O Desenvolvimento do Autista no Ensino Fundamental
Por: acggca • 14/4/2018 • Artigo • 4.377 Palavras (18 Páginas) • 264 Visualizações
FACULDADE XV DE AGOSTO
Pós – Graduação em Educação Especial
com Ênfase em Deficiência Intelectual
Daniela Novo Miante de Brito
Desenvolvimento do Autista no Ensino Fundamental
São Paulo
2016
Daniela Novo Miante de Brito
Desenvolvimento do Autista no Ensino Fundamental
Monografia apresentada a faculdade XV de Agosto como requisito parcial para a obtenção do título de graduado em Educação Especial com ênfase em Deficiência Intelectual
Orientador(a) Rachel Theodoro
São Paulo
2016
Daniela Novo Miante de Brito
Monografia apresentada a faculdade XV de Agosto como requisito parcial para a obtenção do título de graduado em Educação Especial com ênfase em Deficiência Intelectual
Orientador(a) Rachel Theodoro
Aprovado em:
Banca Examinadora
Prof(a) ___________________________________________________________
Assinatura_________________________________________________________
Prof(a) Ms _________________________________________________________
Assinatura_________________________________________________________
SUMÁRIO
Introdução ............................................................................................... 06
Capítulo I – Conhecendo o Autismo..........................................................07
Capítulo II – Contextualização...................................................................09
Capítulo III – O Trabalho Educativo com o Autista....................................11
Considerações finais..................................................................................14
Referências Bibliográficas..........................................................................15
Resumo:
A presente atividade objetiva conhecer os métodos utilizados por educadores na alfabetização e na inclusão social de crianças com necessidades especiais e em especial o autista. Quando a criança possui um ritmo próprio de aprender e que existem metodologias indicadas para alfabetizar e incluir socialmente uma criança especial variando conforme o aluno. Conclui-se que as metodologias utilizadas podem ser proveitosas para as crianças especiais e que incluir estas crianças no universo social é viabilizar sua total independência diante das tarefas mais simples ou também das mais complicadas do cotidiano da sala de aula ou do convívio social.
Palavras - chave: Inclusão - Autismo - Educação
Abstract:
This activity aims to know the methods used by educators in literacy and social inclusion of children with special needs, and in particular the autistic. When a child has a own pace of learning and that there are methodologies indicated to alphabetize and include socially a special child varying according to the student.
It is concluded that the methodologies used can be beneficial for the special children and that include these children in the social universe is to make its total independence in the face of the simplest tasks or also of the most complicated in daily classroom or social life.
Keywords: Inclusion - Autism - Education
Introdução:
Define-se o autismo como uma síndrome complexa que afeta três importantes áreas do desenvolvimento humano que é a comunicação, a socialização e o comportamento. Atualmente o autismo é considerado um Distúrbio do desenvolvimento e faz parte de um grupo de condições denominadas, no seu conjunto, de Distúrbios Abrangentes do Desenvolvimento ou transtornos globais do desenvolvimento. Quando as crianças autistas crescem, desenvolvem suas habilidades sociais em extensão variada. Algumas crianças permanecem indiferentes, não compreendem o que se passa na vida social. Muitos se comportam como se as outras pessoas não existissem, não conseguem manter o contato físico e ocular, mantendo um olhar através de você, não reagem a alguém quando lhes chamam pelo nome. Freqüentemente, facialmente, não conseguem demonstrar suas emoções, exceto se estiverem muito agitados. Permanecem estranhamente distantes e desinteressados no que ocorre ao seu redor. Pessoas com esse distúrbio possuem dificuldades qualitativas na comunicação, interação social, e a imaginação e conseqüentemente problemas comportamentais.
...