Didática - Formação Docente
Por: Nanda2625 • 5/3/2016 • Resenha • 821 Palavras (4 Páginas) • 326 Visualizações
Formação docente: Um breve histórico.
No decorrer da leitura retrataremos as diversas fases da formação docente e as influências sociais na formação de professores.
1º Item – FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A TRANSMISSÃO CULTURAL.
As escolas normais responsáveis pela Formação de Professores, instituiu-se durante o Império,no ano de 1835.
Essas escolas formavam em sua grande maioria mulheres ,que teriam nos seus trabalhos escolares a continuação das tarefas domésticas.
2º Item – FORMAÇÃO DOCENTE PARA O TREINAMENTO DE HABILIDADES.
No final do século XIX e no início do XX ocorreram mudanças nas concepções de aprendizagem e no processo de ensino.
O saber docente deixa de ocupar o centro da gravidade do ato pedagógico, que se transfere para o estudante.Com isso, o ensino deveria ser centrado no aluno e na sua maneira de aprender e pensar.
Apesar dessas mudanças somente no ano de 1930 essas idéias irão influenciar a formação de professores.
Entretanto a preocupação política em relação a escola (favorecendo a classe dominante) , volta ao ponto de partida,retornando o plano técnico pedagógico.Os currículos das escolas normais tinham como principal objetivo as técnicas de ensino ( Pedagogia Tecnicista).
A teoria de que os alunos aprendem fazendo, leva ao estudo de metodologias ativas e das propostas de educadores como: Montessori,Decroly,Cousinet entre outros.
Enfatizava-se a importância do respeito as diferenças sociais, muito presentes em nossa sociedade,apesar disso, o papel político da educação e da escola não chegaram a ser reconhecidos.Os professores continuavam sendo formados numa visão acrítica, não condizente com uma profissão de tamanha responsabilidade.
No mesmo ano de 1930,com o início do processo de INDUSTRIALIZAÇÃO, a população cresce nas cidades, houve a necessidade dos municípios criarem redes de ensino primário e pré-escolar.Multiplicam-se as escolas normais e se fundam faculdades de Filosofia,Ciência e Letras com cursos de Pedagogia.
Anos depois com a industrialização e com o avanço tecnológico, as indústrias, a sociedade e inclusive as escolas utilizavam essas tecnologias.
A escola passou a ser vista como modeladora do comportamento humano,atendendo aos interesses dos dominantes (políticos),que precisavam de pessoas para atuarem nessa sociedade de produção.
3º Item- FORMAÇÃO DOCENTE PARA UMA ATITUDE CRÍTICA.
No final de 1970, com a abertura democrática ,houve uma mobilização popular, com educadores progressistas ocupando o cenário nacional.
Essa mobilização foi características de críticas a sociedade ,como a educação e específico para o curso de Pedagogia( Na época conhecida como Tecnicista). As críticas acarretaram mudanças no curso de formação de professores, as universidades públicas passam a formar APENAS PROFESSORES, ABANDONANDO a formação deTÉCNICOS.
O novo curso de formação de docente foi influenciado pela Sociologia,ciência que foi muito considerada nas análises das relações educação e sociedade.
Este momento de mudanças enfatizou sobre a importância da criticidade.
4º Item- FORMAÇÃO DOCENTE PARA NOVAS MUDANÇAS.
Década de 1990, vitória do Capitalismo sobre outros regimes políticos, sendo que ambos usavam o lucro, não sendo portanto as necessidades humanas individuais e coletivas a prioridade e nem as pessoas o objetivo fundamental, mas sim para acumular, concentrar e centralizar capital.
Dentro dessa visão o ser humano não se encaixa, o que importa é o acumulo de riquezas, levando uma grande parte de sua população a exclusão.
Com o dominío do mundo pelos países mais ricos(Grupo dos Sete), o mercado de trabalho respondendo aos mandados das potências econômicas centrais, forçou os PROFESSORES deixarem de lado os interesses das classes populares, que aspiravam uma educação LIBERTADORA e CRÍTICA.
...