DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM
Por: Semed Carauari • 9/4/2015 • Trabalho acadêmico • 4.881 Palavras (20 Páginas) • 264 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI – UNIASSELVI[pic 1]
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
UNIASSELVI – PÓS
IRACEMA SANTIAGO DA ROCHA NETA
TEMA: DIFICULDADES NA LEITURA
Carauari
2015
IRACEMA SANTIAGO DA ROCHA NETA[pic 2]
TEMA: DIFICULDADES NA LEITURA
Relatório de Estágio, apresentado como requisito parcial para conclusão do Curso de Especialização em Psicopedagogia em convênio entre as instituições Centro Universitário Leonardo da Vinci e UNIASSELVI – Sociedade de Pós-Graduação Ltda.
Orientador(a): Gilmar Girão Leite
Carauari
2015
SUMÁRIO[pic 3]
- INTRODUÇÃO 03
- INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA 05
- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 05
- COLETA DOS DADOS E INTERPRETAÇÃO 08
- REGISTROS DAS INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS 10
- INTERVENÇÃO 1 11
- INTERVENÇÃO 2 12
- APROXIMAÇÕES DIAGNÓSTICAS 13
- CONSIDERAÇÕES FINAIS 14
- REFERÊNCIAS 15
- INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como finalidade analisar o que vem dificultando o processo de ensino e aprendizagem da leitura no espaço da sala de aula, durante as observações realizadas no decorrer do estágio do curso de pós-graduação Psicopedagogia oferecido pela instituição de ensino UNIASSELVI. Após o diagnóstico surgiu à necessidade de desenvolver intervenções, com o intuito de minimizar a problemática encontrada.
O estágio foi realizado numa turma de 3° ano do ensino fundamental, contendo 13 matriculados, todos frequentavam a escola no momento e eram alunos com idade de 08 a 14 anos, sendo que somente seis desses educandos eram novatos e sete eram retidos, alguns já vinham repetindo o 3° ano há três e quatro anos consecutivo. Esta turma estava inserida na Escola Municipal Maria de Nazaré localizada na zona rural do Município de Carauari, a margem esquerda do rio Juruá, foi fundada em 1997, em mandato do Prefeito Gilberto Rufino de Oliveira Júnior com o intuito de levar o ensino às crianças que moravam nas proximidades.
Atualmente sua infraestrutura ainda é de madeira como no princípio, contendo apenas duas salas de aula. A transformação que a escola recebeu foi à ampliação da cozinha com um espaço que serve de refeitório para os educandos merendarem. E logo que foi inaugurada, apenas um professor fazia parte do corpo docente, lecionando para as modalidades de ensino, alfabetização, 1ª série e educação de jovens e adultos 1° segmento.
Hoje a escola atende as modalidades de ensino: Educ. Infantil, Ens. Fundamental (1° ao 5°ano), Ens. Fundamental (6° ao 9°ano) 2° segmento e Ens. Médio por mediação tecnológica via satélite. Ressaltando que somente a partir de 2011 foi que a escola passou a oferecer o ensino mediado por tecnologia.
A escola possui implantado o PPP-Projeto Político Pedagógico anexado com o de outras escolas da área. Sua política pedagógica está baseada na educação progressista e na libertadora de Paulo Freire, no ensino contextualizado de forma interdisciplinar, que busca envolver a comunidade nas diversas ações desenvolvidas pela escola.
A proposta pedagógica da educação do campo está voltada a realidade dos educandos e principalmente busca uma prática pedagógica dialética, construtivista e libertadora, onde professor e aluno serão sujeitos do ato educativo, e o saber da vida se integra ao saber acadêmico, construindo um saber maior que prepara o homem para a vida e para o momento histórico vivenciado, e que acima de tudo, não esteja apenas preparado para o trabalho, mas que vivencia plenamente sua cidadania, agindo e interagindo positivamente na comunidade.
Para fundamentar esse trabalho foi necessário estudar alguns teóricos que pesquisaram a fundo o processo de ensino e aprendizagem da leitura. Dando-me suporte para compreender e responder o objetivo geral da pesquisa que foi analisar os fatores que geram dificuldades no processo de ensino e aprendizagem da leitura no espaço da sala de aula e aos objetivos específicos que foram observar os discentes identificando quais os principais fatores que dificultam o processo de ensino e aprendizagem na leitura e acompanhar junto ao docente o método utilizado em sala, observando sua eficácia concomitante ao aprendizado dos educandos que nortearam minha pesquisa.
A temática leitura vem sendo um objeto de reflexão em diversos tipos de especializações, apresentadas em livros, projetos, relatórios de pesquisa, artigos científicos, seminários e dentre outros tipos de apresentação. No entanto a leitura tem sido uma questão bastante discutida pelos teóricos que se preocupam diretamente com a educação no que tange ao seu processo de ensino e aprendizagem. Por isso, busquei compreender a problemática “dificuldades na leitura”, identificada através das observações feitas na turma de 3° ano e da prática docente no período de estágio.
A pesquisa me possibilitou vivenciar e identificar os fatores que estavam dificultando o processo de aquisição da leitura, visto que a mesma constitui o centro das práticas educativas da cultura escolar, se transformando num verdadeiro instrumento para a promoção do aluno. Por esta razão é que se da à importância do trabalho, não somente para conhecer as dificuldades dos educandos de praticar a leitura, mas para pensar em propostas metodológicas que minimize tal problemática.
Sendo assim este trabalho será apresentado nos seguintes tópicos: intervenção psicopedagógica, fundamentação teórica, coleta dos dados e interpretação, registros das intervenções psicopedagógicas e aproximações diagnósticas que é a análise dos resultados. Baseando-se nessa perspectiva pretende-se também neste trabalho apresentar práticas de leitura diferenciadas e interativa que não limite as possibilidades dos educandos na sala de aula, pois ler é uma atividade que exige muita estratégia e habilidades para ser desenvolvida com eficácia.
...