Cultura bom despacho
Por: Marcelafe • 4/12/2015 • Trabalho acadêmico • 2.721 Palavras (11 Páginas) • 282 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO................................................................................................03
2 DESENVOLVIMENTO....................................................................................04
2.1 A origem.......................................................................................................04
2.2 A Independência..........................................................................................05
2.3 Influencia Filosófica.....................................................................................05
2.4 O desenvolvimento da Cultura em Bom Despacho.....................................06
2.5 A cultura da Tabatinga.................................................................................09
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................10
REFERÊNCIAS.................................................................................................11
INTRODUÇÃO
A cultura de um povo é o conjunto de seus valores e conhecimentos perenes, em outras palavras, “ o conjunto dos modos de viver e de pensar cultivados, civilizados, polidos que também costumam ser indicados pelo nome da civilização”. ( Abbagnano, 1998, p.225)
Cultura é a totalidade dos produtos desenvolvidos pela atividade humana, sejam materiais ou simbólicos. Os instrumentos que o homem constrói para sobreviver, a linguagem que usa para se comunicar, as leis e normas que regulam a convivência social e até mesmo a religião são partes fundamentais de uma cultura. A cultura engloba “todo o conhecimento que uma sociedade tem sobre si mesma, sobre outras sociedades, sobre o meio material em que vive e sobre a própria existência” (Santos, 1994, p.41), e isso inclui suas expressões artísticas, práticas religiosas, modos de produção e organização política.
Quase todas as ações humanas, desde o andar, o dormir e o alimentar-se, não são atividades puramente naturais, pois são marcadas pelas soluções dadas pela cultura em que o homem sujeito vive. A estrutura da personalidade de cada indivíduo, que orientará suas ações e comportamentos, é sempre influenciada pelos valores essenciais da cultura a que pertence. Esses valores lhe foram transmitidos pelo seu meio cultural e de alguma forma assimilados e internalizados por eles.
Para a professora Marilena Chaui (2001, p.339):
“toda cultura e cada sociedade instituem uma moral, isto é, valores concernentes ao bem e ao mal, ao permitido e ao proibido, e à conduta correta, válida para todos os seus membros.”
Sendo assim, “culturas” e sociedades fortemente hierarquizadas e com diferenças de castas ou de classes muito profundas podem até possuir várias morais, cada uma delas referida aos valores de uma casta ou de uma classe social.
A convivência dos homens em sociedade deve acontecer dentro de uma ordem. Devem existir regras, leis e normas que regulem o relacionamento humano e sirvam de orientação quanto ao que é certo ou errado, justo ou injusto, lícito ou ilícito, permitido ou proibido.
Dessa forma, quando falamos de cultura, estamos falando de um povo.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 A ORIGEM
A história registra o nome de Manoel Picão Camacho como o primeiro homem civilizado a penetrar nas florestas virgens da região brasileira entre os rios Lambari e São Francisco, hoje terras do município de Bom Despacho, no Alto São Francisco.
Por volta de 1730, período em que, D. José I reinava em Portugal, aqui chegaram três degredados portugueses: Domingos Luiz de oliveira, Manoel Ribeiro da silva e o lendário Padre Vilaça, fixaram moradia na região.
Local que surgiu a aldeia de Nossa Senhora do Bom despacho do picão, depois chamada “Arraial da Senhora do Sol”, homenagem a Virgem Padroeira na Província do Minho em Portugal. Pesquisas históricas revelaram que uma pequena ermida coberta de capim, no centro da aldeia é hoje uma belíssima igreja de Nossa Senhora do bom despacho.
Com a febre do ouro nas Minas Gerais, entre 1755 a 1800, começa o povoamento da região de Bom Despacho, o Português Luiz Ribeiro da silva, Arcebispo de Braga, Portugal chega com sua gente as nascentes do rio Picão, iniciando lavouras e criação de gado.
A cidade se torna uma das mais importantes da região do Alto São Francisco, situada entre o Grande lago de três Marias e as nascentes do chamado “rio da unidade nacional”. O arraial já possuindo uma companhia de ordenanças, e revelando um desenvolvimento e organização da comunidade, participa ativamente das revoluções, liberais de 1842, e realizando os primeiros movimentos políticos,pedindo a criação da vila de Bom Despacho e sua independência municipal.
2.2 A INDEPENDENCIA
Em 1º de junho de 1912, instala – se oficialmente o município Bom Despacho, os lideres deste período era o coronel tininho, Faustino assunção, é o Vigário italiano Nicolau Del Duca, a cidade já conta com centro medico,e figuras importantes como Dr. Miguel Marques Gontijo e Dr. Nicolau Teixeira Leite, intelectual, jornalista e líder político,vieram para cá lusitanos, alemães, libaneses e italianos e se radicalizaram a presença africana muito expressiva e também espanhóis.
Surgem as indústrias: tecidos, moveis, siderurgia, garimpeiros exploram o cristal de rocha. Intensifica a criação de gado e de leite, estalou – se o 7º Batalhão de Policia Militar, e o aumento do movimento comercial. Com tanta evolução o Padre Augusto Ferreira de Andrade constrói a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bom Despacho, o mais importante monumento religioso, artístico e histórico de nossa cidade, com isso cultivam – se artes, música e principalmente educação.
Com a chegada dos trilhos da estrada de ferro, ampliam- se o intercambio com outras regiões do país, surgem os reflorestamentos, a fruticultura, avicultura, a prestação de serviços, a indústria de confecções,as empresas de construção civil e outras atividades, a economia se torna diversificada.
A cidade moderniza- se através da comunicação, do urbanismo e infraestrutura, a cada governo surgem novos projetos, a cidade cresce com movimentos culturais diversos, o município cria uma secretaria de cultura e artes e turismo, á uma mistura de raça, cria- se bairros nobres, mas também periferias, com a evolução as ruas, as avenidas, os bairros se tornam pontos turísticos, resguardando os nomes antigos, a Praça da estação (Antigo Terminal Rodoviário) a Cruz do Monte (Igreja Colonial 1986), Biquinha (Fonte centenária, 1900 )e outros.
...