Design e finalidade do ensino
Tese: Design e finalidade do ensino. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: rosangelamatos • 7/3/2014 • Tese • 2.088 Palavras (9 Páginas) • 354 Visualizações
Faculdade Anhanguera de Taboão da Serra
Curso: Pedagogia 1º
Turma:
Disciplina: Didática
Professora: Alunas: Cléia Peres Fonseca RA
Rosangela Silva Matos RA 6318197740
Regina Maria da Silva RA
Tatiane Virgens dos Santos RA
Introdução
Este trabalho aborda a concepção e objetivo da Didática, e discute as diversas praticam pedagógicas, enfatizando a visão critica e transformadora sobre plano de aula. Os objetivos deste trabalho é construir um marco epistemológico e teórico, para pratica e a identidade profissional docente, considerando contextualizar a pratica docente e seus entrelaçamentos sociais, políticos, econômicos e culturais, provocarem uma reflexão sobre as origens didáticas e sua função mediadora na construção da identidade profissional, destacar aspectos significativos na formação de professores e analisar a relação entre teoria e pratica no fazer pedagógico.
É necessário pensar em Didática para alem de uma simples renovação nas formas de ensinar e aprender. Didática é um dos ramos da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e modos de realização do processo de ensino, cabe a Didática converter objetos sociopolíticos e pedagógicos em objetivos de ensino, alem de selecionar conteúdos e métodos de acordo com esses objetivos, a fim de estabelecer vínculos entre ensino e aprendizagem.
Neste trabalho acadêmico, vamos relatar o que absorvido, aprendido e praticado por nos alunos. Dentre os contextos que envolvem a Didática, os procedimentos para o desenvolvimento de uma boa aula, mas para isso devemos levar em conta um bom planejamento, os objetivos que queremos alcançar os procedimentos a serem usados.
Durante as aulas de Didáticas foram apresentadas vídeos aulas a partir dos textos do PLT, baseadas na formulação dos objetivos educacionais, seleção e organização dos conteúdos, os procedimentos, a utilização dos recursos audiovisuais, ou seja, recursos que poderá enriquecer muito as nossas aulas, e como utilizá-los de forma correta.
Para a realização de nosso trabalho tivemos vários encontros para se chegar ao resultado final. Primeiramente nos reunimos em sala de aula para definir a série, o ano, o local de onde será o ponto de partida de nosso trabalho. Após discutirmos, o nosso grupo escolheu o 1° ano do ensino fundamental, da Escola ALFA, da rede de Ensino Particular, na cidade de Embu das Artes. A sala que escolhemos é o 1º Ano do Fundamental, turma única do turno matutino, a sala possui 18 alunos, é uma sala de aula bem organizada, os alunos sentam em filas, e se interagem bem nas aulas, as carteiras e a sala são muito bem higienizadas, e espaçosas, as paredes são bem decoradas, com temas escolhidos para serem trabalhados durante o ano todo, dependendo da atividade os alunos podem se sentar de dois ou em grupos. A interação dos alunos com o professor é de respeito mútuo.
A escola tenta fazer com que os pais dos alunos sejam participativos através de reuniões bimestrais e eventos como: feiras de Ciência, apresentação das atividades extras (balé, karatê) de acordo com a programação de datas festivas do calendário escolar.
Dentre todas as informações obtidas sobre a turma nos reunimos novamente em pesquisas dos livros didáticos para definir o tema de nossa aula, o tema escolhido foi o vocabulário (grafia e oralidade), pois poderemos trabalhar a disciplinas como: Português, com leitura e escrita, em Artes, com colagens, Matemática, contando os números de silabas.
Para nos ajudar a entender e desenvolver melhor nosso trabalho elaboraram algumas sínteses do nosso PLT, que vão nos ajudar, para que todos esses e mais conteúdos sejam trabalhados de forma correta.
A formulação de objetivos educacionais
O professor consciencioso, quando entra numa sala de aula, geralmente sabe o que pretende conseguir. Mas não basta apenas ter uma vaga noção dos objetivos é preciso explicitá-los, isto é, especificá-los de forma clara e precisa, para que eles possam realmente orientar e direcionar as atividades de ensino-aprendizagem. É necessário também que o professor tenha seus objetivos educacionais que são os resultados desejados e previstos para a ação educativa que é resultada de atividades pedagógicas.
Objetivos gerais são aqueles previstos para uma escola, certa área de estudos, entre outros, que será alcançada em longo prazo.
Objetivos específicos: é aquela definida especificamente para uma disciplina, uma aula.
Na função dos objetivos específicos, deve haver coerência entre as fases do planejamento e execução do trabalho didático, deve haver também harmonia e adequação entre a definição de objetivos, a seleção de conteúdos e a determinação das formas de avaliação. É aconselhável que cada objetivo especifico, seja elaborado de modo a incluir apenas um resultado ao mesmo tempo. Na função dos objetivos gerais, o primeiro passo, a ser dado é adaptá-lo ao grau e a serie para o qual o professor leciona. Assim os objetivos específicos decorrentes da operacionalização de um objetivo geral que se identifica com as atividades a serem realizados pelos alunos, ajudando o professor a definir seus procedimentos de ensino.
O objetivo educacional tem um caráter orientador onde o educador precisa saber o que quer atingir com o seu trabalho e onde deseja chegar. Com isso o professor deve valorizar mais os objetivos que focalizam a compreensão, aplicação, analise e entre outros. Além de todo esse contexto, nós educadores devemos formar cidadãos conscientes, críticos e participativos capazes de compreender a realidade em que vivem.
Além dos objetivos a serem alcançados, para se ter um bom plano de aula, também é necessário a seleção de conteúdos, ou seja, o próximo texto também vai nos ajudar a entender melhor como isso acontece.
Seleção e organização dos conteúdos curriculares
A escola tem como função básica a transmissão sistematizada do conhecimento universal. Alem disso, é preciso imprimir no cotidiano das crianças e jovens a vivencia de valores essenciais para a sobrevivência
...