EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ÁGUA
Por: alsl2114 • 26/5/2016 • Artigo • 5.937 Palavras (24 Páginas) • 256 Visualizações
Educação Ambiental e Água[pic 1][pic 2]
Vol. 1, Nº. 1, Ano 2016
José Alberto Alves de Melo
pastorpedagogo@gmail.com
Marcia Regina Begiato
marciaregina@yahoo.com.br
[pic 3]
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ÁGUA
RESUMO
Esta temática concentrou-se na questão abordada por diversas pessoas, especialistas, por diversas mídias, por educadores, quanto à conscientização de nossas crianças, em relação à educação ambiental e o uso, preservação e reutilização da água como recurso natural para uma vida sustentável, buscando transformações de comportamentos. Analisando alguns projetos de sustentabilidade como o Projeto Escola Verde (PEV) no semiárido e caatinga do Nordeste criado e desenvolvido pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), tendo como objetivo central a investigação das dificuldades existentes naquela região e a promoção de meios para minimizar problemas identificados, como a arborização e jardinagens nas escolas, coleta seletiva nas escolas, reciclagem nas escolas, capacitação de educadores e mídia ambiental, a saúde ambiental nas escolas, hortas e plantas medicinais nas escolas e a ambientalização, a partir da participação das comunidades escolares e famílias da região, tendo um ambiente de conhecimentos para as crianças, como também em ambiente não escolar para um futuro equilíbrio natural quanto à preservação no planeta Terra.
Palavras Chaves – Educação Ambiental, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Água.
ABSTRACT
This theme focused on the issue of the environment, approached by several people, experts for various media, by educators, as the awareness of our children, in relation to environmental education and the use, preservation and reuse of water as a natural resource to sustainable living, seeking behaviors change. Analyzing some environmental sustainability projects like Project Green School (ENP) in the Northeast semi-arid and scrub the created and developed by the Federal University of São Francisco Valley (UNIVASF), having as main objective the investigation of the difficulties in the region and promotion means to minimize problems identified, such as a forestation and jardinagens in schools, selective collection in schools, recycling in schools, teacher training and environmental media, environmental health in schools, gardens and medicinal plants in schools and environmentalization from the participation of school communities and families in the region, with the school as a knowledge environment for children, as well as in non-school environment for future natural balance as the conservation of life on Earth.
.Key words - environmental Education, Early Childhood Education, Elementary Education, Water.
1- INTRODUÇÃO
Neste trabalho procuramos abordar a conscientização da criança quanto o ensino recebido nos ambientes escolares em relação à educação ambiental e o uso da água como recurso natural, sua preservação e também sua reutilização, trabalhando como formiguinhas de forma contínua e processual e em tudo que preservamos acrescentamos a vida, pois cada ser tem sua parcela de cooperação junto à natureza, dessa forma ao analisar alguns projetos verificamos a existência do PEV – Projeto Escola Verde criado e desenvolvido pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e que tem dado certo naquele semiárido e caatinga Nordestina, sendo desenvolvido um trabalho que de fato se preocupa com o planeta, junto para que tenhamos um ambiente maravilhosamente fértil, tendo a economia da água como o minério mais importante e precioso do Planeta Terra para uma vida sustentável.
A educação ambiental é uma prática pedagógica. Essa prática não se realiza sozinha, mas nas relações do ambiente escolar, na interação entre diferentes atores, conduzida por um sujeito, os educadores. (Guimarães, __, p.38).
