DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA INFÂNCIA A IDADE ADULTA: TRABALHO SOBRE O AUTOR HENRI PAUL HYACINTHE WALLON
Por: vssantosrp • 21/10/2018 • Projeto de pesquisa • 6.395 Palavras (26 Páginas) • 428 Visualizações
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
CENTRO DE EDUCAÇÃO, FILOSOFIA E TEOLOGIA – CEFT
CURSO DE PEDAGOGIA
GEANI DOS SANTOS PEREIRA
TATIANA DO VALE
VITÓRIA HENRIQUE RICHARDI
VIVIANE SAMPAIO DOS SANTOS
DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA INFÂNCIA A IDADE ADULTA: TRABALHO SOBRE O AUTOR HENRI PAUL HYACINTHE WALLON
SÃO PAULO
2018
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE[pic 1]
CENTRO DE EDUCAÇÃO, FILOSOFIA E TEOLOGIA – CEFT
CURSO DE PEDAGOGIA
VIVIANE SAMPAIO DOS SANTOS - 31784021
DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA INFÂNCIA A IDADE ADULTA: TRABALHO SOBRE O AUTOR HENRI PAUL HYACINTHE WALLON
Trabalho apresentado como um dos pré-requisitos da disciplina Desenvolvimento e Aprendizagem da Infância a idade Adulta, do Curso de Pedagogia do Centro de Educação, Filosofia e Teologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, sob a orientação da Profª. Sheila Carla de Souza.
SÃO PAULO
2018
AGRADECIMENTOS[pic 2]
À professora Sheila Carla de Souza, nossa gratidão por ter sido professora e amiga, dedicada, nos mostrando com muita paciência, um olhar mais profundo em Desenvolvimento e Aprendizagem da Infância a idade Adulta, que envolve não só conhecimento e planejamento, mas sobretudo os relacionamentos humanos.
Às nossas famílias, pelo amor e compreensão.
Aos colegas de sala, pela cumplicidade e solidariedade.
SUMÁRIO
Introdução............................................................................................................8
1. Biografia de Wallon – Vida e obra, campos Funcionais................................9
2. Estágio Impulsivo Emocional......................................................................15
3. Estágio Sensório Motor e Projetivo............................................................18
4. Estágio do Personalismo.............................................................................19
5. Estágio Categorial ......................................................................................20
6. Estágio da Adolescência -..........................................................................21
Considerações Finais........................................................................................23
Rrefêrencias bibliográficas 26
INTRODUÇÃO
O presente relatório do curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Presbiteriana Mackenzie, da disciplina Desenvolvimento e Aprendizagem da Infância a idade Adulta tem como objetivo promover a análise e compreensão sobre o autor Wallon e os estágios que abrange o conteúdo que vamos estudar e compreender neste relatório. Para Wallon, a pessoa deve ser vista como parte integrante do meio em que está inserida, Wallon defende que a vida psíquica é formada por três dimensões - motora, afetiva e cognitiva, que coexistem e atuam de forma integrada.
Neste trabalho podemos observar que essa teoria é uma ferramenta que pode ampliar a concepção do professor sobre as possibilidades do aluno no ensino aprendizagem e fornecer subsídios para aprofundar a reflexão sobre a prática pedagógica de como o ensino pode criar condições para favorecer esse processo, proporcionando a aprendizagem de novos comportamentos, ideias e valores como também motivar a investigação educacional e ao mesmo tempo impõe exigências sobre esta prática, cobrando da escola o atendimento do indivíduo não só no âmbito intelectual, mas também como um todo.
A partir da perspectiva de Wallon, neste trabalho vamos abordar temas como:
1 - Biografia de Wallon – Vida e Obra e Campos Funcionais
2 - Estágio Impulsivo Emocional - (0 a 1 ano)
3 - Estágio Sensório Motor e Projetivo - (1 a 3 anos)
4 - Estágio do Personalismo - (3 a 6/7 anos)
5 - Estágio Categorial - (7 a 11 anos)
6 - Estágio da Adolescência - (12 a 18 anos)
“Diferente dos métodos tradicionais (priorizam a inteligência e o desempenho em sala de aula), a proposta walloniana põe o desenvolvimento intelectual dentro de uma cultura mais humanizada. A abordagem é sempre de considerar a pessoa como um todo. Elementos como afetividade, emoções, movimento e espaço físico se encontram num mesmo plano. As atividades pedagógicas e os objetos, assim devem ser trabalhados de formas variadas. Os temas e as disciplinas não se restringem a trabalhar o conteúdo, mas a ajudara descobrir o eu no outro. Essa relação dialética ajuda a desenvolver a criança em sintonia com o meio”. (FERRARI, 2008, P.1)
- BIOGRAFIA DE WALLON – VIDA E OBRA E CAMPOS FUNCIONAIS
Henri Paul Hyacinthe Wallon nasceu em Paris, França, nasceu em 15 de junho de 1879 em Paris e aí viveu toda sua vida. Terceiro filho de uma família aristocrática, seu avô, de quem herdou o nome, fora historiador e político importante para a história da França, pois por sua intervenção o termo república começou a fazer parte da constituição daquele país. Uma família na qual se respirava a política, a justiça e a democracia. Um dos eventos mais marcantes da infância de Wallon, segundo ele próprio, foi a morte do escritor e poeta Victor Hugo. O pai de Wallon, o arquiteto Paul Alexandre Joseph Wallon, durante o jantar, lê trechos do poeta para os filhos e, em seguida, dirige-se com estes para visitar a casa do escritor, onde ocorria o velório. Zazzo (1993), ao recordar suas conversas com Wallon sobre o assunto, transcreve a passagem do seguinte modo: “Quem foi este homem, papai? – Um poeta, um escritor, responde seu pai, mas também um homem que lutou pela liberdade, pelo bem contra o mal, pela defesa dos pobres. É preciso fazer como ele quando você crescer” (Zazzo, 1993, p. 9). Não se conhece muito mais sobre a infância e a adolescência de Wallon ou sobre sua vida familiar (a família Wallon era composta de 7 irmãos). Quanto a seus estudos superiores, decide, primeiramente, fazer a Escola Normal Superior e tentar a carreira de professor de Filosofia (Agregation). Ali recebe uma educação filosófica sólida, nos parâmetros da filosofia “de Kant a Hegel” (Jalley, 2002). Enquanto estudante do Normal Superior, foi influenciado pelo professor Frédéric Rauh, filósofo que escrevera livros sobre a psicologia e sobre a investigação das experiências morais. Ao receber sua agregation3 em 1902, Wallon irá lecionar, por um ano, no Liceu Bar-le-Duc, na periferia de Paris.
...