EDUCAÇÃO, RELIGIOSIDADE E MORAL CIVICA
Por: Paulo Americo dos Reis • 18/9/2021 • Trabalho acadêmico • 20.648 Palavras (83 Páginas) • 107 Visualizações
FACULDADE ISEA/IPEMIG
PAULO AMÉRICO DOS REIS
TÍTULO:
ESCOLA, RELIGIOSIDADE E A EDUCAÇÃO
NO ENSINO FUNDAMENTAL
GRAU PRETENDIDO:
PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA
INSTITUIÇÃO:
[pic 1]
BELO HORIZONTE, 20 DE JULHO DE 2021.
ANO 2021
NOME DO AUTOR: PAULO AMERICO DOS REIS
TÍTULO PRINCIPAL DO TRABALHO: ESCOLA, RELIGIOSIDADE E
A EDUCAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL
SUBTÍTULO: Educação e Religiosidade Ministrada nas Escolas de
Ensino Fundamental e Médio.
NOTA: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Faculdade Nova Ateneu/IPEMIG como pré-requisito para obtenção do Título de especialista em: Pedagogia Universitária;
Educação e Religiosidade Para Formação do Caráter do Indivíduo que Vive em Sociedade e Terá Relações Interpessoais Quando no Trabalho da Fase Adulta.
ORIENTADOR: ______________________________________________
LOCAL: BELO HORIZONTE , 20 JULHO DE 2021.
ANO DE ENTREGA: 2021
AUTOR: Paulo Américo Dos Reis
TÍTULO: Escola, Religiosidade E A Educação No Ensino Fundamental
SUBTÍTULO: Educação e Religiosidade Ministrada nas Escolas de Ensino Fundamental e Médio.
NOTA EXPLICATIVA:
Trabalho de conclusão de curso educação e religiosidade para formação do caráter do indivíduo que vive em sociedade e terá relações interpessoais quando no trabalho da fase adulta.
NOME: PAULO AMÉRICO DOS REIS
TITULAÇÃO: ESCOLA, EDUCAÇÃO E RELIGIOSIDADE
MEMBROS DA BANCADA EXAMINADORA:
Dedicatória: Dedico este trabalho a oportunidade que o "espiritismos" coloca a nossa disposição através do pentateuco kardequiano que com a clareza de seus conceitos científicos, filosóficos e religiosos foram importantes na minha formação como homem, indivíduo e cidadão para viver em sociedade e respeitando acima de tudo os preceitos do cristianismo.
Agradecimento: Agradeço em primeiro lugar a deus por me ter criado e me dado a oportunidade da evolução como ser imortal que somos. A minha família que muito me incentivou, para realizar aquilo que meu íntimo sempre desejou, o de educar, transmitir conhecimento e experiências de vida. Por último aos meus amigos de lida religiosa que sempre reforçaram para que eu compartilhasse meus conhecimentos religiosos e filosóficos da doutrina espírita a chamada de o cristianismo redivivo.
Epígrafe: O Exercício do Verdadeiro Amor Jamais Deve Cansar o Coração.
Não devemos atender os pedidos apenas para sermos considerados "bonzinhos" pela sociedade. E sim realizarmos, o exercício, sem qualquer necessidade de agradecimento ou cobrança futura.
EMMANUEL, ORIENTAR ESPIRITUAL DE CHICO XAVIER
RESUMO:
MAIS QUE UMA OPINIÃO , UMA ORIENTAÇÃO. PARA OS PAIS DE HOJE ONDE A ALTO COBRANÇA MAIS AS IMPOSIÇÕES DE UMA SOCIEDADE DO SÉCULO XXI, ONDE PARA PROPORCIONAR O CHAMADO BEM-ESTAR FAMILIAR, ESTRESSANDO-SE, TRABALHANDO 12, 16 HORAS POR DIA PARA A CONQUISTA DO VIL METAL, JULGADO EXTREMAMENTE NECESSÁRIO PARA REALIZAÇÃO DA OBRIGAÇÃO/MISSÃO DO BEM-ESTAR FAMILIAR.
MAS COMO SE DIZ NA SABEDORIA POPULAR "NÃO EXISTE CAFEZINHO DE GRAÇA", ISTO É, PARA DETERMINADAS CONQUISTAS NAS REALIZAÇÕES TERÁ COMO CONSEQUÊNCIAS A ACENTUADA DIMINUIÇÃO NA RELAÇÃO E CONVIVE-O FAMILIAR, PRINCIPALMENTE NAS RELAÇÕES FAMILIARES DE PAIS E FILHOS.