Sorrentino (1995) fez uma análise dos diversos projetos, programas, experiências e fazeres presentes no campo da Educação Ambiental brasileira e propôs quatro grandes correntes: conservacionistas, educação ao ar livre, gestão ambiental e economia ecológica. Sendo assim, encontramos através do PEV estas correntes abordadas pelo grande pelo autor e nos fez acordar e sair da zona de conforto, para a formação de crianças para um novo modelo de sociedade, portanto, a educação ambiental tem esse papel de preservar e conscientizar e torná-los agentes multiplicadores. Desenvolver atitudes nos espaços de educação formal, viabilizando e valorizando todos os conhecimentos prévios que as crianças trouxerem da educação informal e até dos espaços não formal. Analisar através desses conhecimentos o que pode ser realizado no decorrer do ensino-aprendizagem dessas crianças, verificando o que já foi desenvolvido pela comunidade escolar quanto aos projetos educacionais em relação à educação ambiental, a sua praticidade junto à comunidade menos favorecida. Proporcionar manifestações dentro e fora dos espaços escolares quanto à saúde ambiental do nosso Planeta, através do Estado pelas autoridades constituídas, sociedade civil, entidades, associações, ou seja, todas as pessoas preocupadas e interessadas em poder viver com mais alegria, liberdade, podendo melhorar os aspectos ambientais, onde as nossas crianças poderão e deverão viver a vida. Ainda Carvalho (2002) propõe duas diferentes orientações no campo da Educação Ambiental, quais sejam: a Educação Ambiental Comportamental e a Educação Ambiental popular. Assim sendo temos a necessidade de desenvolver ambas, pois uma esta ligada a questão política do país e do mundo político quanto à biodiversidade e a outra em relação às camadas populares que buscam resultados desses projetos, não só cobrando, mas também tendo atitudes sustentáveis para o crescimento e o desenvolvimento da vida.
2. EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A SUA IMPORTÂNCIA NA EDUCAÇÃO
Segundo Medina (2008) a educação ambiental deve ser oferecida em todas as modalidades de ensino e em programas específicos direcionados para a comunidade. Visa, assim, à preparação de todo cidadão para uma participação na defesa da sustentabilidade.
Chama-se de natureza ou todos os elementos vivos, os quais constituem o planeta Terra. Trabalhando entre si de forma dinâmica formando um equilíbrio natural, o qual vem se desenvolvendo há bilhões de anos.
Durante todo este tempo muitas espécies surgiram e a humanidade em muitos momentos foi responsável pelo seu desaparecimento. Sem ter que a necessidade plantar, os primeiros humanos passaram a usufruir de tudo que encontrava para o seu sustento, tanto relacionado à flora como a fauna. A falta de educação ambiental não trazia nenhum sentido à educação. Os povos eram chamados de nômades e sempre estavam mudando de lugar, ou seja, quando a terra não facilitava as suas vidas quanto à alimentação das suas sobrevidas, deixavam a região que outrora estava em degradação e partiam em peregrinação a outros lugares, de preferência que ainda não tivera sido habitado.
O tempo vai passando e outros povos começam a ter os mesmos problemas e a partir dessas dificuldades vão surgindo necessidades quanto à formação de famílias, pois o que era uma vida de individualismo passa ser uma vida social. Começando a entender que precisavam se estabelecer para produzirem de forma sustentável. Pela falta de educação das primeiras espécies humanas, não havia noção de preservação e assim apenas a necessidade de consumir, os quais se tornavam caçadores e pescadores. Mais tarde pela grande necessidade que crescia e já cansados de viver dissolutamente, fixam tendas e fundam cidades, surgindo o que chamamos dos primeiros lavradores, onde os homens saíam com seus filhos ao campo, enquanto as suas mulheres permaneciam em casa com suas filhas a fim de cuidar do lar e especialmente das crianças menores.
Segundo Bouth (2011) diante desse contexto para se definir Educação Ambiental é necessário termos a percepção ampla e exata das problemáticas que envolvem o estilo de vida do homem, sua cultura, ética e conceituação de cidadania.
A partir dessas necessidades vão surgindo às primeiras orientações, informações, instruções de forma natural, quando a educação informal dava os primeiros sinais no surgimento de sociedade, saindo da pré-história e dando início história dos primeiros passos do ser em sociedade.
Passados anos, décadas e séculos vemos a grande necessidade de vivenciarmos a cada dia que temos que conter o implacável prejuízo que o homem vem deixando por onde passou e vem passando com esta cultura consumista e degradante. Após longos anos, vem surgindo a educação ambiental, onde o homem passa a ter uma postura de comportamento diferente com a natureza. Diante de um povo consumista e capitalista, onde imensas áreas ambientais são devastadas e começam a dar lugar à industrialização, através de inúmeras construções, mudando a paisagem verde para uma visão cinza diante de tanta poluição visual, como também especialmente atmosférica, prejudicando a cada dia com uma escassez que só multiplica e traz maiores riscos ao ser humano.
...