EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL: UM PERCURSO HISTÓRICO ENTRE AS IDÉIAS E AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A INFÂNCIA
Por: brendxbr • 3/9/2018 • Trabalho acadêmico • 274 Palavras (2 Páginas) • 299 Visualizações
O artigo contextualiza a história da educação, mais especificamente, à educação infantil. Em seu texto Moysés Kuhlmann faz referência ao marco dos 500 anos da chegada de Cabral ao Brasil, abrangendo toda à historia desde a sua origem à da educação, e a formação da cultura brasileira que se contitui por diversas culturas, raças e classes econômicas.
Na quarta última parte dos anos 1900, a educação infantil brasileira vive intensas transformações, com o surgimento do Regime Militar a população brasileira teve diversos prejuízos, inclusive na educação. Já em 1988, a educação infantil começa a ser solidificada nas definições da Constituição Federal de 88, e na tardia promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996. A partir disso a legislação nacional passa a reconhecer que as creches e pré-escolas, para crianças de 0 a 6 anos, são parte do sistema educacional, primeira etapa da educação básica. Em 195, a Secretaria Municipal de Educação da cidade de São Paulo, Guiomar Namo de Mello, publica uma carta em uma revista demonstrando a necessidade de construir uma pré-escola publica e gratuita para atender as crianças de classes baixas.
Nesse período a educação infantil na tinha divisões de classes, atendendo crianças de 0 a 6 anos de idade, porém com os problemas com as verbas, foi necessário criar as primeiras instituições voltadas para a educação de crianças de 0 a 3 anos de idade, as creches; e os maiores, de 4 a 6 anos, frequentariam as pré-escolas.
A creche foi criada com base nos estudos de Froebel, fundador do jardim-de-infância, na Alemanha em 1840, onde escreveu sobre a educação desde a mais tenra idade.
...