Conciliação e Mediação e seu Percurso Histórico no Brasil
Por: jenifferr9 • 24/4/2016 • Dissertação • 274 Palavras (2 Páginas) • 337 Visualizações
Conciliação e Mediação e seu percurso histórico no Brasil
Conciliação e Mediação têm sido importantes meios para a solução rápida e pacífica dos conflitos na área judicial e também na esfera extrajudicial. Na Conciliação um terceiro, neutro e imparcial, chamado mediador que atuará preferencialmente nos casos em que não tiver havido vínculo anterior entre as partes sendo que além de orientar as partes, ainda pode sugerir-lhes o melhor desfecho do conflito. mas não pode intimidar para que as partes se conciliem. Já na Mediação um terceiro, neutro e imparcial, chamado mediador, facilita a comunicação entre pessoas permitindo que elas próprias confrontem seus pontos de vista e procurem uma solução consensual. Sendo que o objeto da conciliação e mediação é buscar soluções que satisfaçam as duas partes interessadas.
Contudo, vale sim apostar nesses dois meios, tal como faz o novo CPC. Mas para funcionar é indispensável que as partes sejam deixadas livres para decidir pela participação ou não no ato, tendo estrutura adequada nas unidades judiciais ou nos CEJUS. A capacitação dos profissionais devem ter também uma postura ética, pois no caso da mediação mesmo que seja judicialmente não pode perder seu caráter qualitativo em troca de um quantitativo.
Percebe-se que o Estado tem dado muito importância para a Mediação e Conciliação, há alguns anos o Conselho Nacional de Justiça instituiu a Semana Nacional da Conciliação, que constitui um esforço concentrado para conciliar o maior número possível de demandantes em todos os tribunais do país. Sendo umas das principais ações institucionais realizada pelo CNJ.
...