Disciplina: Libras – Língua Brasileira de Sinais
Por: Aline Lopes • 3/5/2020 • Trabalho acadêmico • 1.699 Palavras (7 Páginas) • 369 Visualizações
[pic 1] Disciplina: Libras – Língua Brasileira de Sinais
Coordenação: Vera Regina Loureiro
AP1 2020.1
Questão 1 (1,5 ponto)
Apresente as principais causas da surdez na infância, considerando cada um dos períodos de sua ocorrência (Pré-natal - Peri-natal - Pós-natal):
A surdez na infância pode ser causada por diversos fatores correlacionados ao período de sua ocorrência:
- Causas Pré-Natais (durante a gestação): Infecções intra-uterinas (rubéola congênita, sífilis, citomegalovírus, toxoplasmose), hereditariedade, fatores genéticos (síndromes que podem estar associadas a perdas neuro-sensoriais e/ou condutivas);
- Causas Peri-Natais (durante o parto): falta de oxigenação (anóxia), prema-turidade, traumas no parto, hidrocefalia, microcefalia;
- Causas Pós-Natais (após o nascimento): infecções bacterianas (meningite, encefalite), infecções virais (caxumba, sarampo, meningite), medicamentos ototóxicos (trobamina, kanamicina, estreptomicina, gentamicina), traumas cranianos com perda de consciência ou fratura, otite média persistente.
Questão 2 (1 ponto)
A Lei Federal n.° 12.303/2010 garante à população o direito à avaliação auditiva, popularmente conhecida como o “Teste da Orelhinha”.
Em que período da vida do bebê recomenda-se a realização do “Teste da orelhinha”?
O ideal é realizar o exame ainda no hospital, de 24h à 48h após o nascimento.
Questão 3 (1 ponto)
Em relação aos procedimentos para a avaliação da audição relacione as colunas, numerando a segunda coluna de acordo com a primeira:
- b) c) d)
1- Exame de Emissões Otoacústicas - EOA - conhecido como “Teste da orelhinha” | a) ( 4 ) Fornece informações sobre as condições neurofisiológicas do sistema e só pode ser feito em crianças em estado de sedação. |
2- Avaliação Auditiva Comportamental | b) ( 1 ) É um método objetivo, rápido, não invasivo e pode ser realizado em qualquer faixa etária, ressaltando-se sua aplicação em recém-nascidos. |
3 - Audiometria Tonal | c) ( 3 ) Realizada com audiômetro para mediação da audição de sons puros é, ainda hoje, a mais utilizada com adultos. |
4 - Audiometria de tronco cerebral (BERA ) | d) ( 2 ) Instrumento para a avaliação de aspectos da acuidade auditiva e do processamento auditivo em recém-nascidos e crianças pequenas pela observação direta do comportamento em resposta a estímulos sonoros. |
Questão 4 (1,5 ponto)
A professora Cristina Lacerda, em seu texto “Um pouco da história das diferentes abordagens na educação dos surdos” nos apresenta um panorama histórico sobre a educação de surdos destacando as abordagens educacionais utilizadas até o presente momento.
Complete as lacunas com a abordagem mais adequada:
Abordagem Oralista – Abordagem da Comunicação Total – Abordagem Bilíngue
a) Essa proposta defende a ideia de que a língua de sinais é a língua natural dos surdos, e que estes podem desenvolver plenamente uma língua viso gestual. Neste caso a autora estava se referindo à abordagem __ Bilíngue______
b) A abordagem___da Comunicação Total favoreceu o contato com a língua de sinais e a disposição para o aprendizado dessa língua, no entanto, o lugar que esta ocupa é de recurso para auxiliar a fala.
c) A abordagem__Bilíngue____ propõe que sejam ensinadas duas línguas, a língua de sinais e, secundariamente, a língua do grupo ouvinte majoritário.
d) Uma das críticas recebidas pela abordagem _Oralista___ foi o fato de preconizar o ensino de palavras isoladas e de leitura labial para crianças ainda muito pequenas, sendo o processo de aprendizado da língua oral extremamente difícil, artificial e descontextualizado.
e) A abordagem da Comunicação Total tem como propósito fornecer à criança surda a possibilidade de desenvolver uma comunicação real com seus familiares e professores, por meio do uso de sinais, leitura orofacial, amplificação, alfabeto digital. A oralização não é o seu objetivo em si, mas uma das áreas trabalhadas com vistas à integração social.
Questão 5: ( 2 pontos)
Apresente as principais características da abordagem oralista na educação de surdos – também denominada Oralismo, apontando a visão de sujeito e os objetivos dessa abordagem.
Para os pais ouvintes a fala sempre foi o objetivo em relação aos filhos surdos e a abordagem oralista dá aos pais exatamente aquilo que buscam. A abordagem oralista tem como objetivo a aceitação do surdo como sujeito integrante da sociedade diante da adoção da linguagem oral. Auxiliam as crianças a usar sua audição residual crescendo aprendendo a ouvir e a falar de forma que aumente seus conhecimentos e suas experiências de vida afim de que se tornem pessoas participantes da sociedade em geral.
A linguagem oral é a valorizada na abordagem oralista, é a língua a ser adquirida, mesmo quando a língua de sinais aparece apenas como um meio para alcançar a oralidade, os surdos não viram a língua de sinais como muito importante. O método Oralista tem como técnicas: o treinamento auditivo, o desenvolvimento da fala e a leitura labial. Treinando a audição por meio do desenvolvimento do resíduo auditivo para que o surdo pudesse aprender a discriminar os sons e conseguisse desenvolver a sua fala, alcançando assim o objetivo dos defensores do Oralismo, que também enfatizavam a importância da leitura labial como via de comunicação.
...