Deficiencia Intelectual: Um estudo de caso
Por: AS15 • 18/5/2015 • Artigo • 5.869 Palavras (24 Páginas) • 239 Visualizações
FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO BRAZ
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UM ESTUDO DE CASO
CURITIBA/PR
2014
FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO BRAZ
TEREZINHA APARECIDA DA SILVA
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UM ESTUDO DE CASO
Trabalho entregue à Faculdade de Educação São Braz, como requisito legal para convalidação de competências, para obtenção de certificado de Especialização Lato Sensu, do curso Pós-Graduação em Educação Especial Inclusiva com ênfase em Deficiência Intelectual, conforme Norma Regimental Interna e Art. 47, Inciso 2, da LDB 9394/96.
Orientadora: Luciane Canhoto Jamur.
CURITIBA/PR
2014
FOLHA DE APROVAÇÃO
TEREZINHA APARECIDA DA SILVA
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UM ESTUDO DE CASO
Trabalho entregue à Faculdade de Educação São Braz, como requisito legal para convalidação de competências, para obtenção de certificado de Especialização Lato Sensu, do curso Pós-Graduação em Educação Especial Inclusiva com ênfase em Deficiência Intelectual,conforme Norma Regimental Interna e Art. 47, Inciso 2, da LDB 9394/96.
Orientadora: Luciane Canhoto Jamur.
Aprovado(a) em: _____/_____/_______
Examinadores:
Prof. (Esp/Me/Dr.) ____________________________________________________
Instituição: ___________________________ Assinatura: _____________________
Prof. (Esp/Me/Dr.) ____________________________________________________
Instituição: ___________________________ Assinatura: _____________________
Prof. (Esp/Me/Dr.) ____________________________________________________
Instituição: ___________________________ Assinatura: _____________________
RESUMO
O estudo de caso trata da aluna A.M.S, que está matriculada no 2º ano do ensino fundamental e no contraturno, nesta mesma escola, frequenta a Sala de Recurso duas vezes por semana; nos outros dias participa de um projeto social. Apresenta déficit intelectual com dificuldade de verbalizar conceitos adquiridos na aprendizagem ou por experiência obtida na vivência, indicando comprometimento sério na memória. Nas atividades de leitura e escrita é que está o seu maior desafio, não elabora e não produz textos, escreve somente frases que às vezes remetem ao conteúdo solicitado, mas não chega a formar um texto. Pode-se dizer que a escola onde estuda a aluna A.M.S, é comprometida com a proposta de inclusão. Percebe-se que a equipe pedagógica procura encontrar meios para vencer as dificuldades de socialização, de comunicação apresentados pelo aluno em estudo. Observa-se que mesmo com a falta de experiência da equipe em lidar com quadros de deficiência, intelectual dentre outras dificuldades, aceitaram o desafio de receber esse aluno e ajudá-lo no que for possível, fazendo com que ele permanecesse o maior tempo possível dentro da sala de aula, expandindo o seu potencial de comunicação e afeto com as professoras, funcionários e colegas de classe; porém, ele se apresenta tímido em relação aos colegas da escola, e, em relação aos professores existe uma barreira que dificulta expressar seus desejos e interesses. Nosso objetivo foi a investigação sobre a problemática apresentada com vistas a um Plano de Intervenção. Fizemos uso de diversos instrumentos Psicopedagógicos nessa investigação chegando a uma síntese diagnóstica e ao Plano com orientações à escola e à família.
Palavras-chave: Atendimento Educacional Especializado; Educação Especial; Escola comum; Aprendizagem
1.INTRODUÇÃO
Gostando de desafios, atuo como professora e a razão pela qual estou participando do curso de pós-graduação é principalmente agregar, aprofundar e aprimorar conhecimentos adquiridos, ao longo do exercício da minha prática docente.
Foram justamente os desafios de aprendizagem que motivaram a realização desse estudo de caso, pois como educador sempre me preocupou a realidade escolar atual que despertou o interesse em aprofundar os conhecimentos para compreender e atuar nas situações com as quais nos deparamos cotidianamente nas escolas brasileiras.
Dessa maneira, esse trabalho objetiva ressaltar a importância de um profissional no ambiente escolar que investigue e diagnostique dificuldades de aprendizagem a partir da aplicação de instrumentos e ofereça à instituição e à família subsídios para sanar tais dificuldades.
Para a elaboração do diagnóstico percorremos o caminho da pesquisa, observação, análise e interpretação de cada um dos instrumentos aplicados, conforme relatamos ao longo desse trabalho, a partir da reflexão sobre o caso A.M.S. Observa-se que seu problema está relacionado a inúmeros aspectos.
A partir das avaliações exames e testes realizados na APAE de Catanduva/SP, a aluna A.M.S apresenta déficit intelectual com dificuldade de verbalizar conceitos adquiridos na aprendizagem, ou por experiência obtida na vivência, indicando comprometimento sério na memória. Nas atividades de leitura e escrita é que está o seu maior desafio, não elabora e não produz textos, escreve somente frases que às vezes remetem ao conteúdo solicitado, mas não chega a formar um texto. Concentra-se para realizar as atividades propostas, porém apresenta muita dificuldade na compreensão das mesmas, por isso se faz necessária a mediação constante da professora.
A elaboração do referido estudo de caso, resultou na construção de um diagnóstico e plano de intervenção para ser aplicado no caso.
2. DIAGNÓSTICO
2.1 Proposição do Estudo de Caso
2.2 Anamnese
AMS, nascida aos 04 dias, do mês de fevereiro do ano de dois mil e seis, filha de J. C. S. e M. R. S, matriculada no 2º ano do ensino fundamental, na Escola Municipal localizada na cidade de Catanduva, estado de São Paulo.
Trata-se da união repentina dos pais, que com pouco tempo de relacionamento foram surpreendidos por uma gravidez, não planejada, porém a filha foi esperada e recebida com amor. Durante a gravidez o casal passou por situações difíceis causadas pelos pais do senhor J.C.S., que não aceitavam a união do filho com a senhora M.R.S., pois a mesma pertence a uma família rival.
...