Resumo do Artigo; Competências: Desafios Para Alunos, Tutores e Professores da EaD
Por: maran39 • 22/5/2023 • Abstract • 406 Palavras (2 Páginas) • 105 Visualizações
A educação a distância cada vez mais vem crescendo no Brasil e utiliza meios e tecnologias de informação e comunicação.
Modelos de curso EaD baseado na pedagogia tradicional enfatizam as relações de interação entre os alunos, professores e tutores, o que revela um certo distanciamento dos alunos a uma aprendizagem significativa, muitos cursos disponibilizam materiais dentro do ambiente virtual, (vídeos, apostilas) e espera-se que após o aluno consumir esses materiais adquira conhecimento.
Porém vemos que todo o processo de aprendizagem vem pela interação, e essa interação vem pela atitude do professor que se coloca como um motivador, facilitador da aprendizagem, ele se apresenta com a disposição de ser uma ponte entre o aluno e sua aprendizagem, os professores podem contar com os tutores que são responsáveis pelo acompanhamento e comunicação com os alunos.
Cada um desses profissionais que compõe a educação a distância deve dispor de habilidades e competências, as habilidades vêm como algo natural do indivíduo que possui facilidade com aquilo que se dispôs a desenvolver. Enquanto a competência são atributos que são desenvolvidos e aperfeiçoados através das experiências naquilo que se está fazendo.
Todos os envolvidos, professores, tutores e alunos precisam estar em harmonia no processo de aprendizagem EaD, assim como citado acima os professores e tutores devem facilitar para que o aluno tenha essa experiência mais positiva no processo de sua aprendizagem.
Contudo, o aluno tem sua participação que é de extrema importância, quanto a de cada um dos atores envolvidos. Os alunos têm autonomia nesse processo, mas precisam ter uma postura proativa e responsabilidade para construir o próprio conhecimento, e também colaborativa com os
colegas. O ideal é manter a disciplina com um cronograma de estudos, contando com as metodologias ativas.
Acredito que cada uma das competências e habilidades de cada envolvido no processo seja de extrema importância, dessa forma não retiraria nenhuma. Compreendo que é de fundamental importância o processo ativo do aluno na construção, e na interiorização do conhecimento, que o professor não é mais o único detentor do conhecimento, mais ainda é uma peça fundamental. Entretanto, é preciso de cada um deles com suas habilidades e competências exigidas para que esse processo ocorra da melhor forma possível, e que este aluno seja um profissional na área pretendido com eficiência e sucesso.
KONRATH, Mary Lucia Pedroso; TAROUCO, Liane M; BEHAR, Patricia. Competências:desafios para alunos, tutores e professores da EaD. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 7,
p. 1-10, julho, 2009. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13912/7819. Acesso em:13 set. 2022
...