Direitos Humanos O filme “Tráfico humano”
Por: lupisrodrigues • 29/10/2015 • Trabalho acadêmico • 765 Palavras (4 Páginas) • 376 Visualizações
INTRODUÇÃO
O filme “Tráfico humano” conta a história de agentes federais especializados que rastreiam através de uma câmera de torturas no Queens, Nova York, até os caçadores de carne da Rússia, a caçada começou e os destinos dos agentes especiais, dos traficantes sem escrúpulos e suas vítimas sem defesa colidem em um barril de pólvora de proporções internacionais.
Com uma agente que conhece de perto os horrores da escravidão e exploração sexual de mulheres como uma jovem de 16 anos, uma menina americana de 12 anos e uma mãe solteira russa, se tornam vítimas de traficantes internacionais. O submundo as chama de tráfico humano, a agente Kate Morzov se dedica a desmantelar essa rede internacional e mandá-los a justiça. Centenas de milhares de jovens mulheres desaparecem forçadas pela violência a uma vida infernal. Elas viram carga rentável na indústria moderna da escravidão.
Já o filme “O menino de pijamas listrado”, relata a história do menino Bruno, de oito anos que sai de sua bela casa em Berlim para uma casa no meio do campo praticamente isolada. O menino alemão, filho de um soldado nazista, somente sabe que seu pai é do exercito.
Bruno em seguida, vê de janela de seu quarto uma cerca que divide a sua casa com um grupo de pessoas que trabalha de “pijamas listrados” o dia inteiro. Sem saber por que o menino passa a perguntar para seus pais e diante da resistência a responderem, ou darem respostas vagas, com o sonho de ser explorador, Bruno logo encontra um meio de passar até o outro lado da cerca.
Na sua aventura conhece Shmuel, judeu, também menino de oito anos com uma aparência totalmente contrária a Bruno, com cabelo raspado, dente cariado, sempre com o seu “pijama listrado”, começam uma improvável amizade, proibida por seus pais que alegam que os dois são de mundos diferentes.
O coração de Bruno diz exatamente o contrário do que seus pais e o menino segue com suas visitas cada vez mais frequentes a aquele lugar, e em nada tem a ver com os vídeos que seu pai o mostra e o seu amigo em nada parece ao monstro pintado por sua família. “O menino de pijamas listrado” é uma metáfora do oposto de Bruno, como um reflexo num espelho quebrado e todos os efeitos contrários e adversos de cada lado da cerca.
DESENVOLVIMENTO
Os filmes mostram de maneiras singulares duas histórias fictícias com detalhes reais de problemas histórico-atuais do nosso mundo. “Tráfico humano” é um filme chocante pela maneira com que trata o desaparecimento de pessoas, roubadas para escravidão e exploração sexual de proporções internacionais que colocam a vida humana na menor escala de valor nas relações interpessoais.
Um filme duro, de realidade terrível, mas que nos aporta para um sistema que nos massacra que é o consumo de qualquer maneira e a qualquer custo na relação de poder e valor representativo na sociedade, mesmo que para isto vidas sejam sacrificadas, humilhadas e as condições desse comércio envolva a degradação de mulheres inocentes que são enganadas por uma vida melhor e simplesmente são jogadas nesse submundo chamado pelos próprios envolvidos de “tráfico humano”.
“O menino de pijamas listrado” mostra um problema histórico de relação de preconceito, de ódio e de cultura que homens estabelecem para justificar suas barbáries e suas malesas. O filme é fantástico porque retrata a visão de criança ao mundo, do jeito simples que o menino alemão enxerga o menino judeu, diferentemente do seus pais e da maneira em que o mundo fazia a distinção impossível de terem estes dois meninos de serem amigos.
CONCLUSÃO
A ONU em 10 de dezembro de 1948 promulgou a Declaração Universal dos Direitos Humanos, com várias considerações da história da sociedade para estabelecer trinta artigos a serem respeitados de valorização da vida humana, de respeito e condições de igualdade.
...