De acordo com as abordagens Behaviorista, Psicanálise, Gestalt e Humanista cite as possibilidades e limitações no contexto escolar
Por: sofia18 • 6/9/2019 • Trabalho acadêmico • 472 Palavras (2 Páginas) • 281 Visualizações
De acordo com as abordagens Behaviorista, Psicanálise, Gestalt e Humanista cite as possibilidades e limitações no contexto escolar
Possibilidades
Limitações
Behaviorismo/ Neobehaviorismo
Os behavioristas seguiam o modelo “estímulo-resposta”. Segundo Skinner, o comportamento dos alunos era determinado pelas consequências dos seus atos através do reforço e recompensa (reforço positivo ou negativo) aumentando assim a probabilidade futura de resposta
Outro fator, é o da extinção, se uma vez tirado o estímulo, o comportamento deixará de existir.
Seria compreender o comportamento aluno apenas através de suas reações, negando qualquer evento mental, pois só pode ser estudado aquilo que é observável.
Nesta percepção ficam esquecidas as individualidades de cada aluno. Limitando-se apenas a observação do comportamento dos alunos
Gestalt
Para os gestaltistas, o cérebro funciona com todos os seus elementos conscientes e não podemos dissociá-los. Uma vez que é a maneira como nós percebemos as coisas, que determina o nosso comportamento. Ou seja, a percepção é determinante para o comportamento do homem.
A teoria destaca que o cérebro trabalha dinamicamente sempre buscando o equilíbrio e simplicidade e harmonia para a solução de problemas. Através aprendizagem por insight, vê-se o problema como um todo, analisa as possibilidades de solução e busca a solução para reestabelecer o equilíbrio anterior.
Aqui como a percepção do aluno é que deve ser levada em consideração. Ele poderá se prender a sua própria interpretação e limitará a sua aprendizagem já que a intervenção do educador deverá ser a mínima possível, apenas devendo criar um clima favorável à aprendizagem.
Possibilidades
Limitações
Psicanálise
Na psicanálise busca compreender o significado oculto do inconsciente, pois somos um conjunto de fatores conscientes (percepção, atenção, memoria e intencionalidade) e inconsciente.
Froid explicou que na educação o vínculo afetivo entre aluno-professor / professor-aluno é de suma importância para o processo de aprendizagem. Uma vez que nessa relação de transferência e contratransferência, que pode ser reduzido a amor e ódio, os professores inconscientemente “ocupam “o papel de pais substitutos”.
Assim, caso haja uma empatia entre aluno-professor isso ajudará a transmitir determinado assunto, na mesma medida que se não houver essa afinidade, por mais que o assunto seja bom, o aluno não mostrará interesse dificultando o processo de aprendizagem.
O indivíduo pode incluir ou excluir da consciência determinado assunto conteúdos indesejáveis
...