Considerações sobre leitura e escrita
Por: Emerson Almeida • 23/8/2015 • Trabalho acadêmico • 287 Palavras (2 Páginas) • 420 Visualizações
Considerações sobre leitura e escrita
Com base nas pesquisas realizadas e discussões levantadas percebemos que a ludicidade quando bem organizada é uma forte contribuição para o desenvolvimento da leitura e escrita e de múltiplas habilidades na criança. Contribui para um ambiente aconchegante e agradável, o que por si só favorece a aprendizagem, pois é mais eficaz o ensino prazeroso, pois o estudante estará aberto e propício a aprender.
Importante salientar que é impossível dissociar asa brincadeiras do comportamento natural das crianças, pois é uma ação natural e importante para o desenvolvimento das crianças. Além de auxiliar na aprendizagem, o jogo promove o espírito participativo, cooperativo, desenvolvendo a socialização e os valores do trabalho em grupo e da convivência com o outro.
Baseado na teoria construtivista esclarecemos o fato de que a aprendizagem é algo contínuo e diretamente interligado com os conhecimentos prévios dos alunos. Também que os novos saberes somente serão assimilados com a participação ativa dos indivíduos em sua construção. Assim, temos a ludicidade como excelente ferramenta para contemplar as ideologias da teoria construtivista do saber, além de promover o aprendizado natural e prazeroso. É, portanto, indiscutível a importância da ludicidade, o que deve ser considerado é sua aplicabilidade na educação. O professor precisa utilizar brincadeiras como um momento direcionado a aprendizagem e não apenas como um momento de passatempo.
A grande questão em pauta é organizar os momentos de atividade lúdica com base no planejamento e o currículo, adequando a idade e série dos alunos. Assim, o educador poderá ter ótimas experiências de trabalho unindo o ensino e aprendizagem com o prazer inerente das brincadeiras. Atividades lúdicas poderão ser tão eficazes a ponto de quebrar a barreira da obrigatoriedade de estudar, tornando o ato de aprender mais natural.
...