Dificuldades de aprendizagem
Por: evenyn • 22/11/2016 • Trabalho acadêmico • 2.855 Palavras (12 Páginas) • 818 Visualizações
[pic 2] | FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ Curso de Pedagogia |
MÓDULO:
DIFICULDADES E PROBLEMAS
DE APRENDIZAGEM – 50h
[pic 3][pic 4]
O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!
UNIDADE 1
COMPREENDENDO AS DIFICULDADES E PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM
☞ Questões obrigatórias para o dossiê
- Conceitue dificuldades de aprendizagem.
São problemas neurológicos que afetam a capacidade do cérebro de entender, recordar ou comunicar informações. Pode estar relacionada a determinantes sociais, da escola e do próprio aluno, ou seja, ligada a fatores internos e externos
- Faça uma síntese sobre as principais ideias do texto “O professor e as dificuldades de aprendizagem”, disponível no fascículo.
4. Como identificar e avaliar as dificuldades de aprendizagem?
5. De acordo com Smith (2001), os fatores biológicos que contribuem para as dificuldades de aprendizagem são: lesão cerebral, erros no desenvolvimento cerebral, desequilíbrios neuroquímicos e hereditariedade. Explique cada um deles.
Lesao Cerebral – acontece em crianças que tiveram algum tipo de acidente, hemorragia cerebral, tumores, encefalite, meningite, transtornos glandulares não tratados. Desnutrição, exposição a substancias químicas toxicas. Eventos que causam privação de oxigênio, na gravides ocorrer diabete, doença renal e sarampo, o uso de drogas e álcool na gravidez, tabaco.
Alterações no desenvolvimento cerebral- Sabemos que o cérebro humano passa por um processo contínuo de desenvolvimento. Quando há uma perturbação nesse processo contínuo de ativação, possivelmente, partes do cérebro poderão não se desenvolver normalmente. Especialistas descobriram que há várias anormalidades na atividade elétrica e metabólica do cérebro de estudantes com problemas de aprendizagem. Os tipos de problemas produzidos por alterações no desenvolvimento cerebral dependem das regiões do cérebro que são afetadas. Há três tipos comuns de alterações: - O hemisfério esquerdo do cérebro é hipoativo e o hemisfério direito é hiperativo. Nestes jovens há grandes problemas com o processamento da linguagem, já que é o hemisfério esquerdo responsável pelas funções da linguagem: a leitura e a escrita. - O hemisfério direito é hipoativo e o hemisfério esquerdo é hiperativo. Nesse caso há problemas com o senso de tempo, consciência corporal, orientação espacial, percepção e memórias visuais. - Hiperatividade nos lobos frontais. Essas pessoas apresentam problemas de coordenação muscular, articulação, controle dos impulsos, planejamento, organização e manutenção da atenção.
6. Cite e explique os tipos de dificuldade de aprendizagem.
7. Explique a seguinte citação, que consta no fascículo de DPA: [...] não podemos rotular nossos alunos dizendo que estes apresentam dificuldades de aprendizagem simplesmente porque não conseguem efetuar uma tarefa com o mesmo desempenho dos demais. Aliás, muitas crianças com dificuldades de aprendizagem possuem inteligência média ou superior à média e passam despercebidas pelos olhos da família e da escola [...] (p.7).
☞ Questões para saber mais e para os exames
Investigue nos livros da bibliografia básica e complementar, em revistas, jornais, na internet e assista aos vídeos indicados.
1. Dê exemplos de como é o comportamento de uma pessoa com dificuldades de aprendizagem na escola.
2. Liste as 15 principais ideias desta Unidade.
3. Elabore um questionário com 10 itens sobre esta unidade.
4. Leia o texto, O professor e as dificuldades de aprendizagem, de Gilmar Oliveira e apresente, em tópicos, as ideias principais.
5. Apresente sugestões de como diagnosticar alunos com dificuldades de aprendizagem.
6. Pesquise uma reportagem que trate de dificuldades de aprendizagem. Faça uma síntese, e não se esqueça de referenciar a fonte de pesquisa.
UNIDADE 2
DIFICULDADES ESPECÍFICAS DA APRENDIZAGEM E OS PRÉ- REQUISITOS PARA AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA
☞ Questões obrigatórias para o dossiê
1. A aprendizagem requer alguns pré-requisitos desenvolvidos na infância, cada um em seu tempo próprio. Cite e explique quais são esses pré-requisitos.
Esquema corporal – conhecer o próprio corpo, suas partes, movimentos, postura e atitudes, saber conceituar frente, atrás, em cima, em baixo, esquerdo e direito.
Lateralidade – A lateralidade é definida a partir da preferencia neurológica por um lado do corpo , mãos, pés, ouvidos. Uma pessoa sem lateralidade definida pode apresentar disgrafia, letra ilegível, problemas com orientação espacial da folha, e postura errada para escrever.
Orientação espacial e temporal – consciência da relação do corpo com o meio, saber orientar a escrita no papel, ordem das letras, não esbarar em objetos, participar de atividades que exercite sua orientação temporal, pecepcao do tempo vivido, nocoes do hoje, amanha, ontem, meses, anos, horas etc.
...