DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA INFÂNCIA A IDADE ADULTA: TRABALHO FASES DO DESENVOLVIMENTO
Por: vssantosrp • 20/10/2018 • Trabalho acadêmico • 4.029 Palavras (17 Páginas) • 319 Visualizações
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
CENTRO DE EDUCAÇÃO, FILOSOFIA E TEOLOGIA – CEFT
CURSO DE PEDAGOGIA
GEANI DOS SANTOS PEREIRA
TATIANA DO VALE
VITÓRIA HENRIQUE RICHARDI
VIVIANE SAMPAIO DOS SANTOS
DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA INFÂNCIA A IDADE ADULTA: TRABALHO FASES DO DESENVOLVIMENTO
SÃO PAULO
2018
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE[pic 1]
CENTRO DE EDUCAÇÃO, FILOSOFIA E TEOLOGIA – CEFT
CURSO DE PEDAGOGIA
VIVIANE SAMPAIO DOS SANTOS - 31784021
DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA INFÂNCIA A IDADE ADULTA: TRABALHO FASES DO DESENVOLVIMENTO
Trabalho apresentado como um dos pré-requisitos da disciplina Desenvolvimento e Aprendizagem da Infância a idade Adulta, do Curso de Pedagogia do Centro de Educação, Filosofia e Teologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, sob a orientação da Profª. Sheila Carla de Souza.
SÃO PAULO
2018
AGRADECIMENTOS[pic 2]
À professora Sheila Carla de Souza, nossa gratidão por ter sido professora e amiga, nos mostrando com muita paciência, um olhar mais profundo em Desenvolvimento e Aprendizagem da Infância a idade Adulta, que envolve não só conhecimento e planejamento, mas sobretudo os relacionamentos humanos.
Às nossas famílias, pelo amor e compreensão.
Aos colegas de sala, pela cumplicidade e solidariedade.
SUMÁRIO
Introdução............................................................................................................8
1. Biografia de Piaget – Esquemas Cognitivos.................................................9
2. Estágio Sensório Motor - (0 a 2 anos).........................................................15
3. Estágio Pré Operatório – (3 a 7 anos)........................................................18
4. Estágio Operatório Concreto – (8 aos 11 anos)..........................................19
5. Estágio Formal - Adolescência - (A partir dos 12 anos)..............................20
6. As Provas Piagetianas................................................................................21
Considerações Finais........................................................................................23
Rrefêrencias bibliográficas 26
INTRODUÇÃO
O presente relatório do curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Presbiteriana Mackenzie, da disciplina Desenvolvimento e Aprendizagem da Infância a idade Adulta tem como objetivo promover a análise e compreensão das Fases do Desenvolvimento. A partir da perspectiva de Piaget, apresentando os pressupostos teóricos que podem subsidiar práticas pedagógicas referente à compreensão do desenvolvimento da criança e de sua aprendizagem, neste trabalho vamos abordar temas como:
1- Biografia de Piaget – Esquemas Cognitivos
2 - Sensório Motor
3 - Pré Operatório
4 - Operatório Concreto
5 - Formal – adolescência
6 - Provas Piagetianas
"O principal objetivo da educação é criar indivíduos capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram." Piaget
- BIOGRAFIA DE PIAGET – ESQUEMAS COGNITIVOS
Jean Piaget (1896-1980) foi um renomado psicólogo e filósofo suíço, reconhecido por seu trabalho pioneiro no campo da inteligência infantil. Piaget esteve presente grande parte de sua carreira profissional interagindo com crianças e estudando seu processo de raciocínio. Ele se dedicava e seus estudos tiveram um grande impacto sobre os campos da Psicologia e Pedagogia.
Jean Piaget nasceu no dia 9 de agosto de 1896, em Neuchâtel, na Suíça. Seu pai, um calvinista convicto, era professor universitário de Literatura medieval.
Piaget sempre foi uma criança diferenciada, teve interesse por História Natural desde na sua infância. Aos 11 anos de idade ele publicou seu primeiro livro, sempre com interesses científicos, tinha trabalhos voluntários aos sábados no Museu de História Natural.
Aos 22 anos, ele já estava formando seu doutorado em Biologia em 1918.
Após formar –se Piaget foi para Zurich onde trabalhou como psicólogo experimental e trabalhou como psiquiatra também em uma clínica. Ele passou a fazer uma combinação entre a psicologia experimental com métodos informais da psicologia: conversar e analisar com seus pacientes.
Já em 1919, Piaget mudou-se para a França, onde foi convidado a trabalhar com um renomado psicólogo, Alfred Binet que desenvolvia testes de inteligência padronizados para as crianças. Piaget sempre observador, percebeu que as crianças francesas da mesma faixa etária de idade cometiam erros semelhantes nestes testes e concluiu que o pensamento lógico se desenvolve gradualmente. Foi um ano com muitos marcos na vida de Piaget, ele passou a se dedicar sobre estudos experimentais sobre a mente humana e também sobre desenvolvimento das habilidades cognitivas. Seu conhecimento em Biologia, ajudou o bastante, ajudando a enxergar o desenvolvimento cognitivo de uma criança sendo uma evolução gradativa, Piaget revolucionou concepções de inteligência e de desenvolvimento. Jean Piaget revolucionou as concepções de inteligência e de desenvolvimento cognitivo partindo de pesquisas baseadas na observação e em entrevistas que realizou com crianças. Interessou-se fundamentalmente pelas relações que se estabelecem entre o sujeito que conhece e o mundo que tenta conhecer.
...