Didática Geral
Por: daniela24 • 30/4/2015 • Trabalho acadêmico • 1.088 Palavras (5 Páginas) • 250 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
DIDÁTICA GERAL
PLANO DE AULA
RA:
RA:
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Didática Geral”, sob orientação do professor-tutor à distância: Ronaldo de Britto Soares.
PELOTAS
2012
PLANO DE AULA
Foi feita uma visita ao Instituto Estadual de Educação José Bernabé de Souza, onde assistimos a uma aula da Professora da Rosa, uma 3° série do ensino fundamental, há 26 alunos em sala de aula, onde a faixa etária é de 9 a 11 anos, a turma é bastante agitada, com dificuldades de concentração. A sala de aula é bastante decorada, com vários cartazes e trabalhos feitos pelos alunos. As crianças sentam-se em filas, sendo que quando a Professora faz alguma atividade diferenciada, ela organiza os alunos em círculos ou em grupos. Os alunos têm acesso à sala de informática, laboratório, biblioteca e percebe-se que os alunos têm um grande carinho pela Professora.
Com base na nossa visita feita, definimos que o tema da nossa aula será a Novela Carrossel, por que as crianças se identificam muito com esses personagens, pois os mesmos fazem parte da realidade deles, onde trabalharemos os Adjetivos e Substantivos Próprios e Comuns, tendo em vista que o conteúdo foi aplicado anteriormente, faremos uma aula de revisão e fixação dos conteúdos. Nossa aula terá como tempo de duração 45 minutos.
Com base nos textos lidos, procuramos descrever um pouco do que acreditamos serem didáticas prática e didática teórica. A didática teórica é aquela discutida e elaborada fora das salas de aula, com o desenvolvimento dos programas da disciplina, o plano de aula com seus objetivos, conteúdos, avaliação; já a didática prática seria o desenvolvimento do trabalho teórico; ou seja, seria praticar e trabalhar com aquilo que foi desenvolvido e elaborado na parte teórica.
Na didática teórica o planejamento aparece como um recurso fundamental para o desenvolvimento eficiente do processo de ensino, uma previsão de todas as atividades a serem desenvolvidas, tendo-se em vista o alcance dos objetivos visados.
Percebe-se ainda que o Professor desenvolva um trabalho restrito, que sua participação no processo de ensino-aprendizagem é parcial e que, infelizmente, os professores viraram prestadores de serviços; o que explica o baixo nível da educação brasileira no cenário mundial.
Após todo o estudo que foi realizado, definimos os objetivos da nossa aula, que serão: despertar o interesse em realizar as atividades; desenvolver a atenção e o raciocínio; classificar os substantivos próprios e comuns; completar o quadro com os adjetivos adequados.
A Professora fará uma conversa informal com os alunos sobre a Novela Carrossel, se eles se lembram dos personagens, se eles gostam de assistir a novela e logo após irá retomar verbalmente o conteúdo; substantivos próprios e comuns, que foram explicados anteriormente, em outra aula, logo após será entregue uma folha impressa com exercícios para que eles marquem com um x os substantivos que correspondem a cada um, próprio ou comum.
Após a correção desse exercício a Professora irá retomar verbalmente com os alunos os adjetivos e logo após entregará outra folha impressa com um caça-palavras para que os alunos coloquem os adjetivos adequados a cada personagem da Novela Carrossel. Logo após o término da atividade, será feita a correção e Professora terminará a aula com uma conversa sobre o que eles acharam dos exercícios relacionados com a Novela Carrossel.
Utilizaremos nessa aula como recursos de ensino a folha impressa e como recursos materiais, as folhas de oficio, tinta e impressora.
Para avaliar o aproveitamento dos alunos escolhemos três técnicas de avaliação, que serão primeiramente a observação, que é a técnica mais comum nas escolas, onde o professor observa o aluno enquanto ele está fazendo os exercícios em sala de aula e nas mais variadas situações. É uma técnica que o professor dispõe para melhor conhecer seus alunos, identificando suas dificuldades e avaliando seus avanços nas atividades realizadas e seu progresso na aprendizagem.
Outra técnica de avaliação é a auto avaliação, onde a sua prática cria condições para que o aluno tenha uma participação mais ampla e ativa no processo de aprendizagem, por que ele tem a oportunidade de analisar seu processo nos estudos, bem como as atitudes e o comportamento diante do professor e dos colegas. Além disso, a auto avaliação tem uma função pedagógica, pois a consciência dos próprios avanços, limites e necessidades é a melhor forma de conduzir ao aperfeiçoamento.
E por fim o debate que nos permite nas situações de interação, trocar ideias com as pessoas, compreender
...