Conceito de alfabetização e Letramento
Por: Padaro • 11/4/2015 • Dissertação • 507 Palavras (3 Páginas) • 267 Visualizações
Alfabetização hoje
Levando em conta tudo, o que sabemos sobre educação, e o modo de como cada indivíduo aprende, ainda existem as tão tradicionais cartilhas. Porem com o passar do tempo ela ficou com um aspecto diferente, seja por dentro ou fora da mesma.
Felizmente existe em grande número crescente de professores que se desapegaram da cartilha e apostaram em métodos de ensino diferentes. Ensinar o alfabeto, números, sílabas e etc., não precisa ser como dez, vinte, trinta anos atrás, estes conceitos de aprendizagem volta a ter grande importância na alfabetização.
O modo como era ensinado uma criança a ler e escrever se submeteu a uma nova visão de ensino porem fama dos exercícios repetitivos e das decorebas não podem ser apagadas deste passado.
A preocupação do índice de aprovação das escolas foi assustadora. Outros equívocos como este citado, foram suficientes para acordarmos para uma realidade, em que podemos mudar o método de ensino? A resposta apenas rema para uma direção, a de que podemos fazer melhor e consequentemente dar uma boa instrução para a formação de qualquer indivíduo.
Conceito de alfabetização e Letramento
Alfabetização é o conceito de ensinar somente o código da língua escrita, ou seja, ensinar a ler e escrever, alfabetizar significa adquirir habilidade de codificar a língua oral em língua escrita (escrever) e de decodificar a língua escrita em língua oral (ler). Um indivíduo alfabetizado sabe decifrar o código linguístico mas não consegue usá-lo com eficiência.
Letramento é um conceito que envolve a imersão do aluno no mundo da escrita.
O letramento envolve a participação nas atividades sociais em que se usa a escrita. O mesmo também significa a interpretação de qualquer tipo de cultura escrita, e a compreensão do código da escrita. Além disso, a forma de ensinar a decodificar, analisar e reconhecer a palavra também pode ser considerado letramento.
Letrar é mais que alfabetizar, é ensinar a ler e escrever dentro de um contexto onde a escrita e a leitura tenham sentido e façam parte da vida do educando.
Analfabetismo Funcional
O termo analfabeto funcional vem com apelo político, ideológico e social, servindo para realçar as consequências culturais, sociais e econômica da falta de educação escolar. O termo também é utilizado para indicar a insuficiência de escolarização.
É definida como analfabeto funcional, segundo a UNESCO, qualquer pessoa que saiba escrever seu nome, escrever frases simples e executar cálculos básicos, porém, não está apta a compreender nem interpretar integralmente aquilo que lê, além de não conseguir se expressar de maneira concisa e coesa suas ideias e nem realizar operações matemáticas com maior grau de dificuldade. Tais pessoas, mesmo capacitadas a codificar e decodificar o código linguístico, não desenvolvem habilidade de interpretação de textos e de fazer operações matemáticas. Também é definido como analfabeto funcional o indivíduo maior de quinze anos possuidor de escolaridade inferior a quatro anos letivos, embora essa definição não seja muito precisa, já que existem analfabetos funcionais possuidores de nível superior.
...