Discussão Sobre "Escolarização dos saberes elementares na época moderna" de Jean Hébrard
Por: Claudemir PJ • 26/5/2019 • Resenha • 321 Palavras (2 Páginas) • 701 Visualizações
Discussão sobre "Escolarização dos saberes elementares na época moderna" de Jean Hébrard
O cenário de disputa religiosa entre católicos e protestantes é importante na difusão e desenvolvimento escolar mas não explica por si só, é importante não ignorar o processo de uma nova sociedade e de muita reivindicação do proletariado.
A sociedade passou da vivência em comunidades em que a educação era restrita a aprendizagem de ofícios para a vida em família conjugal e a escola acompanhou e se adaptou a essas mudanças, à necessidade de modernização e de maior capacitação do trabalho.
A escola não inventou os saberes da leitura, escrita e cálculo; eles estavam presentes e consolidados na sociedade há muito tempo em monastérios, comerciantes, etc. O que aconteceu foi a apropriação da escola para si, desempenhando um importante papel na sua definição, enunciando as normas legítimas de seu uso.
As famílias possuíam livros com o controle de suas atividades, finanças, estoques, etc, assim como ocorria nos monastérios. Essa atividade era responsabilidade de um profissional especializado nela e, com o crescimento e modernização da sociedade, houve um crescimento da demanda por esse tipo de serviço, o que pressionou as famílias a reivindicarem através das escolas a propagação desse conhecimento para que eles próprios pudessem ser aptos desta atividade.
Nos clérigos, a escrita passou de uma ferramenta para auxiliar na memorização e na consolidação do latim, para a base de toda a formação, mais que a leitura até. Fora das igrejas, havia um grande número de semi-analfabetos capazes de ler e escrever entre os comerciantes para lidar com os negócios e era caracterizado pela língua informal, falada que viam nessa difusão da escrita uma possibilidade de maior inserção no espaço jurídico, administrativo e econômico da cidade.
Haviam aritméticos profissionais que ofertavam seus conhecimentos, seja como dando consultoria ou ensinando. O mesmo ocorria com os especialistas na escrita.
A imprensa ganhando força e atuação também ajudou a impulsionar a necessidade de difundir esses conhecimentos, principalmente o da leitura.
...