Curriculum
Por: paulaccb • 14/11/2015 • Relatório de pesquisa • 291 Palavras (2 Páginas) • 226 Visualizações
PAULA CAROLINE CABRAL BARBOSA - RGM 15791882
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA - 1/A
SOROCABA - CENTRO CULTURAL BRASIL ESTADOS UNIDOS - SP
Durante muito tempo, as instituições infantis organizavam seu espaço e sua rotina diária em função de ideias de assistência, de custódia e de higiene da criança. Hoje as instituições infantis não são mais vistas como deposito de crianças. Por isso a uma necessidade de formação de conteúdo para ensinar as crianças.
Na faixa etária de 0 a 5 anos as mudanças que ocorrem na criança são muito rápidas. Essas mudanças se dão de forma gradual, mas se processam aos saltos, havendo em cada salto momentos de ruptura, ocasionando na criança processo continuo de organização e reorganização. A infância é constituída por uma sucessão de etapas. Cada uma delas prepara para a seguinte e os limites entre uma e outra não são nítidos bem precisos em relação à idade cronológica; funcionam de maneira global e indissociável. O desenvolvimento dos sentidos, da afetividade, da linguagem, da motricidade e da inteligência integram-se e completam-se num processo continuo de interação.
Por conta dessas mudanças muito rápidas, o ideal é que as experiências vividas na sala de aula e as experiências trazidas consigo, sejam a base do currículo, podendo sempre ser revista e mudado de acordo com as necessidades e experiências de cada ciclo educacional.
É necessária uma proposta pedagógica específica construída de forma participativa por pais ou responsáveis e profissional habilitados, devido à responsabilidade a social e educativa. Neste contexto, a Educação Infantil tem como finalidade um trabalho educativo de qualidade à criança, se aproximando de conceitos científicos como meio de exercício da cidadania, estimulando e motivando a necessidade de ampliar seus conhecimentos e experiências para alcançar progressivos graus de autonomia frente às condições de seu meio.
...