Competências do Tutor em EAD
Por: RosanaMenezes • 15/1/2017 • Dissertação • 464 Palavras (2 Páginas) • 240 Visualizações
Competências do tutor
A modalidade de ensino a distância requer adaptações tanto por parte do aluno quanto do professor porque ela estabelece um rompimento do espaço-temporal e da tradicional relação presencial. O aluno assume um papel mais autônomo e independente e o tutor é o elemento de transição fazendo a ligação na relação professor / aluno. Como orientador, sua principal competência é acompanhar a vida acadêmica do aluno, apontando caminhos e encontrando em parceria, soluções para problemas. Para agir como agente facilitador do conhecimento, ele deve estar inteiramente integrado aos conteúdos e metodologias, matérias e atividades e estar consciente da realidade, limitações e principalmente do potencial dos alunos. Com o objetivo de despertar no aluno a motivação e interesse desejáveis, o tutor deve apresentar competências para o sucesso do curso, algumas das quais veremos a seguir.
A competência administrativa e organizacional está relacionada à organização da classe virtual, definição dos calendários e objetivos do curso. Organiza o agendamento do curso e acompanha o aprendizado dos alunos, coordenando o tempo para o acesso ao material e a realização de atividades. Ele também atua mediante o agendamento de atividades do curso, acompanhando o tempo de resposta e avaliação constante de sua prática e da participação dos alunos.
Na competência social que significa facilitação educacional; ele faz o contato inicial com a turma. Desperta a reação daqueles que não se expõem com facilidade em um ambiente virtual mantendo trabalho colaborativo em equipe e criando assim um ambiente favorável para a aprendizagem. O tutor se torna responsável por gerar um sentimento de turma em uma classe virtual. Ao facilitar e dar espaço aos aspectos pessoais e sociais do grupo sua competência é incentivar e reconhecer as contribuições dos alunos e com isso propiciar o desenvolvimento da autonomia e autoestima da turma.
A competência pedagógico e intelectual está relacionada ao trabalho de elaborar atividades, incentivar a pesquisa, fazer perguntas, avaliar respostas, relacionar comentários discrepantes, coordenar as discussões, sintetizar os seus pontos principais e estimular o pensamento crítico da turma. Ele também deve preparar um diagnóstico do perfil da turma, avaliação do material didático-pedagógico com o objetivo de apresentar melhorias contínuas dos padrões de ensino e aprendizagem.
A competência tecnológica permite que o tutor preste auxílio aos alunos na interpretação do material visual e multimídia. Nem sempre o aluno possui pleno domínio das tecnologias e cabe ao tutor no desenvolvimento dessa competência oferecendo o suporte necessário para sua autonomia tecnológica.
Com a habilidade em desempenhar essas competências, utilizando ferramentas tecnológicas de fácil acesso e conteúdos estruturados de forma didática correta, o efetivo desmpenho do tutor vai gerar interesse e motivação nos alunos garantindo o sucesso do curso.
...