Competência e conhecimento tecnológicos
Por: Maicon Cesar • 10/9/2015 • Trabalho acadêmico • 748 Palavras (3 Páginas) • 266 Visualizações
Competência e conhecimento tecnológicos
Subtítulo da Página
A competência tecnológica é resultado de um processo cognitivo de análise e solução de problemas, baseado no conhecimento do fato tecnológico como um emaranhado de dados sociais, econômicos, políticos, comunicacionais, científicos e culturais.
"A natureza do pensamento científico tem por finalidade saber o “por quê?” – compreender e explicar, por meio da análise/síntese, o mundo. A natureza do pensamento técnico tem por finalidade o saber fazer; o produto é o resultado imediato da ação. A natureza do pensamento tecnológico tem por finalidade saber como modificar o mundo para as necessidades básicas de sua transformação."
Ciência, técnica e tecnologia são processos extremamente entrelaçados e relacionados. Na educação escolar brasileira costumam, historicamente, ser abordados de forma fragmentada, ora valorizando-se a ciência, ora a técnica; talvez agora o eixo da tecnologia possa intermediá-los.
A natureza do pensamento científico tem por finalidade saber o “por quê?” – compreender e explicar, por meio da análise/síntese, o mundo. A natureza do pensamento técnico tem por finalidade o saber fazer; o produto é o resultado imediato da ação. A natureza do pensamento tecnológico tem por finalidade saber como modificar o mundo para as necessidades básicas de sua transformação.
O conhecimento tecnológico envolve o projetar e o fazer, a análise e o produto, o uso e o questionamento sobre o uso, a aplicação e a avaliação – a translação entre conceitos e processos.
Podemos dizer que o estatuto da tecnologia no processo educativo escolar ainda está por ser consolidado, mediante a ausência de um enquadramento filosófico e epistemológico.
Além disso, a educação tecnológica exige um tratamento interdisciplinar, uma vez que seus conceitos, conteúdos e metodologias envolvem todas as disciplinas: a história, a geografia, as ciências, a arte, a língua. O sistema disciplinar imposto no currículo é, então, o primeiro empecilho. Outra dificuldade é a formação do pessoal docente, que tem de assumir a responsabilidade de organizar um currículo voltado para essa educação. Isso exige compromisso, conhecimento, vontade, criatividade e flexibilidade. Finalmente, é necessário considerar o ambiente escolar apropriado e o apoio do sistema. Mesmo assim, a tecnologia se impõe no mundo social, e desvinculá-la da escola significa desvinculá-la do objetivo de formação da cidadania previsto em lei.
A abordagem da tecnologia no Currículo
O eixo da tecnologia deve permear o currículo e suas disciplinas, procurando em cada uma delas os conceitos estruturais pelas ligações transdisciplinares que sugerem. Daí pode-se obter uma abordagem interdisciplinar, utilizando-se recursos de ensino e aprendizagem comuns. O caminho é o trabalho com projetos, a partir, por exemplo, de um assunto/tema considerado relevante pelo corpo docente/discente que tenha impacto na comunidade, no trabalho, no ambiente etc. A proposição de um problema a ser resolvido demanda uma interpretação científica, pesquisa,
...