Dengue, Chikungunya, Zika e Febre Amarela: Aspectos Epidemiológicos, Clínicos e de Prevenção
Por: Luís Fernando S. Sanguebsche • 11/9/2019 • Resenha • 314 Palavras (2 Páginas) • 686 Visualizações
Relatório de Atividade
Título: Dengue, Chikungunya, Zika e Febre Amarela: Aspectos Epidemiológicos, Clínicos e de Prevenção.
Palestrante: Flavio Burati Gonçalves
Data: 31/5/2019
Horário de início: 09:00 h
Curso de Pedagogia
Juína, 31/5/2019
No dia 31/5/2019 realizou-se no pólo da UNIP em Juína – MT, uma palestra em forma de vídeo, na qual o assunto abordado pelo Flavio Burati Gonçalves foi o tema: Dengue, Chikungunya, Zika e Febre Amarela: Aspectos Epidemiológicos, Clínicos e de Prevenção.
Inicialmente foi exposto uma explicação sobre as arboviroses, classificação dos diferentes tipos de vírus e a qual família pertencem. Dengue, zika e febre amarela são transmitidos pelo mosquito do gênero flavivirus, famíliaFlaviviridae, enquanto que a chikungunya a transmissão se dá pelo vírus do gênero alphavirus, família Togaviridae.
Em seguida, o palestrante apresentou o modo de transmissão dessas doenças, onde o ser humano contaminado é o principal reservatório dos vírus, o mesmo é transmitido quando o mosquito contaminado pica uma pessoa saudável.
Foi apresentado sobre os sintomas: febre, dor nas articulações, manchas na pele, e hemorragia e o quadro das três doenças diferenciando esses sintomas em cada uma. O diagnóstico é feito através de exame clínico dos sintomas e laboratorial por exame de sangue. No tratamento não tem nenhum específico, apenas cuidados para aliviar os sintomas.
O principal cuidado é através da prevenção, uso de repelentes, eliminar criadouros do mosquito, água acumulada em vasilhas e cuidado para não deixar lixo jogado no quintal, tudo o que auxiliar na proliferação do mosquito.
Foi conversado sobre o perigo da zika durante a gravidez, pode acontecer aborto e malformação congênita que é a microcefalia, onde a criança nasce com o cérebro sem o desenvolvimento adequado.
Na febre amarela comentou-se sobre a vacinação, diagnóstico e aumento do número de casos em anos recentes, infecção em primatas e seres humanos.
Para finalizar foi destacado que a hidratação é muito importante no tratamento das doenças expostas na palestra. Pode ser usado suco, água de coco e soro de reidratação oral.
...