AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA
Por: wivar • 24/4/2022 • Artigo • 4.078 Palavras (17 Páginas) • 224 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE DE CIÊNCIAS EDUCACIONAIS
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL
YARA VIEIRA PIEDADE
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA
NO ENSINO FUNDAMENTAL I
Feira de Santana
2014
YARA VIEIRA PIEDADE
[pic 2]
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA
NO ENSINO FUNDAMENTAL I
Trabalho de Conclusão de Curso, sob a forma de Artigo Científico, apresentado a Faculdade de Ciências Educacionais (FACE), como requisito obrigatório para a conclusão do curso de Pós-graduação Lato Sensu em: Psicopedagoga Institucional
Orientador(a):
Feira de Santana
2014
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DA LEITURA E D A ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL I
[1]
Yara Viera Piedade
RESUMO
A pesquisa que será apresentada abordará as Dificuldades de Aprendizagem (DA)especificas da leitura e escrita, dando ênfase aos tipos de problemas que podem surgir, prejudicando o desenvolvimento dessas vertentes no Ensino Fundamental I, onde irá mostrar que criança com dificuldade de aprendizagem é aquela que apresenta bloqueios na aquisição do conhecimento, na audição, na fala, leitura, raciocínio ou habilidades matemáticas.Estas desordens são intrínsecas ao sujeito, presumidamente, devido a uma disfunção do sistema nervoso central, podendo ocorrer apenas por um período na vida da criança. Desse modo será feito uma revisão teórica do tema,enfatizando também o papel da escola e do professor e da família no processo de superação das dificuldades, buscando fundamentação em autores renomados. Assim objetiva-se com sua realização a sistematização dos tipos de problemas que podem surgir e que prejudicam o perfeito desenvolvimento da leitura e da escrita ainda na infância. Nesse contexto , vislumbrar a leitura e a escrita como essencial para o exercício da cidadania é compreender que as mesmas estão indissociavelmente ligadas e interligadas.
Palavras chaves:Aprendizagem. Dificuldade. Escrita.Leitura.
INTRODUÇÃO
No decorrer dos anos,a educação vem buscando desenvolver no aluno as competências da leitura e da escrita , o que é indispensável para vivermos num mundo onde o acesso às informações é cada vez mais rápido e nossa participação como cidadãos , mais exigentes.
Entretanto sabe-se também que a aprendizagem da leitura e da escrita é um processo complexo que envolve vários sistemas e habilidades como : lingüísticas, perceptuais, motoras e cognitivas.
Dessa forma quanto mais ciente estiver o professor de como se dá o processo de aquisição da leitura e escrita e quais as dificuldades de aprendizagem enfrentadas pelas as crianças para adquiri-la, mais condições terá de encaminhar de forma produtiva o processo de aprendizagem.
Neste contexto Fonseca (1995,p.243) adverte que : “ deve-se combater a inflação da dificuldade de aprendizagem e para tanto é fundamental analisar o problema de fundo”.
Portanto não pode-se deixar de considerar , que a aprendizagem é única em cada individuo e que muitos fatores afetivo-emocionais podem dificultar a aprendizagem onde a identificação precoce das dificuldades podem diminuir suas conseqüências.
Nesta sentido o objetivo geral do artigo consiste em descrever e caracterizar as dificuldades de aprendizagem ligadas ao desenvolvimento da leitura e da escrita, identificando qual o tipo de distúrbio sofrido, apresentando os melhores e mais corretos métodos de aprendizagem. Os objetivos específicos são :
- Identificar quais as dificuldades de aprendizagens que mais assolam os alunos do Ensino fundamental I;
-Mostrar as possíveis medidas de intervenção que podem ser feitas em alunos com dificuldade de aprendizagem;
-Conhecer novas metodologias de ensino que contribua para o processo de aprendizagem.
Diante disso o artigo justifica-se em razão de trazer a baila novos conhecimentos teóricos- metodológicos , onde a abordagem dessa temática se constituem importante , pois mostrará que as Dificuldades de Aprendizagem (DA) é um termo geral que se refere a um grupo heterogêneo de desordens, manifestadas por dificuldades significativas na aquisição e utilização da compreensão da leitura e da escrita.
Assim essa analise é primordial, onde os conhecimentos apresentados poderão ser utilizados para a busca de soluções no contexto da reflexão sobre o processo de ensino- aprendizagem dos alunos com problemas de aprendizagem.
Desta forma a metodologia empregada no desenvolvimento do artigo será bibliográfica, ou seja uma pesquisa teórica que irá dá suporte para responder aos questionamentos que serão abordados sobre o tema, tendo como base estudos de diversos autores conceituados no assunto,necessário para embasar as discussões.
Nesta perspectiva será enfatizado que as dificuldades de aprendizagem (DA), mais comuns segundo Fonseca ( 1999) são: perturbações na linguagem visual receptiva, isto é dificuldades na leitura, perturbações na linguagem visual expressiva, isto é , dificuldades na escrita , perturbações na linguagem visual expressiva, ou seja dificuldades no raciocínio aritméticos e seus componentes.
No conjunto das dificuldades de aprendizagem relatada , dará ênfase as faculdades de leitura e da escrita, pois é por meio destas que os outros processos de aprendizagem se efetua, sendo elas a âncora do desenvolvimento intelectual das crianças no Ensino Fundamental.
1-CONCEITO DE DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM
Ao conceituar o termo dificuldade de aprendizagem, percebe-se que existe terminologias diferenciadas dependendo do autor consultado, sendo comum depara-se com termos tais como : distúrbios de aprendizagem, problemas de aprendizagem, deficiência de aprendizagem e dificuldade de aprendizagem, nesse contexto segundo Smith ( 2001), dificuldades de aprendizagem (DA) são “problemas neurológicos que afetam a capacidade do cérebro para entender, recordar ou comunicar informações”.
...