OS ESTUDOS TERAPÊUTICOS DOS DIAS DE HOJE, NOS APRESENTAM ESTA CONSEQUÊNCIA COMO O AFASTAMENTO FAMILIAR ENTRE PAIS E FILHOS, CHEGANDO A UMA CONCLUSÃO PREOCUPANTE: QUANTO TEMPO POR DIA, POR SEMANA, POR MÊS, POR ANO OU MELHOR PELA VIDA CONJUNTA OS PAIS ESTÃO PARTICIPANDO E CONTRIBUINDO PARA EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO CARÁTER DOS SEUS FILHOS?
E TUDO ISSO VEM OCORRENDO PELO DISTANCIAMENTO NÃO SÓ DOS PAIS PARA COM OS FILHOS, MAS PRINCIPALMENTE PELAS NECESSIDADES DO DIA A DIA O DISTANCIAMENTO DAS RELAÇÕES DE RELIGIOSIDADE DOS PAIS E A RESPONSABILIDADE DELES EM TER COMO MISSÃO PRIMEIRA A EDUCAÇÃO MORAL DOS FILHOS.
CONCLUINDO, COMO DEVERÁ SER DIFÍCIL VOLTAR AO TEMPO ONDE OS PAIS SE DIVIDIAM NAS RESPONSABILIDADES FAMILIAR, TENDO COMO PRIMEIRA O PAI EM COLOCAR O PÃO DO DIA E A MÃE A EDUCAÇÃO DOS FILHOS PRECISAREMOS ALTERNATIVAMENTE COMO FORMA DE COMPENSAR ESTA "DEFICIÊNCIA" DOS PAIS O RETORNO NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DAS DISCIPLINAS DE EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA E RELIGIÃO ECUMÊNICA, INTRODUÇÃO DO SENTIMENTO DE RELIGIOSIDADE PARA OS JOVENS, OS FILHOS DE PAIS IMPOSSIBILITADOS DE TRANSMITIR ESTES SENTIMENTOS.
ABSTRACT:
MORE THAN AN OPINION, AN ORIENTATION. FOR TODAY'S PARENTS WHERE THE HIGH CHARGES PLUS THE IMPOSITIONS OF A 21ST CENTURY SOCIETY, WHERE TO PROVIDE THE CALLED FAMILY WELL-BEING, STRESSING UP, WORKING 12, 16 HOURS A DAY TO CONQUER THE VIL METAL, EXTREMELY JUDGED TO ACCOMPLISH THE OBLIGATION/MISSION OF FAMILY WELFARE. BUT AS IT IS SAID IN THE POPULAR WISDOM "THE LITTLE COFFEE DOES NOT EXIST", THAT IS, FOR CERTAIN ACHIEVEMENTS IN ACHIEVEMENTS WILL HAVE AS CONSEQUENCES A SHARP DECREASE IN RELATIONSHIPS AND FAMILY RELATIONSHIPS, ESPECIALLY IN FAMILY RELATIONS. TODAY'S THERAPEUTIC STUDIES PRESENT THIS CONSEQUENCE AS THE FAMILY REMOVAL BETWEEN PARENTS AND CHILDREN, REACHING A CONCERNING CONCLUSION: HOW MUCH TIME PER DAY, PER WEEK, PER MONTH, PER YEAR OR BETTER THROUGH PARENTS TOGETHER CONTRIBUTING TO THE EDUCATION AND CHARACTER DEVELOPMENT OF YOUR CHILDREN? AND ALL OF THIS IS OCCURRING DUE TO THE DISTANCE NOT ONLY FROM THE PARENTS TO THE CHILDREN, BUT MAINLY DUE TO THE DAY-TO-DAY NEEDS THE DISTANCE FROM THE PARENTS' RELIGIOUS RELATIONS AND THEIR RESPONSIBILITY IN HAVING THE MORAL EDUCATION OF THE CHILDREN AS A FIRST MISSION. IN CONCLUSION, AS IT MUST BE DIFFICULT TO RETURN TO THE TIME WHERE PARENTS DIVIDED IN FAMILY RESPONSIBILITIES, HAVING THE FATHER AS FIRST TO PUT THE BREAD OF THE DAY AND THE MOTHER THE EDUCATION OF THE CHILDREN, WE WILL NEED ALTERNATIVELY AS A WAY TO COMPENSATE THIS IN THE ELEMENTARY AND HIGH SCHOOLS OF THE SUBJECTS OF MORAL AND CIVIC EDUCATION AND ECUMENICAL RELIGION, INTRODUCING THE FEELING OF RELIGIOSITY TO YOUNG PEOPLE, THE CHILDREN OF PARENTS UNABLE TO TRANSMIT THESE FEELINGS.
...