TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL – 4° SEMESTRE

Por:   •  16/10/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.998 Palavras (8 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

          PÓLO CAPELA DO ALTO – SP

PEDAGOGIA – LICENCIATURA

DESAFIO PROFISSIONAL – 4° SEMESTRE

Tutora EAD: Glaucinei Dutra Galvão

Disciplinas Norteadoras:

Brinquedoteca e o Elemento Lúdico, Didática do Contar Histórias, Literatura Infanto Juvenil, Multimeios Aplicados à Educação, Organização e Metodologia da Educação Infantil.

       Adele de Fátima Puccetti – RA.3383570654

                         Capela do Alto - SP

                                22/11/2017

                      INTRODUCÃO

Investir na construção de um novo ambiente escolar, que irá auxiliar o professor durante todo o processo de alfabetização.

Pois cabe ao professor dominar as técnicas de ensino, a didática e o uso de novas tecnologias,  buscando sempre estar atualizado , dedicar-se ao máximo e buscar a própria superação, pois cada professor precisa saber propor seu modo próprio e criativo de teorizar e colocar em prática, renovando-se constantemente e mantendo-se  como fonte principal de capacidade inventiva.

Pois o que se aprende na escola, leva se para a vida toda.

TEMA: UMA METODOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL.

Criar uma metodologia de ensino inovadora para a Educação Infantil, auxiliando e especializando o professores, requerendo um estudo acerca do desenvolvimento infantil, suas necessidades e formas de aprendizagem. Só assim é possível alcançar uma prática eciente coerente com esse tempo de existência do ser humano. Por isso, não é por intuição, nem com base no senso comum que se atua na educação infantil, mas com rigor, estudo e muita investigação. Isso justifica a volta aos precursores e suas contribuições para a compreensão do desenvolvimento infantil e suas necessidades. São teorias que se complementam, fundamentando o entendimento acerca de como a criança aprende e quais as metodologias mais adequadas para aperfeiçoar o trabalho pedagógico na Educação Infantil.

PROBLEMA DETECTADO:

Grande dificuldade dos professores ao aplicar o ensino e criar ambientes lúdicos, não sabendo utilizar o ambiente escolar e desfrutar de todo o espaço disponível, pois não assumiam  uma  postura lúdica, deixando de lado todas atividades relacionadas ao brincar e a literatura infantil, atrapalhando o desenvolvimento das crianças e consequentemente prejudicando e atrasando o conhecimento dos alunos.

OBJETIVOS A SEREM ALCANÇADOS:

Conscientizar os professores sobre a importância do Elemento Lúdico e das Metodologias disponíveis em nosso universo pedagógico, estimulando e orientando os professores durante todo o processo de ensino aprendizagem, contribuindo no processo de alfabetização e letramento dos alunos através de atividades lúdicas, que alimentem o imaginário infantil e contribuam para o desenvolvimento da leitura e escrita.

Ter o pedagogo como um organizador do processo de construção do conhecimento, tendo sempre como ponto principal o desenvolvimento da criança em seu processo de alfabetização.

Reconhecer o jogo como ferramenta didática imprescindível no processo ensino aprendizagem e planejar atividades lúdicas voltadas para o domínio do sistema alfabético, leitura e produções de textos.

Desenvolver um ensino por meio de projetos e atividades que contribuirão para o desenvolvimento dos alunos, compreender a necessidade e a importância da literatura e das brincadeiras e da didática na vida das crianças.

JUSTIFICATIVA SOBRE A RELEVÂNCIA DO TEMA:

A importância da postura lúdica e seus benefícios para a aprendizagem,  na literatura e a brinquedoteca contemporânea na Educação Infantil tem apontado que crianças pequenas são portadoras e criadoras de cultura: desenham, falam, opinam, produzem, e fato de conhecermos suas criações nos permite conhecê-las melhor.

O BRINCAR.

O brincar desempenha um papel igualmente importante na socialização da criança, permitindo-lhe aprender a partilhar, a cooperar, a comunicar e a relacionar-se, desenvolvendo a noção de respeito por si e pelo outro, bem como sua autoimagem e autoestima.

A LITERATURA.

A leitura de textos de literatura infantil, mesmo para crianças ainda não alfabetizadas, é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa.

A literatura infantil abre portas para o universo da imaginação, incentivando a criança desde muito cedo a praticar a leitura prazerosa. O hábito da leitura além de ser fonte de lazer, é um aumenta a proficiência da escrita e da própria leitura, contribuindo para a formação de uma sociedade com cidadãos leitores, pensantes e críticos

 Vygotsky, psicólogo russo, que reconheceu a importância da introdução da criança na nossa literatura, conhecendo e apreciando desde cedo nossa cultura , sendo  mais experiente, desenvolvendo a memória, atenção, pensamento, linguagem, etc. por meio dessa interação.

 Wallon, neuropsiquiatra  francês, segundo o qual o desenvolvimento intelectual envolve muito mais do que um simples cérebro; foi o primeiro a levar não só o corpo da criança, mas também suas emoções, para dentro da sala de aula. Baseou suas ideias em quatro elementos básicos que se comunicam o tempo todo: a afetividade, o movimento, a inteligência e a formação do eu como pessoa.

 Piaget, biólogo suíço, estudioso da evolução do pensamento até a adolescência, procurou entender os mecanismos mentais que o indivíduo utiliza para captar o mundo.

DEFINIÇÕES DE AÇÕES E ESTRATÉGIAS.

Após apresentarmos aos professores conceitos, propostas e estratégias para ações em sala de aula e em outros ambientes da escola, que trarão mais disciplina e eficiência no aprendizado, suprindo as necessidades dos alunos e auxiliando os professores na alfabetização.

Na educação infantil, o lúdico torna-se uma metodologia inovadora, pois permite que, por meio dos jogos e das brincadeiras, os alunos tenham igual oportunidade de aprendizado. No entanto, propostas inovadoras e diferenciadas a serem inseridas na prática docente requerem estudos e cuidados. O professor deve procurar formas para contribuir na formação de cidadãos, ao refletir em sua prática pedagógica e ao trabalhar a atividade lúdica de forma que o aluno aprenda brincando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (179.5 Kb)   docx (301.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com