Didática: conceito e explicações
Por: ranebarbosa • 27/4/2015 • Dissertação • 459 Palavras (2 Páginas) • 267 Visualizações
UNIGRAN – Centro Universitário da Grande Dourados
Curso de Pedagogia a Distância
Disciplina de Didática I
Aluno(a): Lucy Meiry Barbosa Roza RGM: 053.11095
Professora: Elizabete Velter Borges
[pic 1]
[pic 3][pic 2]
ATIVIDADES DAS AULAS – 01 e 02:
A construção desses conhecimentos por meio da reflexão e leituras será fundamental tanto para o estudo de outras disciplinas do curso, quanto para a vida profissional.
Na construção histórica do pensamento didático, existe a contribuição de inúmeros teóricos que podemos denominar de precursores da educação: sendo que cada um deles argumentou acerca da educação conforme o período histórico, econômico, político e social vigente da época.
Desta forma, descreva:
a) Conceito de Didática: (0.5)
Didática é o principal ramo da prática pedagógica para transmitir conhecimentos, ou seja, a técnica de ensinar. Seu objetivo é buscar métodos eficientes que contribuam no processo de aprendizagem do aluno, incentivando-o a desenvolver tarefas e adquirir conhecimento, além de refletir sobre aspectos sociais, políticos e econômicos nas relações de ensino, sendo, portanto, uma atividade importante na formação do homem.
b) O que é tendência pedagógica: (0.5)
A tendência pedagógica é fundamental na Educação devido o seu papel de condução do saber, construída em movimentos sociais, históricos e filosóficos, onde sofreu influências da cultura e política de determinada sociedade naquele momento de transformação. Desta forma, essas novas perspectivas, as tendências pedagógicas, fornecem o método de como ensinar, o que ensinar, para quem ensinar, quando ensinar, e porque ensinar, facilitando assim o trabalho do profissional da área pedagógica, que poderá escolher qual perspectiva seja melhor aplicada para a aprendizagem do aluno.
c) Descreva o tipo de didática utilizada pelo(a) professor(a) que mais marcou seu processo de escolarização enquanto aluno(a) na escola que frequentou na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio ou Superior e qual tendência o mesmo utilizava ou utiliza enquanto metodologia para as suas aulas. Justifique. (1.0)
No Ensino Fundamental, na década de 80, na matéria Estudos Sociais, o professor utilizava uma metodologia de repetição e práticas de memorização do conhecimento. A aula era feita por questões orais, diretas aos alunos, sendo bem rígida e centralizada na matéria, sem o debate da realidade dos acontecimentos que tão pouco se noticiava na época, a saber, os fatos da ditadura militar. Havia aquela verdade única do professor, enciclopédica, com nenhum incentivo nem cuidados com os alunos individualmente, caracterizando uma relação vertical, hierárquica e autoritária. Cabia aos alunos superar suas adversidades pelo próprio esforço pessoal. Logo, o professor aplicava a tendência tradicional pedagógica, onde não há comunicação entre professor e aluno e preza-se a ordem e o silêncio na sala de aula.
...