E.J.A: “UMA MODALIDADE FORMADORA DE CIDADANIA”
Por: tiacris • 23/10/2015 • Trabalho acadêmico • 10.699 Palavras (43 Páginas) • 231 Visualizações
CENTRO DE ESTUDOS AVANÇADOS EM PÓS GRADUAÇÃO E PESQUISA - CESAP
CLÁUDIO ROBERTO PORFÍRIO
CRISTIANE MORAES DOS SANTOS
EVALCINEIDE PEREIRA RODRIGUES
Orientador. GRECE TELES TONINI
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - E.J.A
VITÓRIA
2012
CLÁUDIO ROBERTO PORFÍRIO
CRISTIANE MORAES DOS SANTOS
EVALCINEIDE PEREIRA RODRIGUES
E.J.A: “UMA MODALIDADE FORMADORA DE CIDADANIA”
Monografia apresentada pelos/as acadêmicos/as: Cláudio Roberto Porfírio, Cristiane Moraes dos Santos, Evalcineide Pereira Rodrigues, como requesito para certificação em especialização, do curso de pós graduação em Educação de Jovens e Adultos – E.J.A, da instituição Cesap, sob a orientação de: Grece Teles.
VITÓRIA
2012
E.J.A: “UMA MODALIDADE FORMADORA DE CIDADANIA”
CLÁUDIO ROBERTO PORFÍRIO
CRISTIANE MORAES DOS SANTOS
EVALCINEIDE PEREIRA RODRIGUES
Aprovada em ____/____/_____.
BANCA EXAMINADORA
ORIENTADOR/A CESAP: GRECE TELES TONINI
DEMAIS PROFISSIONAIS E EDUCADORES DE COMPETÊNCIA A FINALIDADE - CESAP
CONCEITO FINAL: _____________________
DEDICATÓRIA
“Dedicamos essa produção ao esforço empreendido de todos os envolvidos, direta e/ou indiretamente, esforço esse, sem o qual, a tarefa seria não possível de realização”
AGRADECIMENTOS
A Deus, Fiel Amigo sempre presente, sem O qual nada teríamos feito.
Aos amigos, que sempre incentivaram nossos sonhos e estiveram juntos em nossa caminhada.
Aos meus colegas de classe e demais formandos pela amizade e companheirismo que recebi.
Ao corpo docente e discente Cesap, que nos acompanhou, transmitindo-nos tranqüilidade.
EPÍGRAFE
“[...] E eu Senhor, sou um gerenciador de sonhos. Sou um professor.
Respeito todas as profissões. Cada uma tem seu valor, sua formosura. Mas todas elas nascem da minha profissão. Ninguém é médico, advogado, dentista, doutor, sem antes passar pelo carinho, pela atenção, pelo amor de um professor.
Obrigada, Senhor. [...].”
(CHALITA, Gabriel, 2005, p. 18)
RESUMO
Levando em consideração a importância da relação professor-aluno na EJA – Educação de Jovens e Adultos, este trabalho objetiva um conhecimento mais aprofundado sobre o bom desempenho deste profissional no processo de ensino e aprendizagem no contexto escolar.
Essa relação possui uma função significativa, tendo em vista que tanto pode contribuir ou impedir que um processo de cidadania aconteça. Para que haja aprendizagem, o aluno precisa sentir prazer para ir à escola, ainda mais em se tratando de Jovens e Adultos que trabalham o dia todo e que à noite ainda conseguem buscar ânimo para frequentarem a sala de aula, com intuito de adquirir aprendizado, auto-estima e criticidade, para acréscimo em sua carreira e cidadania.
A atuação dos professores e alunos vai muito além da simples transmissão e assimilação de conteúdo, pois estes devem buscar estabelecer sempre um diálogo com seus alunos e criar oportunidades para que os educandos interajam na construção do conhecimento, passando o aluno a ser sujeito de sua própria aprendizagem.
Este trabalho tem como objetivo principal a importância de uma boa relação dentro e fora da sala de aula, bem como a relação professor-aluno, a relação do aluno com o colega e a relação do aluno com a escola, mas também com toda a equipe pedagógica, desde as serventes até o diretor, tem que haver esse respeito mútuo, a educação começa a partir de cada um de nós. A partir do momento que cada um desses sujeitos assumirem o seu papel e buscar entender o papel do outro, a convivência dentro e fora de sala de aula, acontecerá de uma maneira mais agradável.
O problema de pesquisa foi elaborado a partir da vontade de se conhecer mais profundamente o universo da Educação de Jovens e Adultos, dando mais ênfase à relação afetiva estabelecida entre o educador e educando e de como essa relação influencia no momento da aprendizagem.
Como a relação professor-aluno pode influenciar na aprendizagem do aluno? Esse assunto é de suma importância de seus papéis dentro e fora do ambiente escolar.
Pretendeu-se demonstrar, através de estudos, diálogos e dinâmicas, que essa relação vai além de livros, provas e atividades para nota. A relação que deve existir entre o professor-aluno da EJA – Educação de Jovens e Adultos é de afetividade, confiança e acima de tudo amizade, pois, assim, a aprendizagem passará de um processo que muitas
...