Conceitos de Eficiência, Eficácia, Efetividade e Relevância
Por: Leomira Gambine Carrilho • 9/10/2016 • Trabalho acadêmico • 430 Palavras (2 Páginas) • 758 Visualizações
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
Campo Liberdade
II A Relevância Cultural na Administração da Educação:
Conceitos de Eficiência, Eficácia, Efetividade e Relevância
Disciplina:
Gestão do Planejamento Educacional:
Organização do trabalho Pedagógico
Professora tutora:
Wanderli Coriolano
Leomira Gambine Carrilho
RGM: 14100894
Curso de graduação:
Pedagogia
10.09.2016
São Paulo
Faça a relação entre o que expõe Antonio Candido (1987), neste fragmento de texto, com os enfoques analíticos apresentados por Benno Sander (1995) e a reportagem extraída da internet da Revista Escola Abril.
O fragmento citado de Candido (1987, pg 12-13), remete que se deve pensar na realidade de cada escola e que seu planejamento deve atender suas especificidades e necessidades, pois cada escola tem sua particularidade, sua característica e sua cultura.
No Brasil, a administração escolar teve início com Benno Sander, com seus estudos e pesquisas, sendo que entre 1952 a 1986, desenvolveu os enfoques jurídico, tecnocrático, comportamental, desenvolvimentista e sociológico e também apresentou (1995) as quatro construções da administração da educação, sendo a administração eficiente, administração eficaz, administração efetiva e administração relevante, no qual propõe que se trabalhe com esses quatro conceitos de forma interligada, ou seja, propõe o paradigma multidimensional.
A entrevista trata do tema da Gestão do Planejamento em uma escola em que o gestor afirma que busca por capacitação, encontro com outros gestores para trocar conhecimentos, participa de palestras e apoio a programas vinculados à Secretaria de Educação. Com isso se sente mais preparado para lidar com a realidade escolar da comunidade, além de poder de forma mais adequada planejar e administrar a escola, devido o seu preparo e experiência é chamado para dirigir escolas consideradas “difíceis”.
Segundo Lourenço Filho (2007), o administrador da escola necessita tanto das funções administrativas (planejamento, direção, controle e organização) quanto à valorização das relações humanas que se processam nesse conceito.
O gestor necessita observar bem o ambiente escolar, compartilhar e propiciar uma participação efetiva com sua equipe (professores, colaboradores, coordenadores) e com os pais, alunos e comunidade as decisões e o caminho que a escola irá percorrer durante a sua gestão.
Portanto, a gestão deve ser pautada no diálogo, na ética, na confiança entre todos os envolvidos, em busca de resultados positivos e com o compromisso
...