Disciplina: Educação de Jovens e Adultos
Por: Yara Cristina Amaral • 30/3/2023 • Relatório de pesquisa • 814 Palavras (4 Páginas) • 522 Visualizações
RELATÓRIO DE ATIVIDADE DA BRINQUEDOTECA
Yara Cristina Amaral
Tutora: Carla Cristina dos Santos
Matrícula: 2440668
Instituição: Centro Universitário Leonardo da Vinci –
UNIASSELVI Curso de Licenciatura em Pedagogia
Disciplina: Educação de Jovens e Adultos
Jogo de Formação de Palavras
Esta atividade da brinquedoteca, faz parte da disciplina Educação de Jovens e Adultos e contou com a participação de uma estudante ao qual se chama Jucelia Costa de 42 anos, que cursou a EJA no ano de 2008. A EJA é uma forma de ensino voltada para jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio de forma regular. Carvalho (2014) afirma que: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) constitui-se em forma de ensino oferecida pela rede pública do Brasil, objetivando desenvolver o ensino fundamental e médio, para as pessoas que não tiveram acesso ou não concluíram os estudos da idade certa. O aluno da EJA traz um histórico de insucessos e desafios na sua vida escolar. Para que aconteçam melhorias junto ao alunado da EJA é necessário criar possibilidades para que os discentes sintam-se envolvidos no processo de ensino e que estes sejam norteados por práticas que possibilitem a inclusão educacional e social (CARVALHO, 2014, p. 1). Neste sentido faz-se necessário envolver os discentes em métodos de ensino que utilizam práticas de inclusão. E para realizar trabalhos educativos na EJA, é necessário haver práticas que irão possibilitar a permanência do aluno na escola e ao mesmo tempo prepare-o para os desafios da vida cotidiana. A utilização de jogos na educação de jovens e adultos serve como forma de inclusão, envolvimento do aluno com os colegas e o professor. Fazendo com que, se tenha um ambiente agradável, descontraído e fixe o conteúdo a ser transmitido através do jogo. “Através do jogo a aprendizagem acontece de forma natural, com envolvimento e a participação ativa dos alunos, tornando a sala de aula um lugar onde se constrói conhecimento e não apenas se transfere informações” (OLIVEIRA et al. 2016).
Conforme Hallvass “Os jogos devem ser pensados não como uma forma de infantilizar os processos de ensino e de aprendizagem, mas para despertar o interesse pelo aprendizado e a colaboração nos processos de ensinar e de aprender” (2015 p. 03). Partindo disso: É neste contexto que a escola de jovens e adultos pode tornar-se para os educandos um espaço privilegiado de formação com metodologias divertidas e dinamizadas, desfrutando de momentos prazerosos ao mesmo tempo construindo um conhecimento escolar agradável (OLIVEIRA et al., 2016, p. 2). Nesta atividade foi utilizado frutas autênticas, pois a aluna costuma utilizá-las em seu dia a dia para se manter. Na tarefa tivemos grande êxito, pois a aluna ficou à vontade para se identificar com o que ela trabalha. Usamos a estratégia de montar as palavras referente a frutas. Por ela ter familiaridade com as frutas, a mesma teve sucesso em exercer sua tarefa, a EJA
representou para ela um grande avanço pois as dificuldades que ela tinha em traduzir palavras, e até mesmo saber os valores nas frutas que usa em seu cotidiano, foram transformadas em saber. Quando escolhemos esse tema, foi na expectativa de compreender como a aluna adaptou o estudo com sua profissão. Um ponto negativo da atividade, foi o de não utilizar nomes de frutas que estavam fora do seu cotidiano para testar seu conhecimento e desafiá-la a formar novas palavras. A avaliação escolhida foi no intuito de motivar mais a aluna e testar sua afinidade com o que usa no seu dia a dia. Sendo assim, uma forma de encorajá-la a seguir adiante em seus estudos. Podemos constatar que o docente deve utilizar a ludicidade em sua prática pedagógica, reconhecendo a sua importância no seu fazer pedagógico para auxiliar na aprendizagem do aluno.
...