EDUCAÇÃO DO CAMPO EM CAMAPUA – A realidade das Políticas Públicas Voltadas à Escola do Campo da Rede Municipal de Ensino
Por: Mireuza • 3/6/2017 • Monografia • 15.753 Palavras (64 Páginas) • 523 Visualizações
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL COODENADORIA DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU
EM EDUCAÇÃO DO CAMPO/SECAD/UAB/CAPES
MIREUZA DA SILVA DE OLIVEIRA
EDUCAÇÃO DO CAMPO EM CAMAPUA – A realidade das Políticas Públicas Voltadas à Escola do Campo da Rede Municipal de Ensino
CAMAPUÃ /MS
2011
MIREUZA DA SILVA DE OLIVEIRA
EDUCAÇÃO DO CAMPO EM CAMAPUA – A realidade das Políticas Públicas Voltadas à Escola do Campo da Rede Municipal de Ensino
Monografia apresentada ao Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação do Campo, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, como exigência para a obtenção do título de especialista em educação do campo, sob a orientação da Profª. Msc. Marilda Bonini Vargas.
UFMS PÓLO DE CAMAPUÃ/MS
2011
A monografia intitulada: EDUCAÇÃO DO CAMPO EM CAMAPUÃ - A Realidade das Políticas Públicas Voltadas à Escola do Campo em Camapuã apresentada por Mireuza da Silva de Oliveira, como requisito para a obtenção do título de especialista em educação do campo, após avaliação da comissão examinadora, abaixo assinada, foi considerada ___________________
COMISSÃO EXAMINADORA
Msc. Marilda Bonini Vargas
Orientadora
Drª. Mirian Lange Noal
Msc. Eduardo Luis Figueiredo de Lima
Aos meus pais, Miguel e Elza,
pela vida e pelo estímulo constante
Para as comunidades educativas da Escola Carmen Sanchez Melhado e Instituições da Rede Municipal de Ensino, em especial da Escola Municipal Dr. Sudalydio Rodrigues Machado, onde atuo profissionalmente e EM. Ernesto Sólon Borges, protagonistas desta monografia, pelas lições partilhadas, pelas trilhas percorridas, pela escuta as manifestações da natureza, da cultura e da vida.
AGRADECIMENTOS
Agradeço a todos/as os/as professores/as e colegas de curso pela troca de idéias, conhecimentos e materiais que contribuíram para a construção desta monografia.
À professora Marilda Bonini Vargas, por sua orientação ética, exigente e aberta ao diálogo.
Aos Professores Drª.Mirian Lange Noal e Msc. Eduardo Luiz Figueiredo de Lima, membros da banca, por suas sugestões pertinentes.
À Diretora da comunidade educativa da EM Carmen Sanchez Melhado - Polo, pela acolhida, pela disponibilização de tempo, pela compreensão e pelos conhecimentos partilhados ao longo do processo de coleta de dados.
Aos alunos das Escolas Municipais Dr. Sudalydio Rodrigues Machado e EM. Ernesto Sólon Borges, coordenação pedagógica e direção das mesmas, pela disponibilização de tempo, espaço, informação e coleta de dados.
Aos colegas e equipe de trabalho pelo carinho e compreensão durante este processo de formação.
Ao próprio processo de projetar, pensar, ousar, estruturar, pesquisar e redigir esta monografia, pelas leituras dos livros e da vida, por questionar minhas certezas, por mostrar constantemente o pouco que sei e o tanto que ainda há para aprender e viver.
Eu tenho andado tão sozinho ultimamente
Que nem vejo a minha frente
Nada que me dê prazer
Sinto cada vez mais longe a felicidade
Vendo em minha mocidade
Tanto sonho perecer
Eu queria ter na vida simplesmente
Um lugar de mato verde
Pra plantar e pra colher
Ter uma casinha branca de varanda
Um quintal e uma janela
Para ver o sol nascer
Às vezes saio a caminhar pela cidade
À procura de amizades
Vou seguindo a multidão
Mas eu me retraio olhando em cada rosto
Cada um tem seu mistério
Seu sofrer, sua ilusão
[...]
(Gilson e Joran, 1979)
RESUMO
Este estudo acerca da Educação do Campo em Camapuã – MS e sua realidade é composto de um levantamento histórico geral sobre a origem e contexto desta modalidade de ensino. Foi realizado um estudo com análise e compreensão da Lei de Diretrizes e bases da Educação, lei 9.394 de 1996, da Resolução número 041 de 21 de dezembro de 2010, que dispõe sobre o funcionamento da Educação Básica da Rede Municipal de Ensino em Camapuã e da Deliberação número 005 de 24 de outubro de 2008, que dispõe sobre este âmbito educacional. É dado destaque também à Proposta Pedagógica da Escola do Campo de Camapuã – EM Carmen Sanchez Melhado - Pólo, que adota o sistema de sala multisseriada. Destacam-se neste trabalho divergências entre o que está disposto na forma da lei e o que é executado na prática. Destaca-se nesta pesquisa o percentual de alunos oriundos de fazendas matriculados nas escolas urbanas, os quais utilizam o transporte escolar para realizarem seus estudos. Esta pesquisa revela baixo índice de alunos matriculados nas salas extensões da Escola Carmen Sanchez Melhado se comparado ao número de alunos de fazenda matriculados no perímetro urbano. No decorrer desta pesquisa, aplicou-se um questionário a duas Escolas da Rede Municipal de Ensino sendo estas, EM. Dr. Sudalydio Rodrigues Machado e EM. Ernesto Sólon Borges, participaram da amostra 39 (trinta e nove alunos), possibilitando uma coleta de dados relevantes para a formulação de conclusões e sugestões acerca da temática. Foram aplicadas e respondidas questões de múltiplas alternativas, possibilitando conhecermos mais um pouco da Realidade que eles vivem diante das políticas públicas em Educação do Campo em Camapuã-MS.
PALAVRAS-CHAVE: 1. Educação do Campo 2. Políticas Públicas 3. Escola do Campo. 4. Camapuã.
Sumário
INTRODUÇÃO 8
12
EDUCAÇÃO DO CAMPO – CONTEXTO GERAL 14
1.1 A Educação do Campo no Mato Grosso do Sul 16
1.2 O campo e sua identidade diante da sociedade e da globalização. 16
2. CAMPO, EDUCAÇÃO DO CAMPO E POLÍTICAS PÚBLICAS – RELAÇÃO 19
2.1. A necessidade de Políticas Públicas voltadas à educação do campo 20
2.2 As Leis disposições legais que fundamentam a Educação do Campo 21
...