TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Doze Princesas e uma Rainha

Por:   •  18/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  849 Palavras (4 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Acadêmica: Andressa Patricia Soares Belarmino

Professora: Silvia Natália de Mello

Disciplina: Contos infantis em espaços sociais ampliados

Doze princesas e uma rainha

Era uma vez, num lugar muito, muito distante, havia um reino chamado Três de Maio. Neste reino existia um lugar onde 12 lindas princesas aprendiam mais um pouco sobre como serem encantadoras, elas deveriam ser simpáticas, elegantes   e dedicadas em tudo que fizessem, deveriam ser responsáveis e encantadoras com todos, mas principalmente com as crianças.

Quem as ensinava era uma rainha muito dedicada e exigente também, pois ela sabia que este ensino era muito importante no restante das vidas de cada uma dessas princesas. Este ensino separaria as princesas, mostrando quais eram as capazes e quais não eram.

O principal ensinamento das aulas era a contação de histórias, todos naquele reino sabiam que as histórias tinham um poder mágico e poderiam mudar completamente a vida de qualquer um, pois não há idade para ouvir histórias, todos gostam. As histórias possibilitam a vivência de outras vidas, em outros mundos, permite uma linda viagem pelo mundo da imaginação.

Essas princesas amavam crianças, por isso cada vez queriam aprender mais sobre esses seres encantados que nem precisam de magia para serem encantadas. A rainha contou para as princesas que essas lindas criaturas são queridas meigas e sempre amam ouvir histórias, mas que para a magia da história funcione é necessário que elas usem muito bem a voz, pois as modificações no tom de voz durante as histórias cativa as crianças e faz elas realmente viverem este momento, se colocando no lugar das personagens, tentando entender e ser esses personagens.

No primeiro dia das aulas dessas princesas a rainha contou uma história para elas, e elas ficaram maravilhadas, e gostaram ainda mais dos contos de fada. A rainha também ensinou a elas que existe muita diferença entre uma simples história e uma literatura. Uma literatura pode transformar realidades, mas uma história qualquer que é pega sem uma análise, sem uma leitura prévia, pode trazer muitos prejuízos para as crianças, pode até fazer com que essas crianças nunca mais queiram ouvir histórias.

A cada aula era uma nova surpresa, uma nova emoção. As princesas cada vez mais queriam aprender a serem ótimas contadoras de histórias, e pouco a pouco elas foram aprendendo. Passaram por desafios de contação de histórias apenas utilizando a voz, e superaram. A cada dia um novo aprendizado. Aprenderam inclusive que as histórias possuem uma estrutura narrativa muito ampla, o narrador precisa participar da história e precisa criar um ambiente envolvente, despertando as emoções.

Elas aprenderam lendo o livro “Gostosuras e Bobices” de Fanny Abramovich que, através dos contos infantis as crianças conseguem superar medos, enfrentar seus problemas e amenizar seus conflitos, bem como melhorar sua socialização, seus aprendizados e sua afetividade. As histórias possuem este poder, mas apenas quando bem escolhidas e bem contadas.

A rainha pediu que cada uma organiza-se o seu baú de histórias, para terem seu próprio material quando as aulas acabassem. No dia marcado todas as princesas trouxeram o baú cheio de livros e apresentaram as colegas, teve baús lindos e recheados de muitas histórias boas, as princesas se dedicaram na escolha de seus materiais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (111.6 Kb)   docx (143.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com