Didática
Por: campoi • 1/7/2015 • Trabalho acadêmico • 1.113 Palavras (5 Páginas) • 269 Visualizações
Centro Universitário Internacional UNINTER
Licenciatura em Geografia- 1º semestre
Nome do aluno:
Portifólio de Didática
Portifólio de Didática
Elementos didáticos:Objetivos,conteúdo,método e avaliação
Trabalho de produção textual entregue ao Centro Universitário Internacional –UNINTER como requisito no curso de licenciatura em Geografia.
Sumário
1. Introdução
2. Desenvolvimento
3. Conclusão
4. Referências
1.Introdução
A didática é usualmente vista como sinônimo de métodos e técnicas de ensino ,e a escola é tida coma a instituição que transmite o conhecimento.
No entanto ,ao longo dos últimos 35 anos, a didática passou por intenso questionamento. Deixou de ser considerada como disciplina instrumental ocupada apenas com o fazer e passou a ser entendida como uma área do conhecimento ,com objetivo de estudo próprio ,qual seja,o processo de ensino e suas relações.
Em meados da década de 80 do século XX,estudos realizados por Martins , abordam a didática não como guia da ação prática tal qual pretendem os manuais,mas na qualidade de expressão de uma prática determinada num momento histórico determinado.Nessa perspectiva, o estudo da didática se fará pela caracterização das formas assumidas pelo processo didático em diferentes contextos históricos.
2.Elementos didáticos objetivos,conteúdo,método,avaliação
A organização das formas em práticas de interação entre professores e alunos inclui o planejamento cuidadoso da ação docente,ato que envolve os seguintes elementos didáticos :a definição dos objetivos,a seleção e a organização dos conteúdos, a definição do método,e a escolha das técnicas , bem como a escolha dos instrumentos e dos critérios de avaliação.
2.1 Objetivos de ensino
Na teoria
A determinação dos objetivos de ensino é considerada elemento fundamental do processo de planejamento da prática pedagógica. A determinação clara dos objetivos de ensino constitui a base para a seleção dos métodos e das técnicas de ensino ,dos recursos materiais ,das formas de avaliação e dos conteúdos mais adequados para que tais objetivo sejam atingidos. Os objetivos de ensino assumem diferentes formas de elaboração de acordo com a abordagem do ensino.
Na prática
O que se observa em muitas escolas é que o professor pouco participa da elaboração dos objetivos do ensino. Eles manifestam insatisfação por serem excluídos do momento da concepção do processo de ensino e ressaltam a inadequação dos objetivos impostos a realidade dos seus alunos.Mesmo impedidos de participar da concepção do seu processo de trabalho e levados a executar o que foi pensado por outros,o professores demonstram perceber o que é importante para o seu aluno e o que não é.
Na condição de executor de tarefas e excluídos do momento de planejar ,o professor não perde a capacidade de analisar as circunstâncias concretas em que vive no cotidiano do seu fazer pedagógico ,para descobrir o que é melhor para seu trabalho tendo em vista o aluno.
2.2 Conteúdos escolares
Na teoria
O professor é quem seleciona,organiza e apresenta o conteúdo ao aluno ,de acordo com um plano que atenda interesses e necessidades de sua classe .
Para a organização sequencial dos conteúdos,recomendam-se os seguintes critérios :sequência lógica (coerente com a estrutura e objetivo da disciplina),gradualidade na distribuição adequada em pequenas etapas (considerando-se a experiência anterior do aluno),continuidade de (articulação entre conteúdos),integração entre as diversas disciplinas do currículo.
Na prática
Embora ,na teoria ,a seleção e a organização dos conteúdos escolares sejam tarefas do professor ,na prática ,isso não acontece. Os professores reclamam da distância existente entre o conteúdo programático e a realidade dos alunos. A quantidade de informações geralmente ,prejudica a qualidade. A distribuição ,a organização e a dosagem do conteúdo ,segundo professores ,são inadequadas .
O professor considera o conteúdo escolar defasado em relação às necessidades e aos interesses dos alunos. Pela prática ,ele considera que o conteúdo só é importante na medida em que auxilia o aluno na resolução dos problemas do cotidiano.
2.3 Método do ensino
Na teoria
A questão do método de ensino e suas implicações na aprendizagem escolar é tema central na formação do
...