DISLEXIA: UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO E A PREPARAÇÃO DOS PROFISSIONAIS PARA TRABALHAR COM DISLÉXICOS
Por: Keity123 • 20/4/2015 • Monografia • 4.909 Palavras (20 Páginas) • 210 Visualizações
[pic 1]
ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEGAGOGIA INSTITUCIONAL
KEITY CHIODELLI
DISLEXIA: UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO E A PREPARAÇÃO DOS PROFISSIONAIS PARA TRABALHAR COM DISLÉXICOS
MARAU
2014
KEITY CHIODELLI[pic 2]
DISLEXIA: UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO E A PREPARAÇÃO DOS PROFISSIONAIS PARA TRABALHAR COM DISLÉXICOS
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO APRESENTADO Á UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ – UNOPAR, COMO REQUISITO PARCIAL PARA A OBTENÇÃO DO TITULO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL.
ORIENTADOR: ALINE OLCHANESKI
MARAU
2014
KEITY CHIODELLI[pic 3]
DISLEXIA: UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO E A PREPARAÇÃO DOS PROFISSIONAIS PARA TRABALHAR COM DISLÉXICOS
Trabalho de Conclusão de Curso aprovado, apresentado a Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do titulo de especialização em Psicopedagogia Institucional, com nota final igual á ______, conferida pela Banca Examinadora formada pelos professores:
Orientador
Universidade Norte do Paraná
Prof. Membro 2
Universidade Norte do Paraná
__________________________________________________________Prof. Membro 3
Universidade Norte do Paraná
Marau, ___de______ de 2014.
DEDICATÓRIA[pic 4]
Dedico meu trabalho de conclusão de curso a Deus, por ter me dado forças, e ter permitido concluir mais uma etapa do meu aperfeiçoamento educacional e profissional.
AGRADECIMENTO[pic 5]
Agradeço primeiramente a minha mãe pela compreensão em minha ausência, nos momentos que necessitei retirar-se para poder estudar e dedicar-me a minha especialização em Psicopedagogia Institucional, e pelo apoio que me deste financeiramente para a conclusão de meus estudos.
RESUMO[pic 6]
Muitos alunos são reprovados no sistema escolar e outros evadem por apresentarem dificuldades de aprendizagem. A linguagem é fundamental para o sucesso escolar, pois está presente em todas as disciplinas e todos os professores são potencialmente professores de linguagem, porque utilizam a língua materna no processo ensino-aprendizagem.
O objetivo deste trabalho é de compreender a concepção do profissional da área da educação e Psicopedagogia sobre o termo dislexia, bem como as estratégias utilizadas para desenvolver o plano de trabalho psicopedagógico com clientes disléxicos. Utilizou-se como fundamentação embasamentos teóricos.
A dislexia é um dos vários distúrbios de aprendizagem relacionado à leitura e à escrita que deve ser diagnosticado por uma equipe multidisciplinar.
Palavras chave: Psicopedagogia, dislexia,leitura e escrita.
SUMÁRIO[pic 7]
1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................8
2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................9
2.1 DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA ÁREA DA LEITURA E ESCRITA....12
2.1.1 DISLEXIA..........................................................................................................12
2.1.2 COMO INDENTIFICAR CRIANÇAS COM DISLEXIA DESDE A EDUCAÇÃO INFANTIL...................................................................................................................18
2.2.1 Como avaliar uma criança com dislexia............................................................20
2.2.2 A intervenção Psicopedagogica na dislexia.....................................................21
CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................23
REFERENCIAL..........................................................................................................24
- INTRODUÇÃO
A aprendizagem das letras possibilita à criança o ingresso ao mundo da leitura e da escrita. Essas aquisições constituem-se como grandes conquistas na infância, pois permitem que a criança consiga se aprimorar do conhecimento abstrato, até então seu conhecimento era apenas de mundo concreto, ou seja, conhecia o que podia ver e o que lhe apresentavam, após aprender as letras consegue reestruturar seu pensamento e tirar suas próprias conclusões tornando-se uma pessoa crítica e autônoma.
Porém, nem sempre este processo ocorre de maneira simples e tranqüila como deveria ser. Muitos problemas podem ocorrer traduzindo-se em graves dificuldades para a aprendizagem, não apenas da leitura e escrita, mas também para o raciocínio lógico, atenção, concentração, entre outras.
Neste estudo foi abordado uma das dificuldades de aprendizagem: a dislexia, na qual a mesma representa toda a dificuldade que se percebe no aprendizado da leitura e escrita, estudos apontam várias causas que podem originar a dislexia, desde consequências de anomalias até fatores sensoriais e perceptivos.
Enquanto futura profissional da área da Psicopedagogia, venho através deste estudo procurar entender melhor, como devemos trabalhar a dislexia com nossos pacientes e obter o resultado desejado.
Para atingir o objetivo, o presente estudo buscou referências teóricas pertinentes ao tema, e foi dividido em dois capítulos. O primeiro aborda a importância da leitura e escrita na vida de todas as pessoas, especialmente em idade escolar, já que a leitura e escrita abrem novos horizontes na vida das pessoas.
...