Despertar a leitura na educação infantil
Por: guirique • 17/11/2016 • Projeto de pesquisa • 1.374 Palavras (6 Páginas) • 306 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
Centro de Educação à Distância
Polo de Apoio Presencial de Manaus - AM
Curso de Licenciatura em Pedagogia
Graciete Rocha da Costa RA 437720
Françoice de Souza Costa RA 408665
Cleide dos Santos Medeiros RA 433970
Mery Cley Pontes Beltrão RA 9573427127
DESAFIO PROFISSIONAL
MANAUS – AMAZONAS
2016
Graciete Rocha da Costa RA 437720
Françoice de Souza Costa RA 408665
Cleide dos Santos Medeiros RA 433970
Mery Cley Pontes Beltrão RA 9573427127
DESAFIO PROFISSIONAL
Relatório apresentado à Universidade Anhanguera – Uniderp como requisito para obtenção de nota final da disciplina norteadoras sob a orientação da Silvana Barbosa Pinto.
MANAUS – AM
2016
Introdução
O presente projeto visa informar e instruir sobre os desafios, avanços e possibilidades que permeiam a realidade das pessoas com deficiência inseridas na escola regular, pois cada indivíduo, com ou sem deficiência, é um ser único e especial, capaz de aprender, socializar e produzir algo tanto no contexto escolar e profissional. E como a Escola Espaço do Saber que é uma escola inclusiva e já tem crianças com necessidades especiais criou esse projeto para esclarecer esse assunto e junto com a comunidade salientar que para controle da doença é preciso, não só o trabalho da
Administração municipal, mas o principal, que é a participação popular efetiva na eliminação de possíveis criadouros
Projeto: Com a inclusão de todos: O Aedes será excluído.
O projeto visa contribuir não somente dentro do espaço escolar, mas em toda a comunidade para a prevenção contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor dos principais vírus que afetam a população: Zica vírus, Dengue e febre Chikungunya.
A prevenção é a forma mais eficiente de combater o mosquito e proteger o nosso meio dessas doenças que podem até matar, pensando no avanço e crescimento do problema que atinge todas as regiões do Brasil. A Escola Estadual Espaço do Saber criou o Projeto para orientar e colocar em prática o combate total ao mosquito.
Nesse projeto a inclusão dos alunos com necessidades especiais atenta para a importância de mantê-los sempre ativos, ajudando no desenvolvimento e motivando na busca de suas próprias conquistas. As limitações não podem ser vistas como algo que o torna incapaz, ao contrário, a cada dia podem ser derrubadas pelo próprio aluno.
O Projeto inclui a organização de palestras sobre o perigo do Aedes e a prevenção na escola, casa e em toda a comunidade. Vale ressaltar que haverá um profissional de Libras que estará presente para atender aos alunos e membros da comunidade com deficiência.
Ações educativas que promovam o cuidado com o meio ambiente, com o que jogamos nas ruas serão feitas para que haja meios de solucionar o problema, propondo a reciclagem, o armazenamento correto dos lixos, à limpeza regular de lugares onde os mosquitos se proliferam, entre outros.
Também contará com mutirões realizados pelos alunos e professores que visitarão casas, estabelecimentos e outras escolas combatendo os focos do mosquito, os alunos irão garantir sua aprendizagem e também serão responsáveis pelo ensino de outras pessoas.
Contudo isso, esse projeto será de grande proveito para a aquisição e transmissão de conhecimentos entre a escola e a comunidade, atendendo a necessidade de todos e colaborando para um ambiente limpo e saudável, evitando que ocorram grandes números nos casos de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti.
Objetivos Gerais:
- Intensificar o combate ao mosquito por meio de cuidados com o meio ambiente.
- Conscientizar a comunidade sobre a importância de prevenção do mosquito Aedes Aegypti.
- Desenvolver ações que incluam a participação ativa de crianças com necessidades especiais
Objetivos Específicos:
- Frisar a importância de manter o meio ambiente preservado para o combate às doenças.
- Promover ações que envolvam a participação da comunidade dentro da escola.
- Possibilitar aos alunos e membros da comunidade conhecimentos sobre o ensino de LIBRAS.
- Construir um ambiente de interação entre todos os alunos
- Despertar o interesse do aluno para ações coletivas.
- Ampliar o conhecimento do aluno acerca da transmissão de doenças.
- Vivenciar atividades que promovam a diversidade.
Atividades desenvolvidas
- Montagem de faixas e murais específicos sobre o tema, dentro e fora da escola.
- Realização de palestras por agentes de saúde com participação do profissional de LIBRAS.
- Concurso de desenhos e frases, sobre o tema.
- Conscientizar os moradores e empresas através de uma passeata pelo bairro contra o Aedes Aegypti e mutirão de limpeza.
- Professores e alunos distribuirão folhetos e levarão cartazes mostrando o perigo com as doenças causadas pelo mosquito.
Trabalhando a Interdisciplinaridade
Matemática: Os alunos criam problemas, envolvendo números de casos da doença registrada nos últimos 2 anos. Observar se houve aumento ou diminuição do número de casos no Estado do Amazonas através de gráficos feitos pelos alunos.
Ciências: Onde o mosquito Aedes aegypti pode se desenvolver? Como deve agir para destruir os criadouros do mosquito? Quais doenças são transmitidas através do Aedes? Quais os sintomas da Zika vírus, Dengue, febre Chikungunya.
Português: Recortar notícias sobre o mosquito para Montagem cartazes, faixas e murais específicos sobre o tema, dentro e fora da escola; Realização de palestras por agentes de saúde com a participação do profissional de LIBRAS;
História: Pesquisar sobre os países que já sofreram com as doenças causadas pelo aedes?
...