Contexto escolar
Por: Verolinha • 21/5/2015 • Resenha • 1.166 Palavras (5 Páginas) • 346 Visualizações
Texto 3 Contexto escolar
Vivemos em nosso cotidiano escolar diferentes realidades de convivência com nossos aluno. Sabemos que uma das grandes conturbações que vivenciamos é a indisciplina . Indisciplina esta que ao longo dos tempos vem sendo tratada com repreensões, as quais ao longos dos anos vem sendo modificada na sua forma de conduta. Atravessamos diante do decorrer da nossa história o longo período da palmatória. Onde nossos pais passaram e vivenciaram, nós um pouco a frente vivenciamos os castigos de humilhação e dor, pois ajoelhar em milhos e ficar horas virados para a parede não era nem um pouco agradável.
Sabemos que as mudanças aconteceram e hoje os nomes indisciplinas e castigo foram trocados por bulliyng e advertências. Seguindo as transformações que o mundo globalizado passa, nos deparamos com a lei que atualmente é muito cobrada na relação professor-aluno. O ECA por sua vez vem dar esta proteção ao aluno, onde professor tem que ter o domínio dos seus atos, para mais tarde não se deparar com a justiça. Sabemos que as repreensões devem partir de uma conversa, pois as formas de se reprimir do passado não devem e não são as melhores formas de resolução de problemas dentro da sala de aula. O diálogo deve partir por parte do professor que por sua vez é o condutor da sala. O como falar também é muito importante pois os alunos de hoje estão cada vez mais formadores de opinião e com isto geram grandes debates dentro de uma conversa. A escola deve ter na sua forma interna de agir repreensões cabíveis aos alunos de forma escrita e direcionada ao responsável pelo aluno.
Portanto cabe a nós enquanto educadores e condutores da aprendizagem zelar para o bem estar da sala de aula, buscando formas de repreensão mais aceitáveis, tendo como respaldo os documentos internos da escola, onde pais e alunos participam da sua elaboração. A autoridade na sala é o professor, o aluno faz parte da nossa clientela, o diálogo deve estar a todo momento em nossas práticas de ensino, assim como também as regras e o conhecimento das mesmas por parte dos alunos e da família. O que no passado não acontecia pois a família não era presente na escola como hoje, a criança era entregue ao professor e como ele achava a melhor forma de se repreender uma criança ele fazia.
Texto 2
Percebemos que no âmbito da educação muito se tem falado em déficit de atenção, palavras que anos atrás era uma incógnita ou nunca se tinha ouvido falar. Ao atravessarmos as mudanças que o meio social vivencia, notamos que a escola também inova no seu vocabulário. As crianças que antes não aprendiam porque eram consideradas as “burrinhas” ou as “diabinhas” da escola, hoje são as “imperativa”, as “portadoras de déficit de atenção” ou as “dislexias”. Sabemos que tais comportamentos que nos deparamos hoje já são vistos a muitos anos atrás, o que não se tinham eram tantas informações sobre o assunto.
A partir do momento que estudiosos vem mostrando o que são e como são estes tipos de comportamentos e distúrbios na escola, novas medidas de se trabalhar com ela surgiram. Sabemos que as escolas hoje estão amparadas por vários profissionais, os quais dão estes diagnósticos o mais rápido possível, pois com a internet até mesmos os pais e professores procuram ser um pouco conhecedores do assunto que o filho ou aluno porta. Com os diagnósticos surgem os remédios que no passado eram algumas vezes relacionados aos “chazinhos”, tais remédios vem com objetivo de sanar ou amenizar os problemas de dentro de sala. Em alguns casos sabemos que estes remédios ajudam a criança a ter mais atenção e até mesmo se manter mais calmo, mas vale lembrar o como este remédio foi implantado para a criança, se realmente estudos de caso foram feitos, se laudos comprovados foram prescritos. Nós enquanto educadores devemos estar atentos para estas questões, não dando margem a comodidade que eles pode nos trazer para a sala de aula.
Entretanto a escola deve participar da vida do aluno dando suporte e atenção, mostrando para ele e para a família a importância dos mesmos estar ali inseridos na escola. O valor e atitude de caminhar juntos que a escola dá ao aluno muitas vezes solução para várias “doenças” do cotidiano escolar. Devemos assumir nossos objetivos enquanto educadores e procurar ajudar nossos alunos a buscarem uma aprendizagem de qualidade.
Texto 1
Temos em nossa consciência que o bem estar é favorável a qualquer um estando onde estiver. O professor por sua vez vive hoje uma realidade que antes não era tão demonstrada, pois no passado o professor trabalhava e ganhava o seu sustento, nos dias atuais ele ganha para sobreviver.
...