DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE LEITURA E ESCRITA
Por: Liriane Knapik • 19/11/2019 • Trabalho acadêmico • 257 Palavras (2 Páginas) • 262 Visualizações
IRONICE DOS SANTOS FERREIRA
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE LEITURA E ESCRITA
Em tempos de globalização é clara a percepção da necessidade de incentivar a leitura e escrita no ensino fundamental.
Princípios tão relevantes como uma leitura de qualidade a qual tem sido ignorada por alguns. Relevante também seria se fossem transmitidos aos pequenos aprendizes, saberes básicos e gradativos de um conhecimento fundamental para o futuro dos mesmos: a Leitura.
Partindo desta explanação, este trabalho levanta o seguinte problema: como os professores e pedagogos podem melhorar essa metodologia dos saberes básicos de modo eficiente, para despertar o interesse dos alunos.
Portanto, como objetivo, o presente trabalho visa estimular as relações existentes entre a criança e os saberes básicos, em especial a leitura. Buscando inovar procedimentos que, de algum modo são elementos fundamentais que contribuirão para o conhecimento e desenvolvimento do aluno.
Esta pesquisa justifica-se pela dificuldade que se observa não somente em alunos do ensino fundamental, tanto público quanto privado.
É evidente a necessidade de estimular a leitura e escrita no ensino fundamental. Uma leitura de qualidade é relevante. Entretanto, esses princípios básicos muitas vezes têm sido ignorados, levando a dificuldade do aluno durante sua trajetória.
Segundo Pérez (2002 p.66), “a alfabetização é um processo que, começa antes mesmo de a criança chegar à escola, através das diversas leituras que vai fazendo do mundo que a cerca.” Portanto, sabemos quão amplo é o processo de alfabetização, mas para que isso seja visto de forma positiva é preciso que a instituição de ensino juntamente com toda equipe trabalhem juntos com objetivos voltados para a possibilidade de superação
...