DURKHEIM E A SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
Por: Hellen Cristine Cardoso • 22/8/2018 • Resenha • 716 Palavras (3 Páginas) • 292 Visualizações
DURKHEIM E A SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
O texto tem como objetivo a concepção inicial expressa por Emile Durkheim (1858-1917) sobre a realidade educacional. Irá tratar dos principais resultados da leitura do livro Educação e sociedade, assim como, falará do aparecimento de outros dois livros sobre educação, escritos pelo autor já citado.
Olhando um pouco a história de Durkheim percebe-se que ele se preparou desde muito cedo para o magistério, conviveu com pessoas intelectualmente brilhantes da época. Mais tarde lecionou Pedagogia e Ciência Social na Faculdade de Letras de Bordéus. Em Sorbonne foi auxiliar do famoso educador Buisson, depois admitido com efetivo. Tinha um forte interesse pela educação no país. A obra educacional de Durkheim é cercada por singularidades, contradições e estranhezas.
Fernando de Azevedo, o principal discípulo brasileiro do sociólogo francês, lembra o aparecimento tardio de uma Sociologia da Educação, quando outros setores sociológicos já se encontravam perfeitamente consolidados. Com um "pequeno e excelente livro" (Educação e sociologia) firma-se um ponto de partida para a disciplina (Azevedo [19 --]).
Durkheim analisa a vida social dos indivíduos desde a antiguidade, as exigências criadas pelas várias civilizações. Após esta análise sobre o tema, ele propõe sua definição própria:
"A educação é a ação exercida, pelas gerações adultas, sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política, no seu conjunto, e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destina" (Durkheim, 1978, p. 41)
Ressalta aspectos como homogeneidade e diversidade. Destaca os grupos profissionais e distingue o “ser individual” e o “ser social”. A educação constitui esse segundo ser em cada um de nós.
Educação e sociologia foi escrito durante um momento de crise educacional e social, cujo autor interveio constantemente do debate. Fazia frequentes alusões à necessidade de especialização no mundo contemporâneo, temas ligados às concepções de divisão do trabalho social sustentadas pelo autor do livro clássico sobre o assunto.
Nessa obra Durkheim teoriza sobre o valor moralizante da educação. Segundo o autor, a educação é instituição social que é base fundamental para manter a cultura de uma sociedade. A educação é instituição que tem função de transmitir os valores morais da sociedade, pois toda anomalia da estrutura social é causada pelo mau funcionamento dessa instituição.
A educação deve ser um sistema regrado, onde busque instituir no individuo os valores da solidariedade social, despertando a autonomia no aluno, o preparando desde primeira infância para o funcionamento da sociedade orgânica moderna.
É sugerida a releitura de Educação e sociologia visando observar o que mudou desde o momento em que o livro foi escrito até o momento que vivemos atualmente. As fronteiras do sistema educativo foram rompidas pela indústria cultural, a tecnologia transformou os meios de educação e trouxe novas maneiras de enxergar a metodologia do ensino.
...