Citação Indireta - Tempo e espaço na Educação Infantil
Por: Fernanda Piazzarollo • 17/3/2016 • Trabalho acadêmico • 370 Palavras (2 Páginas) • 1.482 Visualizações
O que existe debaixo da cama
Segundo Almeida e Juliasz (2014) as principais ideias e imagens que as crianças concebem em relação ao tempo e o espaço estão diretamente ligadas aos referenciais internos e externos, bem como: linguagem corporal a partir da fala dos adultos, gestos e comportamentos que levam a criança imitá-los, manipulação de objetos como ponto inicial de localização e situações climáticas que demonstram dia, noite, sol, chuva que representa horários, onde as crianças por assimilação, sabem diferenciar os eixos (em cima/embaixo, laterais, superior e inferior).
A criança absorve em seu cotidiano todas as informações necessárias para seu aprendizado e as colocam em prática mediante a experimentos.
Nestes experimentos, ela os internaliza, o que facilita sua organização espacial e temporal em seu grupo social.
Presupõe que a nomeação dos objetos, mídia, sistema solar e tudo que está ao seu redor, são elementos facilitadores para mediar o conhecimento e desenvolvimento em sua constante transformação.
Os referenciais podem ser objetivos ou subjetivos, os primeiros independem da posição do sujeito, sendo absoluto como é o caso do eixo acima/abaixo, pois todos os objetos possuem uma parte superior e outra inferior. Esse par de referenciais é estabelecido, a nosso ver, em função da Terra, que embora seja um esfeóide, é percebida como uma superfície , em relação à qual se estabelece o eixo (acima/abaixo). Em função desse eixo, os objetos e seres que existem no planeta apresentam um lado superior e outro inferior. A sua superfície terrestre tem como limite o plano horizonte, este, no plano bidimensional do espaço gráfico, sugere um traçado de linha base (ALMEIDA ; JULIASZ, 2014, p.71).
REFERÊNCIAS
ALMEIDA, R.D. Espaço e Tempo na educação infantil. São Paulo: Contexto, 2014.
...