Dificuldades de Aprendizagem na Alfabetização, Leitura e Escrita
Por: joaquinarocha • 24/5/2016 • Relatório de pesquisa • 1.428 Palavras (6 Páginas) • 657 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
PROJETO
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA ALFABETIZAÇÃO, LEITURA E ESCRITA.
TAGUATINGA – DF
2016
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
PROJETO
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA ALFABETIZAÇÃO, LEITURA E ESCRITA.
Projeto de pesquisa apresentado a faculdade Anhanguera, sob orientação do professor-tutor à distância. Silva G.Galiet
TAGUATINGA–DF
2016
SUMÁRIO
- TEMA _________________________________________________ 04
- JUSTIFICATIVA ________________________________________04
- PROBLEMA______________________________________________04
- OBJETIVO______________ _________________________________ 05
- Objetivo Geral ______________________________________ 05
- Objetivo Específico __________________________________ 05
- METODOLOGIA _________________________________________ 06
- CRONOGRAMA _________________________________________ 06
7.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS __________________________ 07
- TEMA:
Dificuldades de Aprendizagem na alfabetização, leitura e escrita, com foco nos portadores de Distúrbio no Processamento Auditivo Central – DPAC
2.JUSTIFICATIVA:
A elaboração deste estudo se justifica pelo fato de haver um número de crianças com déficit no crescimento e desenvolvimento educacional alto nos ambiente educacional atual e não são atendidos ou direcionados para o apoio educacional e tratamento correto. Existem varias formas de dificuldades de aprendizagem escolar, por variados motivos e uma delas é o Distúrbio no Processamento Auditivo Central, dentre outras, as quais devem ser diagnosticadas e sendo bem acompanhadas as crianças pode exercer seu papel educacional de forma adequada.
3.PROBLEMA:
Detalhar os pontos de dificuldades de aprendizagem educacional do portador de DPAC. Este projeto tem o propósito de refletir os diferentes aspectos relacionados a dificuldade de aprendizagem na alfabetização e na leitura e escrita com direcionamento ao portador do Distúrbio no Processamento Auditivo Central . Isso tem sido uma preocupação para a área dos profissionais de educação, pois, muitas das dificuldades de aprendizagem estão ligadas a esse distúrbio que muitos desconhecem tanto os pais, quanto os profissionais que lidam com um mundo desconhecido que é o cognitivo dessas crianças. Já para (SMITYH, STRICK, 2001, P.14) dificuldades de aprendizagem são “... problemas neurológicos que afetam a capacidade do cérebro para entender, recordar ou comunicar informações”.
4.OBJETIVO:
- 4.1. Objetivo Geral:
Observar e conhecer o que realmente são as dificuldades e transtornos de aprendizagem e suas respectivas formas de desenvolvimento escolar, como TDAH, Dislexia, Disgrafia, Discalculia, Disortografia, Área Emocional, entre outros transtornos, saber o que é, suas principais características, suas causas, conseqüências, sobre os diagnósticos tratamentos e prognósticos. Elaborar um mapa das dificuldades de aprendizagem apresentadas na alfabetização pelos portadores de Distúrbio no Processamento Auditivo Central – DPAC. Como todo este processo de aprendizagem é tratado pela equipe multidisciplinar e apresentar alguns casos diagnosticados e suas respectivas evoluções.
4.2. Objetivos Específicos:
O objetivo deste trabalho e conhecer melhor as dificuldades e transtornos de aprendizagem com intuito de descobrir as melhores formas de lidar com cada transtorno ou dificuldades citados neste trabalho. Conhecer alguns casos e saber como lidar com cada uma de suas dificuldades. Desenvolver um foco no Distúrbio no Processamento Auditivo Central, saber como funciona todo o processo de diagnóstico, tratamento, condicionamento familiar entre outros.
- Levantar na bibliografia as principais dificuldades de aprendizagem do DPAC;
- Observar como essas dificuldades se desenvolve em sala de aula, como leitura e escrita, relacionamento social;
- Identificar as estratégias utilizadas para trabalhar as dificuldades;
- Destacar as formas de tratamento com a equipe multidisciplinar;
- Detectar “sinais de alerta” (sintomas) para diagnosticar e reconhecer quando a criança necessita de ajuda profissional.
- METODOLOGIA:
A pesquisa foi realizada de forma qualitativa e quantitativa, desenvolvida através de observações, entrevistas, questionários, pesquisa de campo. Realizada com professores que já trabalham com crianças no sentido de dificuldades de aprendizagem, familiares, escola da rede pública, privada e clínicas que possuem o chamado atendimento multidisciplinar para esses indivíduos
...