento dessa primeira meta. Em 2005, passaram a ocupar em regime de comodato, um prédio maior e mais adequado às atividades, localizado na Rua Said Saad, 33, Vila Amália nessa Capital de São Paulo. Isto possibilitou um salto de qualidade no atendimento às crianças. Hoje, atendem 103 crianças/adolescentes (6 anos a 14 anos) diariamente, com atividades educacionais e culturais, (reforço escolar, biblioteca, brinquedoteca, artes e xadrez); carga horária de 20 horas semanais, e 3 refeições diárias. Sentiram a necessidade de estender, na medida do possível, com abordagem também às famílias porque o bem-estar da criança passa pelo bem-estar da família. Assim sendo, promovedo palestras variadas, encaminhamento jurídico, psicológico, apoio do Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente e até passeios com a finalidade de informar, formar e proporcionar diversão também aos pais e às mães de nossas crianças.
As próximas metas são: contando com a ajuda de novos doadores, oferecer aulas de natação para as crianças portadoras de doenças respiratórias ou que tenham indicação médica para essa atividade, em academias ou clubes da comunidade; implantar aulas de judô para nossas crianças; implantar aulas e atividades preparatórias para o primeiro emprego e aumentar para 200 o número de crianças atendidas. Aumentar a participação na comunidade através de eventos, cursos profissionalizantes, palestras e oficinas diversas. Para isso, esperam poder continuar contando com a generosidade de voluntários e doadores e também contam com a sensibilidade social de mais empresários e pessoas que se disponham a juntar-se a nós neste desafio.
...