Desafiando Barreiras Na Alfabetização De Deficientes Intelectuais
Por: michellepeterka • 25/4/2024 • Artigo • 7.986 Palavras (32 Páginas) • 43 Visualizações
Desafiando barreiras na alfabetização de deficientes intelectuais
Desafiando barreiras na alfabetização de deficientes intelectuais
Trabalho de Conclusão de curso apresentado á Faculdade Associada Brasil - FAB, para obtenção de diploma de pedagogia, sob orientação do professor
AGRADECIMENTOS
Á Deus,
Por ter me ajudado e me dado forças nos momentos mais difíceis, tornando possível o que eu pensava ser impossível.
A todos os meus amigos, que me ajudaram e apoiaram quando mais precisei e pelos inúmeros momentos inesquecíveis que compartilhamos...
A toda nossa minha família, que acreditaram no meu sucesso e que tiveram muita paciência em vários momentos de dificuldades.
A todos, minha eterna gratidão.
RESUMO
Buscamos nesse trabalho de conclusão de curso, levantar algumas questões de como ocorre alunos da leitura e da escrita com Deficiência Intelectual e sua aprendizagem da leitura e da escrita tendo como objetivo refletir sobre a ocorrência dos processos de alfabetização e de letramento em alunos com Deficiência Intelectual. Considerando que saber ler e escrever são uma condição indispensável para exercer a cidadania. Passamos pela alfabetização e o letramento, mostrando o quanto é importante o processo de alfabetização e letramento e quede forma alguma podemos trabalhar com a alfabetização e letramento de maneira separada, pois um completa o outro e portanto, são processos indissociáveis, possibilitar a criança que se alfabetize em um contexto letrado é o ideal para a sua formação como leitora. No campo da linguística tratamos de apresentar brevemente as contribuições dessa área de estudo nos seus aspectos sociolinguísticos, psicolinguisticos e linguísticos, através de uma análise identificamos que a escola é o espaço que melhor proporciona o encontro do leitor com o livro
Palavras chaves: Alfabetização; Letramento ; Deficiência Intelectual.
ABSTRACT
We seek that completion of course work, raise some issues occurs as students reading and writing with Intellectual Disabilities and their learning of reading and writing with the purpose to reflect on the occurrence of literacy processes and literacy in students with Intellectual Disabilities . Whereas reading and writing are an essential condition for exercising citizenship. We passed the literacy and literacy, showing how important the process of literacy and literacy is quede and somehow we can work with literacy and literacy separate way because one completes the other and therefore are inseparable processes, enabling the child who alphabetise in a literate context is ideal for your training as a reader. In the field of linguistics to treat briefly present the contributions of this study area in its aspects sociolinguistic, psycholinguistic and linguistic, through an analysis identified that the school is the space that provides the best encounter of the reader with the book
Key words: Literacy; Literacy; Intellectual Disabilities.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 8
1. A Deficiência Intelectual 10
1.1 O que é deficiência? 10
1.2 Pessoas com Deficiência Intelectual: um breve histórico. 11
1.3 O que é Deficiência Intelectual? 13
2. A ESCOLA COMUM E A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL 16
2.1 A Escola comum e a Deficiência Intelectual 16
2.2 O Atendimento Educacional Especializado. 17
2.3 Diferença entre sala regular e Atendimento Educacional Especializado. 19
3. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO 21
3.1 Alfabetização e letremento: algumas reflexões 21
3.2 Alfabetização e letremento: para o aluno com deficiencia Intelectual 25
3.3 Análise linguística, psicolinguísta, sociolinguística da alfabetização. 26
3.4 Escola, espaço privilegiado para o encontro entre o leitor e o livro 28
CONSIDERAÇÕES FINAIS 30
BIBLIOGRAFIA 32
INTRODUÇÃO
O processo de inclusão de pessoas com Deficiência Intelectual na escola comum tem que envolver o oferecimento de condições físicas, pedagógicas e sociais para que esse aluno com necessidades especiais possa aprender e a exercer seu papel de cidadão, tendo direito a uma educação de qualidade, com oportunidades de aprendizagens que possam humanizá-los.
Nesse presente momento as escolas comuns estão recebendo diversos alunos com as mais variadas deficiências, inclusive alunos com Deficiência Intelectual, e o que podemos verificar é que esses alunos com Deficiência Intelectual têm maiores dificuldades no seu processo de aquisição de leitura e escrita o que acarreta o fracasso desses alunos ao concluírem o ensino fundamental, muitos não estarão alfabetizados.
Dentre muitos problemas que a escola comum enfrenta ao receber um aluno com Deficiência Intelectual, temos como um dos principais a falta de preparação do professor que não por falta de vontade, mas por falta de conhecimento utilizam atividades de repetição e memorização ao invés de buscar envolver esse aluno em situações de aprendizagens significativas.
Com essas atitudes os professores acabam inferiorizando a capacidade de aprendizagem do aluno com deficiência intelectual, ocasionando prejuízos para suas aprendizagens e para o sue desenvolvimento como ser humano.
Iniciamos esse trabalho de conclusão de curso fazendo um panorama da atual situação da aprendizagem do aluno com deficiência intelectual e sobre sua alfabetização e letramento.
Sabemos que a alfabetização e letramento são processos diferentes, porém, indissociáveis, a alfabetização é a codificação e a decodificação da língua materna o letramento e a compreensão da língua é a capacidade de analisar, interpretar o conhecimento, portanto, é preciso que a alfabetização seja realizada em um contexto letrado para que o aluno não se torne apenas dominador das habilidades mecânicas, mas que se faça a construção de um efetivo leitor.
...